Publicidade
Trofeu fornecedor

ABIH-RJ promove primeira edição do ProCap Costa Verde

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Abertura do ProCap Costa Verde será na próxima segunda-feira, dia 6

Em dezembro, as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí receberão pela primeira vez o ProCap – Programa de Capacitação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), voltado para os municípios do interior do estado. A inauguração oficial do programa acontecerá no dia 06/12, às 15h, no Salão de Convenções do Portobello Resort & Safari, localizado em Mangaratiba. Na programação da cerimônia de abertura, para a qual são esperadas 300 pessoas entre autoridades, profissionais e representantes do trade, está uma palestra jurídica voltada para hotelaria. Esta é a quarta região do interior do estado a receber o programa.

Publicidade
Faitec

O ProCap Costa Verde ocorrerá entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2021 e tem como objetivo promover capacitação, atualização, promoção e venda do destino desses municípios junto aos operadores do receptivo nacional e internacional, para que possam apresentar seus atrativos turísticos às agências de viagens e ao público final. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais.

Após a abertura, haverá um encontro de negócios, em que os associados, parceiros do programa e secretarias de turismo apresentarão seus produtos aos participantes, em estandes montados no mesmo salão de convenções onde ocorrerá o workshop. Para potencializar o alcance dos inúmeros produtos que serão apresentados no dia, mais de 40 agentes de viagens e operadores de receptivo da ABAV-RJ e da BITO estarão presentes em um bate volta, por meio de um ônibus disponibilizado gratuitamente pelos organizadores e parceiros do programa.

Publicidade
Onity

No roteiro turístico previsto durante o ProCap, estrategicamente selecionado pelos parceiros, os convidados visitarão os principais atrativos culturais, naturais, comerciais e gastronômicos das cidades de Angra dos Reis e Paraty, tendo Mangaratiba e Itaguaí visibilidade por meio de estandes no dia da abertura oficial do evento. Até o momento, 108 agências da capital já se inscreveram no programa, que também contará com a participação de influenciadores digitais, que evidenciarão o roteiro turístico em suas redes sociais e, com isso, darão maior visibilidade ao evento.

Fomento do turismo

A iniciativa conta com o total comprometimento das quatro secretarias de turismo dos respectivos municípios, parceria da Fecomércio RJ e apoio da Secretaria de Estado de Turismo Setur-RJ) e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), bem como das entidades privadas como o Sindicomércio da região, Paraty e Angra dos Reis C&VB, Portobello Resort & Safari, CIETH, ABAV-RJ, BITO, Viação Costa Verde, Viação Útil, Top Transfer, Paraty Tours, Barcos em Paraty e grande parte do segmento da hotelaria e empresários locais. “Estamos todos unidos e trabalhando a questão da capacitação dos gestores municipais e toda a cadeia do turismo nas regiões. Oportunidades como o ProCap são fundamentais. A região turística da Costa Verde é uma das mais procuradas pelos turistas e proporcionar um atendimento de excelência é primordial para que o turista retorne e indique o destino para seus amigos e familiares”, diz o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca. “Estamos trabalhando para fomentar o turismo em todas as regiões e municípios indutores da atividade do nosso estado. Nosso segmento foi muito afetado pela pandemia, merece essa retomada de forma estruturada e com a união da iniciativa privada e do poder público. O ProCap visa atingir não só a promoção e venda do destino mas, acima de tudo, fazer a economia local crescer gerando empregos”, afirma a superintendente da ABIH-RJ, Theresa Jansen.

Segundo ressalta o Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior“O Rio de Janeiro é a porta de entrada do turismo brasileiro. Nos últimos cinco anos, a atividade econômica do turismo na economia do Estado do Rio de Janeiro representou, em média, o dobro da média observada no Brasil, atingindo algo em torno de 4%, contra um registro próximo a 2% no âmbito nacional. E a região da Costa Verde possui uma riqueza natural e cultural pujante, que a credencia como um dos principais destinos turísticos do estado e do País. O ProCap será fundamental para o segmento e irá promover a promoção desse deslumbrante destino de viagem”.

A primeira edição do ProCap no interior do estado aconteceu em Petrópolis, na Região Serrana, e foi um sucesso; a região turística do Vale do Café recebeu a segunda edição, enquanto que a terceira foi realizada nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. O programa possibilitará a capacitação de 12 operadoras de receptivo internacional. Os projetos ocorreram nos meses de maio, de agosto e outubro, além de contar com um roteiro turístico dos principais atrativos dos municípios, incluindo atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas, e uma rodada de negócios.

Publicidade
Harus 1

A região da Costa Verde tem entre seus principais destaques o turismo. Angra dos Reis, por exemplo, é um dos cinco principais destinos do Estado do Rio de Janeiro e é apontada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 Municípios Indutores do Turismo no Brasil. Já Paraty e Ilha Grande são consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). É o primeiro local de cultura viva, e não apenas um sítio arqueológico, declarado “patrimônio misto” – cultural e natural – na América do Sul.

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA