Abrindo o 5º Fórum de Formação em Compras da Accor Hotels está acontecendo hoje no Novotel São Paulo Center Norte, na capital paulista, o CEO da AccorHotels América do Sul, Patrick Mendes, realizou sua primeira apresentação após ser nomeado nesse novo cargo, apresentou um poucos os números e metas da rede para os próximos anos. Mendes também ressaltou durante sua explanação sobre a importância do relacionamento com os fornecedores nesse cenário econômico o qual o Brasil tem enfrentado atualmente. Para ele, “É fundamental para nós essa parceria com vocês fornecedores, ainda mais num período de crise. O trabalho da Gabriela foi muito mais específico nesse momento, pois a seleção de fornecedores em períodos de crise acaba sendo mais delicada por conta crise econômica”, afirmou.
De acordo com o executivo, a Accor está com quase quinhentos mil apartamentos em operação no mundo. A empresa mantém seu ritmo de crescimento abrindo um hotel a cada dois dias. “A crise cria várias oportunidades para conversão, onde hoteleiros independentes enfrentam grandes dificuldades em administrar seus negócios, acabam recorrendo para a conversão de seus empreendimentos. Pensávamos que iríamos parar o desenvolvimento de novos hotéis nesse ano de crise, mas nos surpreendemos, pois os projetos continuaram em desenvolvimento e assinamos novos contratos. Estamos com o nosso ritmo de crescimento com a abertura de um hotel no Brasil a cada dez dias”.
Mendes afirmou que o foco principal da rede será consolidar as parcerias nesse período de crise, com um maior poder de negociação. “A qualidade virou o pilar mais importante da nossa estratégia”.
A Head de Procurement da AccorHotels, Gabriella Spinolla, ressaltou durante sua apresentação sobre a importância de se reinventar nesse cenário econômico abalado. “Agora é o momento de criar. Precisaremos muito de todos vocês fornecedores. Mesmo em um momento de crise em nosso país, a Accor mantém sua força. E quando esse momento passar, estaremos juntos comemorando”.
De acordo com a executiva a empresa tem crescido muito mais do que a taxa de ocupação, assim como a diária média também está em queda, o que representa os reflexos da crise. “Todos nós estamos sofrendo os impactos da crise, por isso esse é o momento de se reinventar. Nesse ano, temos 332 fornecedores homologados no Brasil, movimentando cerca de R$ 800 milhões em compras, sendo a maior parte das transações realizadas no sudeste”
Segundo Gabriella, os desafios para os próximos anos será renegociar as parcerias com os fornecedores, manter a criatividade, readequar os custos, adotar nova tecnologias, focar nas novas marcas e conversões, assim como na implantação de novos hotéis.
O Diretor de Operações da Família íbis na América do Sul, Frack Pruvost, apresentou os números da rede íbis no Brasil, onde atualmente operam no país 160 hotéis no Brasil, mas a meta será alcançar 219 hotéis ate o final de 2019. O executivo ressaltou sobre a importância e trazer para o hóspede uma experiência positiva, onde ele encontre qualidade no hotel.
Pruvost também apresentou alguns projetos da rede como o Combo Hotéis, o qual junta a gestão dos hotéis íbis. E o Projeto Duvet, desevolvido juntamente com o projeto da cama sweet bed. “Nossas camas sweet bed possuem uma capa duvet. Porém ela não é muito utilizada em algumas regiões do Brasil, principalmente em regiões mais quentes. Essa capa tornava a estadia do hóspede mais custosa, pois o individuo dormia com o ar condicionado, o que gerava muito custo. Agora estamos desenvolvendo uma maneira de comunicação para informar que a capa duvet estará no armário do apartamento e que ficará a sua disposição para uso”, afirmou.
O diretor adjunto de desenvolvimento de Novos Negócios da AccorHotels na América do Sul, Eduardo Camargo, ressaltou sobre a importância de trazer para a rede o mercado de franquias, que é possível inserir em regiões secundárias e terciárias. “Já foram 21 aberturas nesse ano, com 3668 quartos aproximadamente. Nosso objetivo será alcançar 40 hotéis para o próximo ano”, afirmou.
Erwan Le Golf, Diretor de TI da AccorHotels na América do Sul, trouxe para o público um panorama sobre os principais investimentos em tecnologia da rede no Brasil. “Vivemos a era da internet das coisas, onde tudo está cada dia mais conectado. desde relógios, tablets, até smartphones, entre outros. Os hóspedes estarão cada dia mais conectados, o que será um grande desafio para nós, pois eles estarão cada dia mais exigentes. Teremos que estar sempre a frente da tecnologia”.
Le Golf afirmou que a meta da rede será acompanhar os hóspedes durante sua estadia de maneira que ele sempre tenha em sua cabeça a AccorHotels durante suas experiências. O executivo afirmou que estão desenvolvendo uma tecnologia para abrir as portas dos apartamentos via aplicativo da AccorHotels, assim como estão desenvolvendo ferramentas para aumentar a velocidade da internet banda larga. “De vocês fornecedores, precisamos de inovação, antecipação, flexibilidade, time to marketing, para desenvolvermos novas tecnologias para os hóspedes.Inovação significa também simplicidade”, afirmou.