Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Uma tríade desenhada pelo Arquiteto Thomas Michaelis e aplicada ao setor hoteleiro nacional e internacional vem garantindo a certeza de sucesso nos negócios
Tinha tudo para ser um escritório de arquitetura convencional, mas a profundidade conceitual associada à criatividade e a uma habilidade diplomática ímpar levou o Arquiteto Thomas Michaelis ao topo da arquitetura hoteleira no Brasil. Ao completar 40 anos da Michaelis Arquitetos, o momento é de comemoração, mas também de inquietação – afinal, foi isso que trouxe o escritório até aqui e não poderia ser diferente neste momento. Mais de 250 projetos hoteleiros entregues em aproximadamente 70% dos estados brasileiros. Realizações no Peru, Chile e Argentina. E o objetivo é ir além.
Michaelis se define como um eterno aprendiz e isso o faz a cada dia – ao longo desses 40 anos – tornar a sua jornada cada vez mais prazerosa. “Adotamos uma arquitetura que traz criatividade junto com muita funcionalidade. Um hotel precisa fluir em sua operação e para isso é preciso entender as necessidades do cliente e do hóspede para assim atender suas expectativas. Estamos em constantes descobertas”, destaca Michaelis.
Junto a isso, o Fundador e CEO do escritório destaca a maneira atenciosa e positiva de lidar com os clientes. “Isso nos faz ser reconhecidos como um time preparado e disposto”, ressalta. Não à toa, neste ano de 2024, são cerca de 70 projetos em curso.
Início das atividades
Engana-se quem acredita que a Michaelis começou com a nítida ideia de se tornar o mais renomado escritório de arquitetura e design de interiores de hotéis do Brasil. O CEO conta – de maneira leve – que ao se envolver com o mercado imobiliário no início da carreira, uma construtora a quem prestava serviços decidiu construir um flat e o convidou para o desafio. “O projeto era muito desafiador. Mas conversamos, projetamos, decoramos e deu tudo certo. A construtora começou a comercializar os flats e o sucesso levou a empresa a ter um apetite pela hotelaria. “Estar no lugar certo na hora certa, me fez trilhar caminhos inimagináveis”, revela Michaelis. Desse projeto do flat à criação do primeiro hotel super econômico no Brasil da Accor Group, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, foi um pulo.
A mesma construtora decidiu apostar na hotelaria em parceria com a Accor e, claro, Michaelis se tornou o Arquiteto de confiança. “Foram algumas idas para a França, berço da Accor, para entender o conceito e buscar referência. Até que dia 24 de dezembro entregava o projeto daquele que seria o primeiro Ibis Budget do Brasil”, relembra. “Era incrível ver o sucesso desse empreendimento, que estava sempre lotado, funcionando em harmonia. Criamos hotéis para o hospede vivenciar e isso era concreto”, conceitua.
O projeto de sucesso abriu as portas da gigante global para o até então desconhecido Michaelis e diversos outros projetos começaram a surgir. E Michaelis decidiu investir nessa parceria que por 20 anos foi praticamente exclusiva. “A sinergia era muito grande e conseguíamos atender as expectativas da empresa que vinha em franco desenvolvimento no Brasil”, afirma. Isso lhe deu a oportunidade de dar algumas voltas ao mundo em busca de referências, novos conhecimentos e expansão da sua criatividade e com o tempo o tornar o ícone da arquitetura de hotéis em solo nacional.
“Somos alimentados por renovação, esse é nosso impulso, temos que estar sempre se reinventando”
Thomas Michaelis
Diversificação de projetos
Ao completar 20 anos, por uma decisão estratégica, Michaelis decidiu diversificar e se desafiar ao atender outras importantes redes hoteleiras. E o sucesso continuou. Nessa esteira ingressaram na carteira de clientes marcas, como: Atlantica Hotels, Bourbon Hotéis e Resorts, Hilton Hotels & Resorts , Grupo Wish e Intercity Hotéis, além de uma série de projetos para hotéis independentes. Para coroar ainda mais essa trajetória de sucesso, a Michaelis Arquitetos foi homologada recentemente como mais um escritório para a América do Sul da rede global Hilton. “Somos simples, criativos e competentes. E competência gera confiança. Confiança sedimenta relacionamento e tudo isso leva ao sucesso. E é assim que vamos avançando e conquistando cada vez mais nossos clientes. Essa é a essência da Michaelis Arquitetos”, finaliza.
Thomas: “Construo hotéis para as pessoas se emocionarem”
“À medida que vou ganhando experiência vou entendendo mais fortemente o comportamento do ser humano”, evidencia Thomas Michaelis, o fundador, CEO e Arquiteto da Michaelis Arquitetos. “E é a sensibilidade somada ao conhecimento que permite mais liberdade de criação”, evidencia o Arquiteto que responde por dezenas de projetos destacados.
Como é seu dia a dia?
Nesses 40 anos, não teve um dia que não tivesse algo para fazer. Mas, tudo bem. Eu tenho orgulho do meu trabalho e gosto cada dia mais. Eu tenho prazer em criar. Respiro hotel há muito tempo. Provavelmente sonho com hotéis frequentemente – só não tenho certeza porque não lembro dos meus sonhos. Isso faz parte do nosso corpo, da nossa alma. E é o ar que o time respira diariamente.
Após 40 anos, qual o sentimento?
Quem constrói algo sabe o quão importante é isso. Quem vê o hotel pronto muitas vezes não consegue ter a dimensão do que isso significa para gente. São prédios que empregam pessoas, geram capital e ficarão para a posteridade. São espaços onde as pessoas se emocionam, choram, descansam, se animam. Hoje, construo hotéis para as pessoas se emocionarem e também para serem produtos financeiramente positivos.
E como será daqui pra frente?
A hotelaria é um mercado pujante, está na essência do ser humano viajar, tanto a lazer como a negócios, sendo assim esse mercado ainda tem muito a crescer e consequentemente a Michaelis Arquitetos. É um mercado muito competitivo em termos estéticos e funcionais. Está em constante evolução. E como somos alimentados por renovação não tenho dúvidas que isso é e será nossa energia, impulso. Somos conectados!
Um time, uma forte sinergia
Ao longo dos 40 anos de jornada, a Michaelis Arquitetos selecionou e preparou profissionais de alto nível de competência. Em meio a um time de quase 20 pessoas, ao lado de Thomas Michaelis estão as Arquitetas Patricia Gutierrez e Aline Nemer. Mais do que coordenadoras, elas são a complementação perfeita do fundador. Responsáveis pelas áreas de design de interiores e arquitetura elas dão o tom da operação no dia a dia da empresa.
Com 16 anos de parceria, Patricia traz a sensibilidade e a precisão em seu DNA. Responsável pelos projetos de interiores, ela auxilio fortemente no desenvolvimento de processos para criar um escritório inteligente e otimizado. A arquiteta destaca que ao longo dos anos, “buscamos entender fortemente as necessidades e dúvidas dos engenheiros e técnicos. Dessa forma, a gente buscou constantemente a melhoria de novos projetos executivos”.
Já Aline, que está há 12 anos no escritório e atualmente responde pela área de arquitetura, destaca o cuidado da empresa em sempre estar atualizada por adotar uma conduta de participação de todo o time. “Todos aqui se sentem livres e à vontade para contribuir. Isso nos faz crescer e impressionar”.
E ambas destacam a o conhecimento técnico e amplo do Thomas. “Ele traz uma profundidade conceitual muito grande, além de ter um conhecimento de diferentes aspectos de um projeto, que vai desde a criatividade, passando por tecnologia, engenharia, hidráulica. É impressionante quando participamos juntos de reuniões e a segurança que isso leva ao cliente”, comenta Aline.
“A equipe inteira tem que entender o todo, tudo o que acontece, tudo que está por trás de um projeto” – Aline Nemer
“Nossos projetos têm que estar muito bem desenhados para que todos – dentro e fora do Brasil – entendam cada detalhe” – Patricia Gutierrez
“O Thomas não é apenas um fornecedor!”
Roland de Bonadona foi por anos CEO do Grupo Accor para as Américas e Caribe e nesses mais de 20 anos esteve lado a lado com o Arquiteto Thomas Michaelis no desenvolvimento de mais de 120 projetos de hotéis, em uma das épocas que a Accor mais cresceu no Brasil. “O Thomas não era apenas um fornecedor. O desenvolvimento da empresa passava pela mão dele também e, por isso, se hoje a Accor é essa potência no País, muito disso se deve a ele”, destacou.
O que o faz trabalhar há mais de 25 anos com a Michaelis?
Thomas possui versatilidade para trabalhar com qualquer estilo ou tipo de empreendimento, desde pequenos hotéis econômicos no interior até grandes hotéis de luxo em capitais internacionais ou sofisticados resorts à beira-mar. Sua empatia permite entender as diferenças de expectativas e necessidades dos clientes e investidores. Além disso, ele é incrivelmente habilidoso em descobrir soluções criativas, originais e estéticas para redesenhar o layout de hotéis antigos, ampliando e modernizando-os, sempre antecipando tendências e integrando princípios de ecologia e sustentabilidade.
Como você definiria o Arquiteto Thomas Michaelis?
Thomas concilia visão e eficiência, inspiração e atenção aos detalhes. Ele colabora harmoniosamente entre o investidor preocupado em controlar os gastos e o futuro operador preocupado em oferecer o melhor para seus futuros clientes.
Em sua visão, qual diferencial faz a Michaelis especial?
A Michaelis, além de sua competência e criatividade, tem a humildade de entender e respeitar o cliente. Ou seja, ela não precisa colocar sua marca antes do projeto. A marca Michaelis ganhou respeito e notoriedade porque a satisfação do cliente, o compromisso com o sucesso financeiro do projeto e a funcionalidade sempre estiveram em primeiro lugar!
“O Michaelis tem uma habilidade ímpar em conseguir ao mesmo tempo ter uma visão da big picture e também dos detalhes” – Roland de Bonadona
Números Relevantes do Escritório
40 anos de histórias e conquistas
+ 250 projetos executados
70% dos estados brasileiros com projetos Michaelis Arquitetos
+ 70 projetos em andamento
+ 6 redes hoteleiras atendidas nacionais e internacionais
5 países com projetos Michaelis Arquitetos
~ 20 profissionais no time