Fique AtualizadoÚltimas Notícias

ADIT Juris debaterá Fundo Imobiliário com imóveis da União

O Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (DF) sediará nos próximos dias 3 e 4 de maio a 12ª edição do ADIT Juris – Seminário de Soluções Jurídicas para os Setores Imobiliário e Turístico. O evento é o mais importante em seu gênero no Brasil e tem a realização da ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. O evento que conta com a Revista Hotéis como Media Partner, é composto por painéis e palestras de especialistas de diversas regiões do Brasil. Diogo Mac, Secretário de Desestatização, Desinvestimento e Mercados no Ministério da Economia vai participar explicando o projeto Incorpora Brasil que prevê a alienação de imóveis da União por meio da constituição de FII – Fundos de Investimento Imobiliário. Com previsão inicial de 237 ativos incorporados, a iniciativa vai criar fundos de imóveis com blocos temáticos – mais precisamente para logística e desenvolvimento. A ideia é garantir a liquidez de grandes imóveis que, vendidos isoladamente, não teriam o mesmo sucesso na dispersão de cotas dentro dos fundos.

Publicidade
Desbravador

O ADIT Juris tem como público alvo advogados, escritórios jurídicos, empresários, investidores, construtores, incorporadores, loteadores, proprietários de terrenos, redes hoteleiras, imobiliárias, entre outros. A grade de programação está repleta de temas bem atuais e importantes do setor, sendo:

ADIT Juris debaterá Fundo Imobiliário com imóveis da União
Diogo Mac vai explicar e debater com os participantes, como será a alienação de imóveis da União por meio da constituição de FII – Fundos de Investimento Imobiliário – Foto – Divulgação
1) MP 1085/21 | Criação do Sistema Eletrônico dos Registro Públicos – Cartórios realizando todos seus atos por meio eletrônicos e conectados entre si

Publicada no DOU – Diário Oficial da União em dezembro de 2021, a Medida Provisória 1085 delimita a criação do SERP – o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, que vai permitir que usuários registrem e consultem atos e negócios jurídicos e de incorporações imobiliárias eletronicamente através de uma única central online. Tal logística ainda inclui envio, recepção e armazenamento de documentos como certidões, títulos, matrículas, etc. Além desse acesso remoto nacional, a MP 1085 vai atualizar diversas Leis com o objetivo de modernizar e simplificar os registros públicos, melhorando o ambiente de negócios no País.

Publicidade
Harus
2) Penhora de bem de família de fiador em aluguel comercial | O que diz o STF?

O Supremo Tribunal Federal decidiu que é constitucional a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, seja comercial, seja residencial. A tese, fixada sob o tema 1.127 da repercussão geral, se apoia na justificativa de que a Lei nº 8.009, de 1990, não especifica o tipo de locação ao abordar a possibilidade de penhora, bem como que o direito à moradia deve ser garantido em sintonia com os princípios da livre iniciativa e da autonomia da vontade. Para o STF prevalece que a possibilidade de penhora do bem não viola o direito à moradia do fiador, que exerce seu direito à propriedade ao oferecer seu imóvel como garantia contratual de livre e espontânea vontade.

ADIT Juris debaterá Fundo Imobiliário com imóveis da União
O Royal Tulip Brasília possui uma ampla e moderna área de eventos para receber confortavelmente os participantes desse seminário – Foto – Divulgação
Publicidade
Fispal
3) Condomínios residenciais e a proibição de locação pelo Airbnb e outras plataformas

Após o STJ decidir que condomínios podem proibir aluguel por curta temporada por meio de plataformas digitais, como o Airbnb, a discussão em todo o país ganhou força. Em ocasião específica, o colegiado considerou que não há nenhuma ilegalidade na restrição imposta pelo condomínio, visto que o quórum de 2/3 da convenção foi respeitado. No ADIT Juris’22, especialistas vão refletir e debater se há irregularidade ou falta de razoabilidade na restrição imposta pelo condomínio. A quem cabe decidir acerca da conveniência ou não de permitir locação de unidades autônomas por curto período?

4) Área de Proteção Permanente (APP) em áreas urbanas

A Lei Federal nº 14.285/2021 alterou o Código Florestal (LF nº 12.651/2012), a lei de regularização fundiária em áreas da União na Amazônia Legal (LF nº 11.952/2009) e a lei de parcelamento do solo urbano (LF nº 6.766/1979) no tocante a área de preservação permanente (APP) em áreas urbanas consolidadas. Essas atualizações permitem que leis municipais ou distritais definam faixas marginais diferentes daquelas fixadas pelo Código Florestal a partir de requisitos definidos pelos conselhos estaduais, municipais ou distritais de meio ambiente. O que mudou e quais os seus impactos no mercado imobiliário?

Publicidade
Ameris
5) Tokenização imobiliária, criptomoedas e blockchain

Blockchain é a tecnologia que possibilitou a criação da bitcoin e de outras criptomoedas, como a Ether e a Litecoin. Desde a primeira vez em que foi mencionada, lá em 2008, em um artigo escrito por Satoshi Nakamoto, muita coisa aconteceu, impactando negócios e segmentos em todo o mundo. A indústria de ativos imobiliários não ficou de fora e seus desdobramentos são muitos: novas oportunidades de conectar compradores e vendedores, cortes de intermediários no processo de transação imobiliária e a chamada tokenização de ativos. Em resumo? Menos custos, mais segurança. Tokenizar um imóvel é transformá-lo em uma representação digital de um ativo que existe registrado na blockchain. Tendência com crescimento linear e exponencial, os tokens já são uma realidade aplicada ao mercado imobiliário.

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA