DestinoÚltimas Notícias

Atrações para visitar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Todos os anos, mais de 12 milhões de turistas visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Agora, além de participar das missas e rezar aos pés da imagem da Santa encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, os peregrinos também podem aproveitar a viagem e viver experiências diferenciadas nos espaços de visitação que integram o complexo religioso dedicado à Padroeira do Brasil, que fica a cerca de 2h de distância da capital paulista.

Publicidade
Desbravador

Os atrativos unem fé, arte, história, tecnologia, natureza e emoção nas alturas, oferecendo alternativas de lazer para as férias com acessibilidade, segurança e conforto. Conheça os seis lugares para se encantar na Capital Mariana da Fé

Nos trilhos da fé

Atrações para visitar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Trem do Devoto é a nova atração do Santuário – Foto: Wilson Silvaston

Experimentar a sensação de uma viagem de trem em meio a uma paisagem com cenários e estátuas que relembram os principais momentos da vida de Cristo. Essa é a experiência oferecida pelo Trem do Devoto, a mais nova atração do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Além de ser um passeio diferenciado, o monotrilho é também uma opção de transporte para os peregrinos que visitam o Caminho do Rosário, trecho que liga a Cidade do Romeiro ao Porto do Itaguaçu, local do encontro da imagem da Padroeira do Brasil, em 1717. A estrutura é composta por duas composições, com cinco vagões cada e capacidade para transportar 60 pessoas por viagem.

Caminho do Rosário

Atrações para visitar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Museu a céu aberto pode ser apreciado do trem – Foto: Wilson Silvaston
Publicidade
Harus

A bordo do trem, o visitante percorre um trajeto de 1,4 quilômetro passando pelo Caminho do Rosário, um museu a céu aberto que abriga 128 esculturas, divididas em 20 cenários. As peças foram criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín e retratam os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos). O projeto paisagístico ainda inclui mais de 90 espécies de plantas, que se misturam com a vegetação nativa da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, unindo arte e natureza para oferecer uma experiência de contemplação e oração, em meio aos principais momentos da vida de Jesus Cristo, desde a anunciação à Virgem Maria até a sua morte no calvário.

Cinemuseu

Atrações para visitar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Pescadores que encontraram a santa representados  no Museu de Cera  – Foto: Wilson Silvaston

Construído em homenagem ao Jubileu dos 300 anos, o Cinemuseu – Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um projeto de evangelização por meio da arte e tecnologia, que abriga o Cine Padroeira, o Museu de Cera, o Cantinho dos Devotos Mirins e um espaço para exposições. Todas as atrações unem arte e efeitos multimídia, para levar o visitante a uma experiência sensorial única pelos três séculos de história da Padroeira do Brasil. No Museu de Cera são 68 estátuas em tamanho natural, divididas em 20 cenários, que recriam os principais milagres e acontecimentos relacionados à Imagem da Santa. No acervo, figuras como Papa João Paulo II, Madre Paulina, Frei Galvão, Princesa Isabel e devotos famosos, como Ronaldo Fenômeno e Renato Aragão.

Publicidade
Ameris

Já no Cine Padroeira o visitante viverá uma experiência de imersão, em uma sala de cinema. O espaço exibe o filme “A História de Nossa Senhora Aparecida”, um curta-metragem que leva o espectador em uma viagem ao longo dos três séculos de devoção à Nossa Senhora. A sala conta com dez projetores de alta definição, que exibem imagens simultâneas em cinco telas especiais. O sistema cria efeitos holográficos em 3D, sem a necessidade do uso dos óculos 3D.

Emoção nas alturas

Atrações para visitar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
O passeio proporciona uma vista privilegiada do local – Foto: Wilson Silvaston

Os Bondinhos Aéreos de Aparecida foram construídos para facilitar o acesso ao Morro do Cruzeiro, um importante ponto de peregrinação do complexo. Em um percurso de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 120 metros, os visitantes vivenciam uma experiência única pelos céus da cidade, com conforto e segurança. No Morro do Cruzeiro, os turistas podem ainda apreciar uma vista privilegiada da Basílica e de toda a região, na Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e um andar panorâmico de 360°. O acesso ao local é feito por elevadores, garantindo total acessibilidade.

Publicidade
Clima ao Vivo

A primeira Basílica

Inaugurada em 24 de junho de 1888, por Dom Lino de Carvalho, bispo de São Paulo, a igreja hoje conhecida como Basílica Velha é um dos grandes patrimônios históricos de Aparecida e um dos símbolos do centro histórico da cidade, ao lado do Memorial Redentorista, da Passarela da Fé e da Galeria Recreio, prédio que abrigou os primeiros padres Redentoristas que chegaram em Aparecida, no início do século 20. Em 1893, a Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo em 28 de novembro. Em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor a Basílica Velha. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908. A Basílica Velha foi oficialmente tombada pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, em 18 de abril de 1982. No ano de 2004, a Basílica Velha de Aparecida passou por uma restauração e a sua reinauguração foi em fevereiro de 2015, marcando uma fase de revitalização do centro histórico de Aparecida.

Passarela da Fé

Atrações para visitar no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Milhares de visitantes passam diariamente pela passarela – Foto: Wilson Silvaston
Publicidade
Fispal

Construída com o objetivo de ligar os dois principais templos dedicados à Nossa Senhora Aparecida, a Passarela da Fé foi inaugurada às em dezembro de 1971. A cerimônia foi presidida pelo então Cardeal de Aparecida, Dom Carlos Motta, e contou com a presença de milhares de pessoas. Dias depois, em 1º de janeiro de 1972, uma grande procissão percorreu pela primeira vez a Passarela da Fé, levando a Imagem Milagrosa de Aparecida. Desde então, milhões de fiéis já percorreram os 392,2 metros de extensão da estrutura que chega, em seu ponto mais alto, a 35,52m de altura, e se tornou um tradicional local de peregrinação dos romeiros que o local, para pagar promessas e agradecer as graças alcançadas. Este ano, o monumento completa 50 anos de sua inauguração. Projetada por Roberto Carlos Niemeyer, a passarela apresenta linhas arquitetônicas simples, mas modernas para seu tempo, com uma sinuosidade em forma de “S” a fim de homenagear a Santa Senhora Aparecida.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA