Publicidade
Coronavirus

AccorHotels comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com ações pelo Planet 21

Comemorado em 5 de junho no mundo todo, o Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado todos os dias pela AccorHotels. Isso porque o grupo francês promove diversas ações sustentáveis em todos os seus hotéis, e investe cada vez mais no desenvolvimento de seu Projeto Planet 21 e demais atitudes que envolvam os colaboradores, hóspedes e comunidade.

Uma das ações que fazem parte do programa de sustentabilidade da rede hoteleira é manter uma horta no próprio hotel. Este é o caso do Novotel Jaraguá, no centro da capital paulista, que foi criada no ano passado e sustenta 15% dos pratos do restaurante. A cada semana, uma equipe de funcionários do hotel é encarregada de cuidar da horta, que atualmente está em caixotes. A implantação da horta levou investimento de menos de R$ 500,00.

De acordo com Ewerton Camarano, Gerente geral do Novotel Jaraguá, o hotel está trabalhando para expandir a horta, que deverá ser colocada em canteiros. “O projeto ‘Do prato ao prato’ utiliza 30% dos resíduos, que vão para compostagem fora do hotel. Parte do resíduo orgânico é processado e volta para a horta, e outra parte vai para famílias que trabalham com agricultura. Esta é uma ação para criar cultura, trabalhamos o desenvolvimento das práticas e capacitação dos colaboradores”, explicou Camarano.

O gerente mencionou ainda que hóspedes e até pessoas de outros edifícios ao redor da horta — localizada no sexto andar do hotel e disponível para visitação — podem ver a horta e se inspirar na ação. Apenas na América do Sul, são 100 hotéis com horta própria. “Isso é importante pois um hóspede que passou por aqui e sabe da ação, espera ver o mesmo quando viaja para Foz, interior de São Paulo ou Argentina. O desenvolvimento da horta nasce da necessidade dos clientes também. Se um hóspede tem uma indisposição e precisa de um chá de boldo, algo bastante caseiro, agora nós temos para oferecer”, destacou o gerente geral.

Ewerton Camarano, Gerente geral do Novotel Jaraguá e Antonietta Varlese, VP de Comunicação e Responsabilidade Social da AccorHotels América do Sul

Menu orgânico

Para mostrar na prática o ciclo do projeto ‘Do prato ao prato’, o chef do restaurante 365 Paulo Castro preparou um cardápio especial, com itens da própria horta do Novotel Jaraguá e servido à imprensa na tarde desta segunda-feira (5).

Para a entrada, foi servida uma Salada de Casca de manga e beterraba com folhas da horta e shot de beterraba; o prato principal foi composto por Risoto de Clorofila com Medalhão de Filet em ervas finas e como sobremesa, Madeleines de frutas vermelhas, Petit Gateau de casca de banana com chocolate e sorvete de verbena da horta.

Publicidade
Harus

Plantio e Neutralização de CO2

O grupo AccorHotels mantém também, desde 2009, o projeto Plant for the Planet, que promove o plantio de árvores na Serra da Canastra (MG), financiado pela economia de água e energia com a reutilização das toalhas pelos hóspedes. Entre 2009 e 2016, a AccorHotels plantou 5 milhões de árvores em todo o mundo, sendo 560 mil na América do Sul. Deste total, 530 mil foram plantadas no Brasil.

Antonietta Varlese, Vice-Presidente de Comunicação e Responsabilidade Social da AccorHotels América do Sul, mencionou que as camareiras são as principais responsáveis por cuidar deste projeto, já que são elas quem mantém a vontade e colaboração do  hóspede em reutilizar as toalhas. O grupo está levando este conceito ao Peru, em uma plantação de cacau. Naquele país, foram plantadas 31 mil árvores.

A rede também divulga seu Projeto de Compensação de Carbono, realizado entra as áreas de Web, T.I., e Responsabilidade Social. A empresa extraiu os dados das plataformas digitais da rede e de seu programa de fidelidade Le Club AccorHotels, mensurou a emissão de CO2 emitido por elas e calculou o plantio necessário para a neutralização.

Horta do Novotel Jaraguá está no sexto andar do prédio e pode receber visita de clientes e hóspedes – Foto: Raiza Santos

Segundo os dados levantados, em 2015, foram 143 milhões de pageviews nas páginas dos hotéis da rede, Le Club e no site accorhotels.com, além de 339 envios e mais de 52 milhões de recebimentos de newsletters e 6 milhões de cliques em links patrocinados, totalizando 21 toneladas de carbono.

Para neutralizar essa emissão, a empresa plantará mais de 200 árvores no Peru, na região do Alto do Huyabamba, por meio da ONG Fundavi, responsável por um projeto de agroflorestação de captura de carbono. A ONG é parceira da AccorHotels no Plant for the Planet. “O projeto de compensação de carbono reforça o compromisso da AccorHotels com o meio ambiente e contribui para a meta global da companhia de atingir 10 milhões de árvores plantadas até 2021”, afirmou Antonietta Varlese.

Publicidade
RAP Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image