Publicidade
FOHB

ABIH/RJ presta esclarecimentos sobre diárias abusivas no Rio+20

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

De acordo com denúncias feitas pelos Procons do estado do Rio de Janeiro sobre a elevação abusiva da tabela de preços de diárias e sobre a recusa na prestação de serviços hoteleiros durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), e encaminhadas ao DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, o Ministério da Justiça solicitou que representantes do setor hoteleiro prestassem esclarecimentos sobre estes assuntos.

 

Entre as entidades intimidadas pelo Ministério da Justiça estão a FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e a ABIH/RJ – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro. O comparecimento dos representantes das entidades hoteleiras no DPDC está prevista para amanhã (30/03).

 

Segundo nota do presidente da ABIH/RJ, Alfredo Lopes, enviada a imprensa, a entidade se coloca à disposição para esclarecer todas as informações pertinentes à estrutura de hospedagem oficialmente colocada à disposição da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Lopes ainda afirma que a dois meses e meio do evento, quase 12 mil quartos da hotelaria carioca estão não só reservados como contratados pelo CNO – Comitê Nacional de Organização (CNO), que inclui os 70% da oferta nos empreendimentos 5 e 4 estrelas da cidade, uma das garantias da ABIH-RJ para o sucesso da conferência. “É importante ressaltar que consideramos um sucesso esse índice de comprometimento do setor, principalmente em função da alteração da data previamente definida para realização desse grandioso evento”, completa o presidente.

 

Diante das reservas confirmadas, Lopes prevê uma ocupação próxima a 95% no período da conferência, sendo 80% dos bloqueios relacionados ao Itamaraty. Sendo que muitos eventos previamente agendados na capital fluminense foram realocados em função da mudança de data da conferência mundial de meio ambiente, alguns deles, inclusive, migraram para outros países. “Sabemos que a Rio+20 precede outros relevantes eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações já em 2013, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Conscientes dessa demanda crescente, a indústria hoteleira fluminense vem investindo não apenas em novos empreendimentos como, também, em renovações e ampliações dos hotéis já instalados, atraindo, inclusive, importantes redes internacionais para a nossa cidade que, passo a passo, retoma o direito de ser reconhecida como “maravilhosa”, pontua Lopes. 

 

Até 2016, entrarão em operação aproximadamente 10 mil novas unidades de hospedagem na capital fluminense, segundo informa a ABIH/RJ. “Estimamos ainda que cerca de 36 novos hotéis serão construídos no Estado do Rio de Janeiro até as Olimpíadas, sendo 17 deles somente na capital, com previsão de conclusão até 2014.  Só em 2011, 500 novos quartos entraram em operação. Para 2012, a previsão, segundo a Secretaria de Urbanismo do Município do Rio de Janeiro, é de que 5.800 mil novos quartos comecem a ser construídos. Vale lembrar os “esqueletos” que foram licitados e igualmente entrarão em operação nos próximos anos, como o Hotel Nacional, Paineiras e São Conrado Tourist, somando quase dois mil quartos, conclui o presidente da entidade.

 

A Rio+20 ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital fluminense. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para o evento.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA