Publicidade
Trofeu fornecedor

Alexandre Barbosa: Uma história de sucesso em feiras

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 7 minutos

Um grupo de investidores criou em 2007 a BTS — Brazil Trade Shows com o objetivo de impulsionar o mercado de feiras e de publicações especializadas no País, criando uma empresa de qualidade internacional. Hoje a BTS já se consolidou como a maior promotora de feiras voltadas para as cadeias produtivas de alimentos e bebidas, hospitalidade, madeira-móveis e franchising na América Latina, alem de possuir duas importantes publicações segmentadas.

Somente de área de exposição a BTS ocupa quase 300 mil m² de área, em eventos realizados em diversos pavilhões e cidades pelo Brasil. Alguns eventos são líderes na América Latina como a Fispal Food Service e a ForMóbile, evento este  que trouxe Alexandre Barbosa a presidência da BTS. Ele comanda uma equipe de quase 80 profissionais que têm a ambição de criar a maior e melhor promotora de feiras da América Latina. Confira nesta entrevista exclusiva a seguir.

 

Revista Hotéis — Como foi que surgiu a BTS — Brazil Trade Shows? Ela nasceu com quais objetivos?

 

Alexandre Barbosa — A BTS — Brazil Trade Shows surgiu em 2007, quando o fundo DLJ South American Partners adquiriu duas importantes empresas do segmento de feiras no Brasil – a Fispal, em setembro de 2007, e a Dipemar, em dezembro do mesmo ano. Em 2009, a BTS também adquiriu a ForMóbile. O objetivo era impulsionar o mercado de feiras e de publicações especializadas no País, criando uma empresa de qualidade internacional. E deu certo. Tanto é que, hoje, a Brazil Trade Shows é a maior promotora de feiras voltadas para as cadeias produtivas de alimentos e bebidas, hospitalidade, madeira-móveis e franchising na América Latina. Além disso, publica duas tradicionais revistas, a Leite & Derivados e a Revista Nacional da Carne.

 

Revista Hotéis — Quantos metros quadrados de feiras a BTS promove anualmente e quais são estas feiras?

 

Alexandre Barbosa — Somando as áreas totais das feiras do nosso portfólio, chegamos a quase 300 mil m² de área, em eventos realizados em diversos pavilhões e cidades pelo Brasil. Anualmente, em junho, realizamos em São Paulo a Semana Internacional da Alimentação e Hospitalidade, que reúne as feiras Fispal Food Service, Fispal Hotel, Fispal Café e TecnoSorvetes no Expo Center Norte, e a Fispal Tecnologia, no Pavilhão do Anhembi. Além disso, no mesmo período, temos a ABF Franchising Expo, realizada pela Associação Brasileira de Franchising, e organizada e promovida pela BTS, também no Expo Center Norte. Em agosto dos anos ímpares realizamos a TecnoCarne, no Centro de Exposições Imigrantes, que se reveza, nos anos pares, com a MercoAgro, em Chapecó (SC). Ambas são do setor de carnes e frigorificados. No setor madeira-móveis realizamos, no Anhembi, a ForMóbile, maior feira de máquinas, matérias-primas e acessórios da América Latina. Temos, ainda, uma versão regional de nossa feira do setor de alimentação no Nordeste.

 

Revista Hotéis — Quais os motivos que levaram a BTS a focar o segmento hoteleiro? Como vocês estão analisando este segmento?

 

Alexandre Barbosa — A entrada no segmento hoteleiro sempre fez parte de nosso planejamento estratégico, em função da sinergia natural com o segmento de alimentação, no qual somos líderes absolutos. Uma parcela de nossos expositores já mostra produtos adequados ao segmento de A&B dos hotéis, e já tínhamos, na Fispal Food Service, uma visitação efetiva dos profissionais da hotelaria por conta disso.

 

Revista Hotéis — Qual foi o legado que a primeira edição da Fispal Hotel realizada no Rio de Janeiro no ano passado deixou? Como foi a receptividade do mercado?

 

Alexandre Barbosa — A feira superou nossas expectativas. Foram mais de 50 expositores de todas as áreas: hospedagem, alimentos e bebidas, recreação, sistemas operacionais e eventos. Recebemos mais de cinco mil visitantes e um feedback positivo de todos que participaram da feira. Cumprimos nosso objetivo de aproximar os expositores aos principais decisores de compras do setor, gerando negócios e movimentando ainda mais o mercado.

 

Revista Hotéis — Qual é a expectativa da BTS para a segunda edição da Fispal Hotel neste ano? O que o público que for visitar a Fispal Hotel 2011 pode esperar?

 

Alexandre Barbosa — A Fispal Hotel 2011 tem tudo para ser um sucesso. A novidade para este ano é que a feira será realizada em São Paulo, junto à Fispal Food Service, que é a maior feira de alimentação fora do lar da América Latina. O objetivo, como dito, é aproveitar a sinergia natural entre os dois setores. É uma tendência do setor de feiras juntar, numa mesma data e local, eventos semelhantes, para aumentar o aproveitamento tanto de expositores quanto de visitantes. Ou seja, os expositores e visitantes podem esperar feiras mais completas, com muito mais oportunidades de negócios.

 

Revista Hotéis — O fato de não poder contar com o CONOTEL — Congresso Nacional de Hotéis na segunda edição da Fispal Hotel muda ou atrapalha algum plano da BTS? Haverá outros eventos paralelos?

 

Alexandre Barbosa — A Fispal Hotel tem muitas novidades boas para este ano, que vão tornar a feira ainda maior e melhor do que na edição passada. Além da realização simultânea com a Fispal Food Service, os expositores vão contar com rodadas de negócios realizadas pela ABRACOHR — Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes, e os visitantes vão ter a oportunidade de assistir a palestras de atualização profissional, que serão realizadas em parceria com as principais entidades e mídias do setor. Realizar a Fispal Hotel junto ao maior e mais tradicional congresso do setor foi uma grande honra para a BTS, mas os eventos têm existência e propósitos independentes.

 

Revista Hotéis — Quantos metros quadrados de área de exposição terá a Fispal Hotel 2011 e quanto já tem de espaço vendido?

 

Alexandre Barbosa — A Fispal Hotel vai ocupar 3 mil m² do Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Nossos expositores estão bem animados com a feira, tanto é que mais da metade desta área já está reservada ou vendida.

 

Revista Hotéis — Muitas empresas que expõem na Fispal Food Service possuem foco no segmento hoteleiro e certamente pretendem ter uma opção de feira segmentada própria bem maior. Vocês pretendem separar a Fispal Hotel da Fispal Food Service num curto período?

 

Alexandre Barbosa — Não temos essa intenção de separar as feiras, muito pelo contrário. A Fispal Food Service e a Fispal Hotel são feiras que se complementam, cada uma tem seu foco, mas uma tem relação com a outra.

 

Revista Hotéis — No segmento de feiras existem muitas fusões e aquisições e a tendência mundial é que poucas empresas continuem a atuar no setor, até porque existe um número excessivo de feiras no mercado. Como a BTS enxerga esta realidade de mercado e as oportunidades apresentadas?

 

Alexandre Barbosa — O próprio mercado faz uma “seleção natural” das feiras, e elege aquelas que são mais adequadas à sua necessidade. Os profissionais de todos os setores já perceberam a importância das feiras de negócios para suas empresas e estão se tornando mais sofisticados na escolha das feiras em que querem expor suas marcas. Dito isso, acreditamos que haverá intensa consolidação no mercado de feiras na América Latina nos próximos anos, dando sequência ao movimento iniciado, entre outros, pela BTS. Haverá um número não muito grande de promotoras com escala de negócio e inserção internacional. No entanto, acreditamos que continuará existindo um número significativo de promotoras de pequeno porte explorando nichos de mercado. Isso é muito bom para todos os envolvidos, principalmente as empresas expositoras. A competição faz o setor como um todo evoluir e sempre existirá espaço para empreendedores criativos neste setor tão dinâmico.

 

Revista Hotéis — Quais são os principais desafios na realização de uma feira e os cuidados que se deve tomar para assegurar o êxito do evento?

 

Alexandre Barbosa — Ter o mix certo de expositores e visitação qualificada. Parece simples, mas isso exige muito planejamento estratégico, e muito investimento em divulgação, promoção e operação. Também é muito importante ter uma equipe operacional eficiente, porém, suficientemente flexível e ágil para lidar com situações não previstas. O promotor de feira bem-sucedido deve ser meticuloso no planejamento, mas superar com bom humor e criatividade os imponderáveis inerentes ao momento da execução. No fim do dia, a feira só terá sido bem-sucedida se expositores tiveram “oportunidades reais de negócios” com os visitantes. Aliás, esse é o slogan da BTS.

 

Revista Hotéis — Qual a experiência profissional que você trouxe para ocupar a presidência da BTS e quais são os principais desafios para exercer este cargo?

 

Alexandre Barbosa — A BTS é focada em duas áreas: realização de feiras de negócios e publicação de revistas técnicas. Durante minha vida profissional, trabalhei nas duas áreas. Por quase 20 anos, fui sócio e diretor comercial da principal editora técnica no setor moveleiro do Brasil, depois fundei e estive à frente da feira de negócios que se tornou a maior do segmento na América Latina, a ForMóbile. Quando recebi da BTS a proposta de vender meu negócio, aceitei com a condição de me tornar sócio da empresa como um todo, pois o projeto me fascinou. Pouco tempo depois fui convidado pelo Conselho de Administração para assumir a posição de presidente da BTS. Tenho o privilégio de estar à frente de um fantástico grupo de quase 80 profissionais que têm a ambição de criar a maior e melhor promotora de feiras da América Latina. Desde 2007, fizemos a fusão de três negócios familiares e estruturamos tudo isso em uma plataforma profissional, com processos de qualidade internacional e políticas de remuneração e incentivo pautadas pela meritocracia. Isso tudo é uma novidade no setor de feiras no Brasil. O grande desafio é manter este time de primeira altamente motivado e focado nas necessidades de nossos clientes. A história de crescimento da BTS está só começando.

 

Publicidade
Anufood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA