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Artigo: Alquimistas do turismo brasileiro?

*Artigo de Vadis da SilvaA hotelaria brasileira tem em suas mãos as ferramentas e a oportunidade para assumir o protagonismo na condução do turismo doméstico, rumo ao seu renascimento, no pós-COVID-19, transformando a sua ociosidade em energia para o renascimento do setor, no Brasil.

É senso coletivo que a implantação de rígidos protocolos sanitários, enquanto a imunização por vacinas não chegar à totalidade da população brasileira, são ferramentas fundamentais para, como meio, auxiliar no que for possível, à salvar vidas, bem como, na reativação da economia, inclusive a do turismo.

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Reduzir o entendimento dessa reativação da economia, à apenas como uma retomada – “tudo como dantes no país de Abrantes” – é um erro abissal pois, obedecida a lógica, trará consigo além dos acertos, todos os erros do período pré-crise, bem como, implícito fica que, dela nenhuma lição terá sido apreendida para o aprimoramento das relações de negócios e de consumo no pós crise. Isto pode ser fatal, tanto para o futuro das empresas, quanto para o turismo doméstico nacional.

Segundo o Presidente executivo do Visite SP e da Unedestinos, o paulista Toni Sando, “Não teremos uma retomada. Teremos um renascimento! Um momento histórico que será marcado pela inovação, pela renovação e pela disrupção”.

Alinhado a essa perspectiva, tive a oportunidade de apresentar, na live da quarta-feira, 26 de maio, de forma mais detalhada ao aqui exposto, um caminho alternativo para o turismo doméstico aproveitar este momento histórico, para se inovar e renovar de forma disruptiva.(link para o vídeo no final do texto).

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Para a alquimia se dar, é demandado do turismo a fusão de três ingredientes básicos: 1 – união do trade, com foco no fortalecimento do turismo doméstico 2 – vontade política, das lideranças empresariais e governamentais do setor 3 – tecnologia com base web, na vibe do universo da economia do compartilhamento

Where’s the money… você deve estar se perguntando. Acredite, este ingrediente não faz parte da fórmula. O difícil e oneroso já está feito, e bem feito. Sim, pequenas pitadas desse ingrediente, a qualquer tempo, podem ser adicionadas à fórmula apenas para melhoria, ainda maior, dos resultados. Isto fica a critério de cada alquimista do trade.

Abaixo, o quadro esquemático da fórmula para essa alquimia:

Alquimistas do turismo brasileiro?

O resultado final – o “elixir” – que é o renascimento do turismo doméstico pós-covid-19 poderá ser alcançado na fusão dos três ingredientes da alquimia, em três momentos, representados no quadro esquemático acima. São eles:

Momento 1 – A fusão dos ingrediente 1 e 2, representados na parte azul superior;

Momento 2 – A inclusão do ingrediente 3, representado pelos conjuntos de funis que formam o e-Marketplace Cooperativado do Turismo Brasileiro;

Momento 3 – Os resultados finais – representados pelas projeções financeiras dos novos recursos que poderão ser obtidos a partir da desova da oferta ociosa.

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Os resultados ali projetados evidenciam que o turismo, a partir do seu segmento de meios de hospedagem – se fizer a mesma coisa de forma diferente, para obter novos resultados -, terá êxito. Serão R$9,1 bilhões injetados no setor, apenas com a adoção de uma nova postura no trato da oferta ociosa de room nights – dinheiro que vinha sendo deixado na mesa -, anualmente, anterior ao período pandêmico.

O desafio que se apresenta para os alquimistas do turismo, em especial os da hotelaria brasileira, é o de fazer a leitura correta desse momento histórico, assumindo com coragem e ousadia uma postura inovadora, disruptiva e, se constituir em protagonistas na condução do turismo doméstico brasileiro ao seu renascimento, com vista a preparação do setor à reativação da economia, para o pós COVID-19. “Alea jacta est” – a sorte está lançada! bradaria também hoje o Imperador romano, Júlio César.

Serviço
Acesse: www.youtube.com/gestourbrasil para assistir o vídeo com a gravação, na íntegra, da live realizada no dia 26 de maio de 2021, com o tema: O renascimento do Turismo pós COVID-19: Quem deve liderar essa corajosa transformação?

*Vadis da Silva é CEO da Gestour Brasil e Coordenador Nacional do e-Marketplace Cooperativado do Turismo Brasileiro – Contato – vadis@gestour.com.br

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