Publicidade
Coronavirus

Alunos do Senac SP comandam luxuoso hotel em Campos do Jordão

Direto de Campos do Jordão – Mais uma vez o Senac São Paulo demonstra porque é uma das mais respeitadas entidades de ensino superior no Brasil. A instituição acredita e confia tanto em seu padrão de qualidade e formação de seus alunos que deixa que eles comandarem por um final de semana um hotel. E não é um hotel qualquer, trata-se do luxuoso  Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac que está sediando a 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando. A cerimônia de transmissão oficial dos cargos aconteceu agora há pouco e reuniu vários docentes, representantes de entidades da hotelaria e convidados como: O Secretário Municipal de Cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo, Orlando de Souza, Diretor executivo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e Roland de Bonadona, Ex-CEO da AccorHotels para as Américas e atualmente consultor hoteleiro e Presidente da Câmara de Comercio França Brasil.O Coral do Projeto Guri encantou aos presentes com várias músicas e um repertório variado.

Estudantes dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac vão comandar até este próximo domingo, dia 8 de outubro o empreendimento. A atividade permite que os estudantes desenvolvam habilidades que serão úteis em toda a vida profissional ao estarem à frente do hotel durante o período.

Os alunos gestores que comandarão o Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac neste final de semana

O programa é uma disciplina optativa que permite o desenvolvimento das competências de gestão e liderança para os estudantes. No total são 105 universitários que assumiram a gestão do hotel, sendo 13 gestores, cada um responsável por gerir a sua equipe operacional, formada por 92 estudantes, nos departamentos de hospedagem, governança, alimentos e bebidas, eventos, lazer e vendas.

Publicidade
RAP Engenharia

Ao assumir a gerência e operação de um hotel de luxo com todos os serviços da hotelaria tradicional, os estudantes das graduações Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Gastronomia dos três campi do Centro Universitário Senac (Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior) têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de gestão e liderança, contribuindo para sua formação profissional.

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência, estimulando a discussão de temas da área de hospitalidade em profundidade, conferindo à instituição mais um diferencial na formação de profissionais.

Preparação para o desafio

A seleção dos alunos que ocupam os cargos de gestão aconteceu logo no primeiro semestre. Para participar do processo, todos já deveriam ter participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos ainda passaram por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis-escola Senac e professores do Centro Universitário. A partir dessa escolha, os alunos gestores escolheram a equipe que atuará com eles nas respectivas áreas, assumindo todo o processo seletivo e de recursos humanos.

Sandra Maia;: “A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão”

Desde o último mês de abril, os universitários planejaram e organizaram a operação a hospedagem, operação de alimentos e bebidas, a programação de lazer, os workshops para hóspedes e a organização de brunch palestra para convidados durante o fim de semana. “Referência na formação de profissionais da hospitalidade, o Centro Universitário Senac procura estimular a formação empreendedora e autônoma, por meio de ações educacionais inovadoras como essa. A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão, inovando na programação e mostrando aos clientes que estão prontos para o mercado de trabalho”, explica a Sandra Maia, Professora de hotelaria e coordenadora do Desafio Senac: Alunos no Comando.

Isabela Dimes Vicente: “Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e sonhamos juntos, para que tudo aconteça com a excelência que nos foi ensinado”

Na edição deste ano, a Gerente geral do hotel-escola é Isabela Dimes Vicente, aluna do 8º semestre do Bacharelado em Hotelaria, que já atuou nas três últimas edições: foi assistente de alimentos e bebidas, em 2016; mordomo, em 2015; e monitora de lazer, em 2014. Neste ano, participa da 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, acrescentando mais esta importante vivência à sua trajetória profissional: “Estou vivendo o melhor fim de semana de minha vida. É uma oportunidade única e valiosa poder participar de cada detalhe do planejamento e gestão deste evento. Estamos trazendo uma visão futura, inovadora e do bem viver. Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e sonhamos juntos, para que tudo aconteça com a excelência que nos foi ensinado”, avaliou Isabela, lembrando um pensamento de Cervantes. “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”.

Camila Moraes em discurso ladeada por Marcelo Picka

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Seis meses de planejamento

Marcelo Picka, Diretor dos hotéis escola Senac São Paulo em seu discurso lembrou que o Alunos no Comando é um sonho que virou realidade e em sua sexta edição, vem consagrar o trabalho de excelência no ensino. “Este projeto é mesmo um desafio, mas o alunos sabem superar, pois trabalharam durante seis meses num minucioso planejamento para tudo dar certo. Todas as etapas do planejamento foram percorridas e agora é colocado em prática os ensinamentos. Estamos tranquilos e confiantes que os alunos comandarão o Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac com pleno êxito”, enfatizou Picka. “Seis meses de trabalho árduo no planejamento está se materializando e demonstrando a competência técnica de nosso corpo docente e do aprendizado de nossos alunos”, completou Camila Moraes, Diretora do Centro Universitário Senac Campos do Jordão.

Fernando Estima: “Nós também vivemos a angústia dos alunos e os sonhos”

E representando o corpo docente, Fernando Estima que destacou em seu discurso o papel do professor neste desafio. “Nós também vivemos a angústia dos alunos e os sonhos. Temos o papel de acompanhar a transformação para ajudar os alunos a construírem os sonhos. Além de ensinar, temos que orientar, motivar e manter os alunos animados. Em alguns momentos, substituir o papel dos pais levantando um senso crítico para os alunos refletirem a própria relação de aprendizado. E principalmente despertar nos alunos o amor e afeto, pois estas são as primícias básicas da hospitalidade e fundamentais nos dias atuais”, concluiu Estima.

Publicidade
Harus

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Campos do Jordão a convite do Senac São Paulo para cobrir este evento.

Confira a seguir, mais alguns momentos do evento.

Conheça as equipes de alunos que vão comandar o Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac  neste final de semana.

 

Publicidade
GRI Hotéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image