Accor inova para medir e reduzir o desperdício de alimentos
A Accor em celebração ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos reafirma seu compromisso com a pauta
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, comemorado em 29 de setembro, a Accor reafirma seu compromisso com redução do desperdício de alimentos. O Grupo tem implementado estratégias e parcerias que visam reduzir o desperdício. Visando trazer inovação e eficiência para as práticas sustentáveis, a Accor está adotando soluções tecnológicas para medição e controle dos resíduos alimentares gerados em seus hotéis com objetivo de minimizá-los.
Uso da tecnologia como aliada para medição e redução do desperdício
Para quantificar com precisão o desperdício de alimentos e cumprir com os padrões compartilhados globalmente, cada unidade da rede é incentivada a mensurar seus desperdícios utilizando softwares de gestão de sustentabilidade com inteligência artificial. Esta tecnologia torna mais fácil o processo dos hotéis para medir e monitorar seu desempenho em energia, água e pegada de carbono, para que possam acompanhar os impactos de suas iniciativas sustentáveis. Atualmente, 99% dos hotéis da região das Américas já utilizam a ferramenta integrada em suas operações e 37% medem o desperdício de alimentos a partir da ferramenta.
Outro exemplo é o uso da tecnologia Bioconverter para o processamento de 100% dos resíduos orgânicos gerados pelos hotéis, eliminando a necessidade de envio para aterros sanitários ou compostagem. Com a parceria, nove hotéis da rede no Brasil reduziram o descarte de cerca de 167 toneladas de resíduos orgânicos, eliminando a emissão equivalente a aproximadamente 265 toneladas de CO², de janeiro a setembro de 2024*.
Criatividade e sustentabilidade
A medição é uma etapa importante para quantificar os resíduos orgânicos, mas além disso, é fundamental exercitar a criatividade para propor inovações que impactem na redução do desperdício. Neste sentido, o hotel ibis budget São Paulo Paraíso foi o pioneiro em lançar um menu produzido com ingredientes reaproveitados. São nove opções de pratos, entre entradas, prato principal e sobremesa, tudo preparado com itens que normalmente seriam desperdiçados, como cascas e talos.
O ibis Styles San Isidro, no Peru, também implementou uma iniciativa similar com o lançamento de quatro pratos produzidos com reaproveitamento de ingredientes como cascas de alho, cebola e tomate, talos de brócolis, folhas de aipo, cascas de limão, resíduos de café, entre outros.
Outro exemplo de projeto inovador são os kits boas-vindas aos hóspedes produzidos com resíduos de café no hotel Pullman Rosario City Center, Argentina. A equipe do hotel identificou que uma xícara de café gera 21g de resíduo, o que resulta na geração de mais de 90 toneladas de resíduos de café ao ano no hotel. E como uma solução criativa para destinar esses resíduos com responsabilidade, o hotel criou a iniciativa de produzir esculturas feitas com café para entregar aos hóspedes um kit de boas-vindas totalmente único e personalizado.
Destinação responsável de alimentos
A Accor conta com uma parceria com a startup Food to Save para realizar o repasse de alimentos excedentes dos hotéis a preços reduzidos. Por meio de um aplicativo, o Food to Save disponibiliza sacolas com os alimentos excedentes para venda com 70% de desconto, incentivando ao consumo consciente e contribuindo para a redução do desperdício de alimentos.
No Chile, a rede possui parceria com a Good Meal também para realizar o repasse de alimentos excedentes das unidades do país. As vendas dos produtos são realizadas pela plataforma da startup em um raio de até 5 km para minimizar as emissões de carbono relacionadas no transporte. Até o momento, foram resgatados cerca de 900 kits que evitaram o desperdício de mais de 2 toneladas de alimentos que seriam descartados, equivalente a redução da emissão de 5,7 toneladas de CO².
O Grupo também apoia a startup socioambiental, Comida Invisível, que já atua no Brasil em algumas unidades desde 2022, realizando o encaminhamento correto de alimentos excedentes dos hotéis para comunidades carentes. Só em 2024, mais 180 mil pratos de alimentos foram doados para cerca de 10 instituições do Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, evitando a emissão de 31 toneladas de CO².
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre o compromisso do Grupo para redução do desperdício de alimentos. “Nosso objetivo é reduzir em 60% o desperdício de alimentos dos nossos hotéis nas Américas até 2030, e a tecnologia tem sido uma grande aliada nessa jornada, permitindo-nos medir, monitorar e agir com eficiência”.
Com essas iniciativas, a Accor avança para atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2050, integrando práticas sustentáveis e sensibilizando suas equipes e clientes sobre a importância de combater o desperdício de alimentos.
(*) Cálculo baseado na metodologia WARM model & GHG calculator da EPA Environmental Protection Agency – USA / ATERRO – MÉDIA 160 Km)