Trade

Agências de viagens registram queda nas vendas para a temporada de inverno

Este resultado acaba de ser apurado pelo IPETURUS — Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, por encomenda do SINDETUR — Sindicato das empresas de Turismo no Estado de São Paulo. A queda nas vendas aconteceu através de viagens organizadas para a temporada de inverno de 2014. O levantamento foi realizado com 362 empresas em 62 cidades e 24 estados em todo o Brasil, sendo a maioria agências de viagens (88,4%) e operadoras turísticas (10,8%). A revelação é que para 63% das agências de viagens e operadoras turísticas do Brasil a movimentação de vendas foi menor durante a temporada de inverno deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.                 

 

A Copa do Mundo de Futebol de 2014 foi apontada por 46,4% dos entrevistados, como o principal motivo para a queda nas vendas durante a temporada”, destaca Marciano Freire, Presidente do IPETURUS. Outros motivos que contribuíram para os baixos resultados foram: ano de eleições (8,5%), cenário econômico negativo no país (8,5%), preços altos das tarifas aéreas (7,5%) e a alta do dólar (5,2%).          

 

Preferências dos turistas             

 Entrevistadas em todo o país destacaram um equilíbrio na preferência dos turistas entre os destinos nacionais (49,8%), com leve predominância por viagens internacionais (50,2%), sendo destaque os Estados Unidos (42,9%), França (11,5%), Argentina (9,1%), Itália (5,6%) e Portugal (5,4%).       

 

Os estados do Ceará (15,8%), Rio de Janeiro (13,4%), São Paulo (12,7%), Bahia (11,3%) e Rio Grande do Sul (11,1%) foram os destinos mais visitados no Brasil durante a temporada de inverno. Entre os destinos internacionais, os mais procurados foram Orlando (15,7%), Miami (13,4%), Paris (11,0%), Nova York (10,3%) e Buenos Aires (6,9%).        

 

Quanto aos motivos das viagens, de acordo com as empresas entrevistadas, os turistas escolheram Fortaleza (15,3%) e Natal (7,9%) para aproveitar o sol e as praias. No Rio de Janeiro (12,1%), o atrativo foi a agenda de negócios, além do sol e praias. Em São Paulo (11,5%), negócios e compras. Em Gramado (7,3%) e nas Serras Gaúchas, foi o clima frio que chamou mais atenção.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA