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Atrio Hotel Management revela próximos movimentos para 2022/2023

Em momento de crescimento e celebrando a marca de 70 empreendimentos administrados mesmo com o advento da pandemia, a Atrio Hotel Management detalha seu plano de expansão para os próximos dois anos

Durante a pandemia, a Atrio Hotel Management seguiu investindo em inovação, desenvolvimento de pessoas e novos negócios. Em 2023, quando completa 35 anos, a companhia pretende superar a marca de 100 empreendimentos administrados, bem como consolidar as operações da Xtay e da Livá Hotéis e Resorts.

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Para detalhar os próximos movimentos e fazer um balanço das atividades da empresa nos últimos anos, Beto Caputo, Diretor-presidente da Atrio; Paulo Mélega, VP de Operações; César Nunes, VP de vendas e marketing; João Cazeiro, Diretor de desenvolvimento de novos negócios da Livá; e Marcel Bicca, head de Operações da Xtay; realizaram uma coletiva online na tarde desta terça-feira, 15 de março.

Beto Caputo iniciou o evento com um pequeno resumo sobre a história da Atrio Hotel Management. “A hotelaria são três negócios em um só: real estate, marcas (branding) e management. Somos bastante atuantes no desenvolvimento de franquias dentro de nossa história. A empresa sempre focou em desenvolvimento imobiliário e gestão com marcas de terceiros. Em 2003 inauguramos o primeiro franqueado ibis, já com o novo conceito da nova lei de franquias, bastante inovadora na época. Aproveitamos toda a cadeia de distribuição e padronização que essas marcas trazem consigo. A parte de gestão sempre foi importante, o hotel precisa apresentar uma prestação de serviços excelente e também retorno aos seus investidores, dois focos de extrema importância para nós. Em 2018, outro grande marco nosso, foi a conversão de 16 hotéis ligados ao grupo HSI, um movimento muito bem sucedido e que culminou com a melhora dos indicadores de performance dessas unidades desde então. Na pandemia, fomos rápidos em saber a dimensão daquele momento e as melhores providências a serem tomadas, o que fez muita diferença. Chegamos a 2021 com 70 hotéis, muitos frutos de conversões. A isso atribuo a capacidade da Atrio em aceitar a realidade daquele momento e como se adaptar a ela.

O investimento de tecnologia também é fundamental para a nossa operação, e a pandemia foi determinante para termos cada vez mais certeza disso. O interesse das pessoas pelo turismo regional também veio a calhar para esses desenvolvimentos e inovações da empresa. Somado a isso tudo, temos esta meta de chegar a 100 hotéis em 2023”, ressaltou.

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Atrio Hotel Management divulga novidades e perspectivas para 2022-2023
Paulo Mélega, VP de Operações da Atrio: “Com a pandemia, a conectividade se tornou mais essencial do que nunca para os hóspedes (Foto: divulgação)
Inovação e pioneirismo

Paulo Mélega destacou os recentes reconhecimentos outorgados a companhia. “A Atrio ganhou seis vezes o prêmio Árvore de Ouro pela Accor. No ano de 2021, foram 12 hotéis reconhecidos pelo Travellers Choice; e em 2021/2022, temos em destaque o ibis Santos Valongo, que ganhou o certificado de carbono neutro, sendo o único hotel no País com esse título. Falando em números, temos 70 hotéis em operação, em 13 estados, 48 cidades, e 10 mil quartos. Somos a terceira maior administradora do País, segundo a JLL. Os ativos que estão sob nossa gestão totalizam R$ 3 bilhões. São 1,9 mil empregos diretos, 9,5 mil indiretos, e 2,8 mil investidores. Faturamos R$ 290 milhões em 2021 e a nossa previsão é de R$ 540 milhões em 2022.

Das marcas que administramos seis são da Accor, toda a família ibis, mais o Novotel, Mercure e Grand Mercure, além do WK Design Hotel e K-Platz. Temos crescido bastante nas outras marcas midscale e upscale. Das regiões que atuamos, Sul e Sudeste representam em torno de 80% dos hotéis em nossa rede, sendo 23 hotéis em São Paulo. Nosso plano de aceleração digital possui três pilares principais: a operação, com automação de processos (web-check-in e web-checkout, mobile key, melhorias de wi-fi, WhatsApp Business, entre outros). A pandemia mostrou que a conectividade é mais importante do que nunca para nossos hóspedes. Cardápios e outras solicitações no próprio apartamento são exemplos disso, tudo pode ser feito por meio do digital.

Hoje a Atrio possui desde a parte de recrutamento, seleção, treinamento, acompanhamento e desligamento do colaborador sob uma mesma plataforma que cuida da gestão de toda a sua jornada, permitindo inclusive a comunicação do mesmo com a empresa. Também criamos um canal exclusivo com nossos investidores, com o APP Atrio Invest”, explicou Mélega.

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Atrio Hotel Management promove reestruturação da equipe da matriz
Cesar Nunes, Vice-presidente de Vendas e Marketing da Atrio Hotel Management (Foto: divulgação)
Outros números

César Nunes por sua vez, ressaltou o crescimento da Atrio durante a pandemia e esmiuçou os números da companhia, bastante promissores. “Primeiro, em março de 2020, estávamos operando 54 hotéis e hoje são 70 hotéis. A pandemia foi uma oportunidade para nós, com a chegada do Grand Hotel Rayon e o WK em Florianópolis, para citar alguns exemplos. Com relação a números, fechamos 2019 com 53% de ocupação; 2020 com 33%; 2021 com 40%; e a performance 2020-2021 em + 22%. A Diária Média em 2019 foi de R$ 177; 2020 de R$ 174; 2021 de R$ 185 e performance de 2020-2021 em + 6%. A Receita Bruta foi de (+) R$ 285 milhões em 2019; (+) R$ 139 milhões em 2020; e (+) R$ 290 milhões em 2021. A performance 2020-2021 ficou em + 119%.

O acumulado janeiro-fevereiro ficou em taxa de ocupação com 48%, diária média de R$ 211 e Receita Bruta de (+) R$ 73 milhões”, revelou Nunes.

Planos para o futuro

O pipeline da Atrio atualmente está com dez hotéis já assinados e previstos para junho deste ano. O foco da empresa também está, segundo os executivos, nos hotéis de categoria econômica. Serão mais de dois mil quartos, mais de 200 empregos diretos, mais de um mil empregos indiretos. Também estão previstos no primeiro semestre para a região Norte, dois hotéis em Belém do Pará, em um total de mais de 700 apartamentos; para a região Sudeste, sete hotéis, sendo três no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo. No Rio, a oferta de apartamentos aumentará em mais de 300 unidades e em São Paulo, mais de 830 UH’s. Já na região Sul, está previsto um hotel em Porto Alegre, com mais de 150 apartamentos. No segundo semestre, a previsão é de que sejam adicionados ao portfólio, mais dez hotéis, numa estratégia focada em conversão e aquisição de pequenas redes nacionais.

João Cazeiro, Diretor de desenvolvimento de Novos Negócios da Livá Hotéis e Resorts (Foto: divulgação)
Livá Hotéis e Resorts e Xtay

João Cazeiro revelou os próximos movimentos da Livá Hotéis e Resorts, braço de lazer da Atrio Hotel Management. “Começamos o ano com dois hotéis (Lagoa Ecotowers, em Goiás e Capivari Ecoresort, no Paraná, em um total de 580 apartamentos), mais dois que vão entrar em operação ainda no primeiro semestre, um em São Paulo e um em Goiás (já prontos para a inauguração, porém sem data definida). Também no primeiro semestre, temos em desenvolvimento, mais dois hotéis em Santa Catarina, um hotel em São Paulo, e um em Alagoas, que somados, dão um total de mais de 800 apartamentos. As inaugurações devem acontecer entre os anos de 2023 e 2025 e também há planos para o segmento de hotéis boutique. Nosso resultado para 2022 está estimado em (+) R$ 11 milhões”.

Atrio Hotel Management divulga novidades e perspectivas para 2022-2023
Marcel Bicca, head de Operações da Xtay (Foto: divulgação)

A Xtay, braço da Atrio em locação de apartamentos de longa e curta duração, também tem planos robustos de expansão para o ano de 2022. “A Xtay é uma proposta permeada pela tecnologia, com o hóspede fazendo tudo por meio do nosso site ou aplicativo e praticamente sem interação humana nesse processo. Providenciamos todo o conforto, segurança e necessidades por meio dos canais (site e aplicativo) com uma equipe a postos, capacitada para atender todas as solicitações dos hóspedes. Um diferencial é que, nessas unidades, o hóspede pode cozinhar, fazer suas próprias refeições na hora que desejar. Hoje temos operações em São Paulo em dois endereços, totalizando 20 studios; uma unidade em Palhoça, Santa Catarina, com 39 unidades, com um público bem diversificado entre hóspedes de longa permanência e universitários; e alguns contratos em fase final. São 200 studios em construção: na Paraíba (60); São Paulo (80); Paraná (40); Rio de Janeiro (20); e Santa Catarina (10). Na unidade da Paraíba, tudo será operado por meio de aplicativo e site. Em fase de desenvolvimento temos mais de dois mil studios, sendo Minas Gerais (100); Espírito Santo (200); Santa Catarina (600); Rio Grande do Sul (200); Pernambuco (150); Rio de Janeiro (200); e São Paulo (600). A Xtay tem uma previsão de receita aproximada para 2022 de R$ 2,7 milhões”, detalhou Marcel Bicca, head de Operações da Xtay.

Expectativa consciente

Para César Nunes, a expectativa de receita da companhia para o ano de 2022 se sustenta nos produtos em consolidação e nos hotéis que foram convertidos recentemente. “Acreditamos muito na concentração dos produtos de grande potencial que a Atrio tem acumulado no seu portfólio”, afirmou.

Paulo Mélega finalizou afirmando que o processo inflacionário estão pressionados na parte de insumos, dissídios coletivos e energia. “Isso é uma realidade que temos que aceitar, o mercado livre de energia está ai para ajudar. No entanto é preciso repassar o custo para a tarifa que ficou nos últimos anos muito congeladas, seja pelas crises econômicas, seja pela pandemia. Trata-se de uma recuperação da tarifa e não um ônus ao hóspede”.

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