HOME Matérias Ação do Beach Park visa retirar 30 toneladas de lixo das praias...

Ação do Beach Park visa retirar 30 toneladas de lixo das praias cearenses

Jornada Sustentável Ceará compõe uma das principais mobilizações de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos no oceano, mangue e praias

56
0
SHARE
Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia, marcado principalmente pelo movimento global World Clean up Day - Foto: divulgação

O Beach Park promove neste mês de setembro a Jornada Sustentável Ceará, parte de um dos principais movimentos globais de ação social de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos. As ações incluem limpeza da praia, mangue e do oceano, que acontece no sábado, dia 28, com auxílio de voluntários, pescadores e mergulhadores, além de plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do Rio Pacoti.

Com novas parcerias firmadas em 2019 com o projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, Limpa Brasil, Menos 1 Lixo, Aquasis, a Escola de Mergulhadores Mar do Ceará, a Colônia de Pescadores de Aquiraz – Z9 e a Associação Caatinga, a estimativa é aumentar para 500 o número de voluntários e realizar uma limpeza de 30 toneladas de lixo na cidade, na praia, no mar e no mangue.

Movimento global

Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia, marcado principalmente pelo movimento global World Clean up Day. Em 2018, cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países participaram do maior dia de coleta de resíduos da história. No Brasil, a mobilização é liderada pelo Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano. Na edição de 2018, o Beach Park Entretenimento, com apoio da Pordunas, contou com 300 voluntários que coletaram mais de 23 toneladas de lixo no Porto das Dunas em sete dias.

Plantio de árvores

O Beach Park também promoverá, entre os dias 23 e 27 de setembro, o plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do Rio Pacoti, que banha o estado do Ceará e deságua no mar do Aquiraz. A iniciativa terá a participação de 300 crianças das escolas públicas de Aquiraz que, além de plantar, terão aulas de educação ambiental.

Para essa atividade, o Beach Park contará com o apoio da Associação Caatinga, organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes.

Interessados em participar desta e de outras atividades da Jornada Sustentável Ceará podem se inscrever neste link.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image