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ADIT Share 2014 debateu funding para projetos fracionados

Dois especialistas em fundos de investimentos imobiliários estiveram debatendo o tema nesse painel

Direto de Atibaia (SP) – Esse painel terminou agora há pouco e faz parte da grade de programação da 12ª edição do ADIT Share, o maior evento de multipropriedade e timeshare da América do Sul. O evento que é realizado pela ADIT Brasil – Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico e que tem a Revista Hotéis como Media Partner teve início ontem e prossegue  até amanhã sexta-feira, dia 24 de maio no Tauá Resort Atibaia. Quem moderou esse painel Funding para projetos fracionados | Acesso ao mercado de capitais foi Wellington Estruquel, CEO da Inova Global Consulting e contou com a participação de Irapuã Dantas, CEO da CV Real Estate e Leonardo Nascimento, Founder da Urca Capital Partners. Wellington começou pedindo aos participantes as recomendações que eles dão para os novos players que estão entrando no mercado.

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Wellington Estruquel foi o moderador desse painel

Irapuã disse que em sua análise se preocupa muito com a viabilidade de projeto. “A multipropriedade gera negócio por natureza, mas durante sua viabilização se o projeto não parar em pé uma única vez, não viabiliza. Os projetos que tem chegado para nós não tem comprometimento de equity do desenvolvedor o que dificulta avançar com o processo. A multipropriedade é uma equação infinita que dura muitos anos e que deve ter equipe sempre presente para atender as exigências”, disse Irapuã.

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Leonardo disse que no mercado existem várias opões de funding, mas como financiador tem um critério seletivo para esse empréstimo, sendo necessário ter um estudo interessante. “Para tomar crédito de capital é necessário uma série de questões como compliace e auditoria. O mais importante que olhamos é quando o comprometimento de equity que o investidor está fazendo e um bom projeto e estudo de viabilidade também impacta”, revelou Leonardo.

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Leonardo Nascimento, Founder da Urca Capital Partners

Para Irapuã somente o terreno do investidor não faz sentido para virar uma operação num mercado de capital para se lançar um produto de vendas fracionadas. Wellington quis saber dos painelistas os cuidados aos novos entrantes. Irapuã disse que é essencial certificar se tem uma boa operadora hoteleira, ter um bom time de vendas e pós vendas e ter estrutura já criada num destino, como energia elétrica pronta para ser ligada.

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Leonardo disse que balanço financeiro deve ser real e fidedigno e não confia 100% em consultorias. “Na nossa empresa temos uma posição de estar sentado junto com o empreendedor, mas não é esse o padrão de mercado. Algo que o empreendedor deve ter é o cuidado com taxa de administração e os demais custos que estão inclusos”, alertou Leonardo.

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Irapuã Dantas, CEO da CV Real Estate

Estudo de viabilidade também foi uma questão levantada por Wellington que disse que crise no Brasil é sempre algo existencial e os painelistas também discorreram em relação a como o segmento de multipropriedade é visto pelos fundos. Irapuã disse que como já aconteceram muitos projetos 100% alavancados por excesso de liquidez e que acabaram maculando o segmento, ao vai levar um tempo para os fundos ter o produto multipropriedade na prateleira. “Recursos no mercado existem, mas esse dinheiro para emprestar é mais caro pelo risco do negócio. A pior fase do setor foi no ano passado”, avaliou Irapuã. Já Leonardo contou que 40% do fundo de sua empresa é de multipropriedade e investimentos imobiliários, mas eles estão bem atentos a carteira. “Esse ano aind atem problemas de liquidez na carteira  de clientes da multipropriedade a e as taxas e juros ainda está cara. O mercado financeiro sofisticado não conhece multipropriedade, esse é o fato. O Brasil tem uma grande vocação turística, mas os fundos imobiliários da Faria Lima mal conhece”, concluiu Leonardo.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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