Implantação

Accor inaugura primeiro hotel Pullman do Brasil

O novo empreendimento é um retrofit do hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera e exigiu R$ 20 milhões em investimentos para se tornar um dos melhores meios de hospedagem de luxo na capital paulista

Com um investimento de R$ 20 milhões, a Construtora Setin conclui um retrofit no hotel Grand Mercure Ibirapuera São Paulo e o adequou ao padrão de luxo para se tornar o primeiro hotel Pullman do Brasil. O novo empreendimento que está localizado estrategicamente na Avenida 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera numa das regiões mais privilegiadas da capital paulista, passa a ser uma das melhores hospedagens padrão luxo da capital paulista, com fácil acesso às regiões de maior concentração empresarial do País e ao Aeroporto de Congonhas.
De acordo com a arquiteta Bianca Setin, que coordenou os trabalhos de reforma, a intervenção durou aproximadamente dois anos e meio, sendo um ano e meio de desenvolvimento e compatibilizações de projeto, seis meses de orçamento e planejamento e cinco meses de obra efetiva. “Praticamente todas as áreas do hotel foram reformadas, algumas com maiores intervenções que outras, dependendo de suas necessidades, mas destaco para as áreas de maior impacto como os apartamentos, corredores e o térreo, assim como todas as instalações elétricas, ar condicionado  e a troca do sistema de PABX. Uma das maiores dificuldades encontradas foi o tempo que tivemos para esta reforma e sua complexidade. Este projeto adquiriu diversos itens importados, materiais que acabaram de entrar no mercado, muitas áreas reformadas ao mesmo tempo, e entre outras coisas, por isso destaco o planejamento da obra, sem ele jamais conseguiríamos cumprir todas as etapas”, destaca a Arquiteta Bianca.
De acordo Roland de Bonadona, CEO da Accor para a América Latina, a chegada do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera marca um novo momento em matéria de hospedagem no Brasil voltada a executivos entre 30 a 60 anos que se hospedam aproximadamente 30 vezes ao ano e necessitam de muito conforto e praticidade, assim como para realização de eventos. “Estamos convictos do sucesso desta unidade que já acumula 65% de taxa de ocupação, mesmo em regime de soft opening, e nossa expectativa é que até o início do próximo acumule e consolide 80% e pratique diária média em torno de R$ 350 a R$ 400. Como o hotel possui uma grande vocação para eventos, este deverá responder por cerca de 35% do faturamento”, acredita Bonadona.
O empresário e investidor Antônio Setin destaca seu pioneirismo ao trazer a bandeira Pullman para o Brasil. “Já estamos fazendo história e sucesso com esta bandeira no Brasil e certamente vamos colher bons frutos, assim como já colhemos com nosso pioneirismo ao trazer para o Brasil as marcas Mercure, Ibis e Formule 1 que investimos com a Accor e estamos obtendo um bom retorno”, enfatizou Setin.

Tecnologia em prol do conforto do hóspede Além do conforto e praticidade, outro grande diferencial da bandeira Pullman são os seus recursos tecnológicos empregados nos serviços visando o bem-estar de seus hóspedes, como a conectividade. Ela está presente em todos os ambientes, logo na entrada do lobby dois computadores estão posicionados estrategicamente para que o visitante possa acessar a internet. Em sua extensão, um convite ao uso, de forma totalmente confortável, de diversos recursos tecnológicos, em ambientes que propiciam ainda a conectividade entre as pessoas. Com o slogan “Get Closer”, tudo é disposto para estimular as relações interpessoais de quem estiver hospedado no Pullman.
Coube ao escritório de arquitetura de Consuelo Jorge o novo projeto de interiores que procurou valorizar a interatividade, integração, contemporaneidade, aconchego e elegância. “Estas palavras descrevem com precisão a busca aspiracional do homem hoje. Conceitos profundos que deram sentido à concepção arquitetônica do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera. A casa do homem mudou muito, é ampla, com os ambientes integrados, multi funcionais, às vezes frenética e depois aconchegante, pessoal como seu dono, múltiplo como ele. O conceito do projeto do Hotel Pullman traz isso para o hotel, como a extensão da casa”, menciona o Arquiteto Murilo Nogueira, do escritório arquitetura de Consuelo Jorge. Na sua concepção, o lobby é como se fosse a terra de todos, ele é o centro. À sua volta, tudo acontece: connective-lounge, recepção com deli-bar, restaurante com a show –kitchen, adega e cachaça bar. O connective-lounge está na entrada e apresenta os conceitos de contemporaneidade e aconchego, com suas cores escuras, e texturas convidativas, evidenciadas pelo contraste com as estações interativas amarelas ao fundo. No espaço da recepção se é recebido com personalidade e eficiência, a distribuição do mobiliário e equipamentos favorece a integração hóspede/hotel. Os balcões do check-in são individuais, pessoais, móveis de vidro e luz, contrastando com o painel escuro e o aparador também amarelo e com forma geométrica.
O lounge é o centro, o seu mobiliário favorece o contato entre hóspedes e usuários, favorece a conectividade, pessoal e virtual. O conforto não foi esquecido, nos tecidos de toque agradável em tons de grafite, complementadas pelo roxo das poltronas Amoebe da Vitra. De um lado o deli-bar complementa o espaço e atende ao hóspede 24 horas, e do outro o cachaça-bar envolve os hóspedes em um aroma com uma pitada brasileira. Tudo isso acompanhado por um piano de cauda e tendo a disposição uma ampla varanda, onde o paisagista Alex Hanazaki criou uma área de apoio para o restaurante. “Neste local o hóspede contempla a área externa com entorno do verde para uma situação agradável de permanência. Um pergolado de madeira foi criado para trazer sombra e dar boas vindas ao visitante. Plantas como jabuticabeiras e podocarpos dão a privacidade e proteção ao usuário, assim como as grandes e antigas palmeiras fênix marcam a entrada a este living a céu aberto”, revela Hanazaki.

Lounge, o foco das atenções
Estando no centro do projeto, o lounge assume o foco das atenções: a escultura de policarbonato e luz em movimento surpreende e delimita o espaço. A iluminação concebida pelo Stúdio IX para compor a nova arquitetura do restaurante e lounge do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera integra tecnologia e arte. Em sintonia com a nova proposta de design de interiores, o projeto de iluminação foi elaborado com o propósito de criar uma identidade particular ao empreendimento, observando aspectos de conforto, versatilidade, eficiência energética e baixa manutenção, componentes fundamentais neste tipo de negócio. No Lounge, a Centru Facilities fabricou uma grande luminária em Led RGB com variações pré programadas de cor através de uma central DMX. Esta peça, de grandes dimensões, define o espaço de convivência formando o que poderíamos chamar de um grande “tapete voador”. Lâminas verticais em policarbonato alveolar surgem do teto, intercaladas com as linhas de led.
A Centru materializou um grande pendente em perfis de alumínio, distribuídos de forma aleatória e cobrindo toda a área do restaurante, os quais iluminam o espaço por reflexão, criando, assim, desenhos que evidenciam figura e fundo. A linearidade e uniformidade da luz só foi alcançada com a utilização de LEDs. Mantendo a identidade visual entre as peça do lounge e restaurante, Guinter Parschalk fundiu os conceitos e linguagens criando um pendente especial para o Private Dinner, mesclando o perfil de alumínio e lâminas de policarbonato, utilizando spots com leds de 3W (down light) e led RGB (up-light). A mesma técnica de iluminação foi aplicada na luminária fabricada pela Centru para a mesa do Chef, no espaço gourmet.
A Interface Flor forneceu os carpetes modulares, através de sua nova marca Interface Hospitality e os produtos Reencarnation, Remade e Syncopation foram instalados nas área do restaurante e do pátio para atender as especificações necessárias, proporcionando instalação rápida e prática, facilidade na manutenção, e principalmente o design personalizado, o conforto, a acústica e a segurança dos ambientes mencionados. O conceito modular característico da marca, além de produtos com composição próximas aos 100% de material reciclados, possibilitou que o projeto fosse completado atendendo à todas as exigências previstas.
O restaurante mantém a paleta de cores, o preto no piso em vinílico fabricado pela empresa Fademac Tarkett que ecologicamente substitui a madeira, o berinjela no tecido em fibra de bambu nos estofados, que compõem com os painéis em sucupira para dar maior aconchego. Interatividade na table d’hôte, onde o chef cozinha para seus convidados em uma show-kitchen contando com uma adega com 105 rótulos e um forno australiano Beech Ovens. Cores, texturas, iluminação e os contrastes, dão o clima do ambiente.
Um ambiente totalmente integrado com muitas coisas acontecendo simultâneamente, exige que sejam preservadas as necessidades de cada espaço, mas também seja harmônico nos conceitos, estilo, cores e iluminação. O ambiente como um todo é único, mas atendendo com precisão às particularidades de cada uso, sendo assim plural e pessoal.
As suítes sintetizam todos os conceitos em um único ambiente, onde a interatividade está nas facilidades de conectividade e o conforto caminha ao mesmo passo que os recursos tecnológicos. Com internet wi-fi disponível gratuitamente aos hóspedes, disponibiliza ainda dock station que permite a conexão de sistemas com entrada USB e iPod’s, entre outros. No Interactive System TV, o hóspede tem acesso, de forma completamente descomplicada, a compra de filmes, consulta de voos nacionais e internacionais, acesso a sua conta de consumo e até mesmo a realização de pré check-out. Tudo para que o hóspede tenha sua vida cada vez mais facilitada.

Conforto nos mínimos detalhes
A decoração dos apartamentos responde ao modelo internacional da rede e possuem carpete de madeira, cama de casal da marca Probel com enxoval completo da Trussardi, água cortesia servida a cada dia no apartamento, tea & coffee facilities, além de chinelo e roupão, itens presentes em todas as categorias do Pullman Ibirapuera. Este conceito de hospedagem está pautado na criação de novos elementos de abordagem contemporânea e completamente alinhados com a vida dos viajantes de negócios e pode ser observado em todos 350 apartamentos que contam com: internet WI-FI gratuito, dock station que permite a conexão de sistemas com entrada USB e iPod’s, entre outros. No Interactive System TV, o hóspede tem acesso, de forma completamente descomplicada, a compra de filmes, consulta de voos nacionais e internacionais, acesso a sua conta de consumo e até mesmo a realização de pré check-out.
Nos apartamentos Executivos existe diferenciais como o serviço de room service – para onde o café da manhã pode ser servido diretamente no apartamento -, abertura de cama, máquina de café Nespresso, ducha italiana e, para os momentos de descontração, um aparelho de DVD disponível dentro de cada uma das unidades.
A integração do quarto com o banho amplia o espaço e dá liberdade de uso e a elegância pode ser vista nos tons monocromáticos predominantes em cinza, mobiliário de design e acabamentos sofisticados como vidro preto lapidado em contraponto com o banho em nanoglass branco.  O aconchego foi pensado desde a iluminação indireta com diversas possibilidades de cenas de luz, nas texturas dos tecidos de cama em algodão egípcio e das clássicas poltronas Girafa. A junção de todos estes conceitos se materializa em um espaço contemporâneo que faz do hotel a extensão da sua própria casa.
A empresa Cortinas A Janela foi quem forneceu as cortinas dos apartamentos em voil metalizada, forro de black out, e também para lobby e restaurante. Já as amenidades foram fornecidas pela empresa paranaense Realgem’s do Brasil através da linha Terra Brasilis Riqueza Natural. Todos os produtos da linha são biodegradáveis e desenvolvidos a partir de óleos e extratos naturais da biodiversidade brasileira. Os cosméticos fornecidos para este hotel são sabonetes de 20 e 40 gramas de maracujá e pitanga, shampoo e condicionador de guaraná, sabonete líquido de graviola e loção hidratante de murumuru.

Gastronomia e entretenimento
Além da decoração que integra os espaços do restaurante, bar e delicatessen, o Pullman propõe um novo formato de culinária onde a inspiração na gastronomia brasileira e as referências à culinária internacional são apresentadas em um formato diferente de tudo que já se viu no Brasil.
Com o conceito ‘food to share’, um convite para hóspedes e visitantes provarem os pratos em conjunto, são apresentadas pequenas porções das criações do chef, dispostas em pequenos suportes onde os pratos são acondicionados e levados à mesa, garantindo assim que todos possam saborear a diversidade de criações elaboradas por Willian Carvalho.
Mas as novidades do restaurante não param por aí. Os clientes podem acompanhar a preparação dos pratos na ‘Show Kitchen’, além de contar com o –beech oven –forno trazido diretamente da Austrália e único na América Latina. E para quem aprecia a integração completa com o preparo das refeições, o Pullman oferece ainda uma oportunidade única, onde todas as noites, oito convidados podem participar da Mesa do Chef e serem atendidos de forma personalizada.
Junto com o restaurante, os hóspedes contam ainda com a Vinoteca, uma adega com capacidade para 316 garrafas e 105 rótulos sendo 60% do Novo e 40% do Velho Mundo e a adega de Cachaças e Vodkas. Tudo dentro do conceito ‘Here Or To Go’, com um cardápio de sugestões disponíveis 24h por dia e que podem ser consumidas dentro do próprio hotel ou mesmo solicitadas para viagem, reafirmando o mote “Anything, Anytime, Anywhere”, uma exclusividade Pullman.

Moderna área de eventos
A área de eventos possui dois andares e o cliente pode fazer uso das variadas salas de eventos montadas, dentro da flexibilidade para modulação das áreas, de acordo com suas necessidades, agregando todas as facilidades, acessórios tecnológicos e atendimento personalizado para a mais perfeita condução do evento.Com capacidade de até 200 pessoas em formato auditório, a contratação dos espaços conta com completo suporte em TI e Gerente de Eventos, figura que desponta como ponto de destaque no estilo Pullman de realizar seus eventos. A atenção com o cliente se faz intensa desde o primeiro contato para a contratação da sala e continua por todas as etapas em um atendimento que só termina após a conclusão do evento. Desde a organização, montagem, boas-vindas e solicitações de última hora, o gerente está apto para assegurar e responder pelos pontos que compõem o estilo Pullman de realizar seus eventos: compromisso total com o cliente, conectividade, coesão e conforto. E para tornar as reuniões corporativas mais agradáveis, o estilo Pullman engloba ainda o Chill Out Space, um ambiente pensado para ser, ao mesmo tempo, um local onde os participantes possam relaxar por alguns minutos ou, de uma forma bastante agradável e harmoniosa, continuar uma conversa com um colega de evento, tomar um café ou até mesmo trabalhar.

Mantendo o bem estar e a forma física
Para quem não abre mão de realizar atividades físicas, o hotel conta com uma estrutura completa em sua academia. Aparelhos de última geração e um personal trainer, além de toalhas e frutas na chegada são alguns dos atrativos. Para quem deseja relaxar, o Pullman oferece três salas totalmente equipadas com ofurôs, onde realizam-se terapias de relaxamento e massagens, num ambiente tranquilo e harmonioso. Para quem não descuida da beleza, o menu de tratamentos inclui ainda tratamentos de pele, spa para pés e mãos, depilação, manicure e pedicure e cuidados com os cabelos.

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