Responsabilidade socioambiental

Accor financia o plantio de mais de 3,5 milhões de árvores

A rede de hotéis francesa Accor financiou o plantio de mais de 3,5 milhões de árvores em todo o planeta nos últimos cinco anos. O compromisso do grupo com a biodiversidade é especialmente demonstrado pelo programa Plant for the Planet, que incentiva os hóspedes a reutilizarem as suas toalhas durante estadia. Assim, a promessa da Accor é utilizar o valor economizado para financiar o plantio de mudas de árvores.

Essa iniciativa exclusiva da Accor vai além dos programas habituais de reutilização de toalhas implantados por outros grupos hoteleiros, uma vez que exige que os hotéis participantes doem o dinheiro para projetos agroflorestais. Antonietta Varlese, diretora de CSR Accor Américas afirma que “com o apoio do nosso parceiro Pur Projet, especialista no desenvolvimento de projetos de comunidades de florestamento, o número de projetos de plantios aumentou, no ano passado, de 7 para 21 no mundo”.

Segundo ela, o programa permite o desenvolvimento de uma participação ativa dos funcionários e hóspedes, oferece suporte para comunidades locais de acolhimento e preserva os ecossistemas e a biodiversidade. Tristan Lecomte, co-fundador do Pur Projet e embaixador do Programa Plant for the Planet, destaca que “as árvores não são boas apenas para o meio ambiente. Elas também são um excelente investimento para os agricultores e para o planeta como um todo. Para uma empresa como a Accor, o plantio de árvores pode reduzir significativamente o impacto da empresa na água e na biodiversidade, melhorando assim a qualidade de vida nos países em que ela opera”.

Por isso, no Brasil, a Accor mantém parceria com a ONG Nordesta Reflorestamento e Educação, para quem financia o plantio de mudas de 82 espécias nativas nas áreas de proteção ambiental na Serra da Canastra – importante região no Estado de Minas Gerais por ser berço de diversas nascentes, como a do Rio São Francisco. Ao todo, já foram plantadas cerca de 340 mil mudas e recuperadas 55 nascentes desde 2009. Estima-se que mais 30 sejam recuperadas até o fim deste ano.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA