Publicidade
Unilever

ABIH Nacional repudia entendimentos da ABIH/SP e Airbnb

A ABIH Nacional, a entidade máxima e representativa da hotelaria independente no Brasil, acaba de divulgar uma nota repudiando o memorando de entendimento assinado entre a ABIH/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo e a plataforma de reservas e locação Airbnb. Esse acordo prevê entre outras questões, a colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, com o objetivo de fomentar negócios para ambas as partes. Isso inclui inteligência de mercado a partir do intercâmbio regular de informações estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo como forma de auxílio a formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.

Publicidade
RAP Engenharia
ABIH Nacional repudia entendimentos da ABIH/SP e Airbnb

A ABIH Nacional é totalmente contra a esse acordo (Foto: Aymanejed / Pixabay)

Publicidade
Retomada do turismo

O Presidente da ABIH Nacional é taxativo em afirmar que não foi consultado sobre esse acordo e que em reunião realizada ontem pelo Conselho da entidade, houve uma unanimidade dos representantes regionais contra esse acordo.

Confira a seguir na íntegra o comunicado que a ABIH Nacional acaba de divulgar ao mercado assinado pelo seu Presidente Manoel Cardoso Linhares

“A ABIH Nacional informa que não endossa acordos unilaterais celebrados sem a sua anuência, tendo em vista que as ABIH’s estaduais devem observar as diretrizes da entidade nacional. Dentre as questões que a ABIH Nacional vem trabalhando como diretrizes, constam pleitos de interesse de toda a classe hoteleira nacional, dentre eles, os mais importantes são questões relativas ao próprio Airbnb e ao ECAD.

Publicidade
Harus

Portanto, esses assuntos de relevância nacional devem necessariamente observar o mesmo direcionamento da ABIH Nacional, que, dessa forma, não chancela acordos que visam tratar desses temas sem que os mesmos tenham obedecidos fielmente as instâncias previstas no seu estatuto, entendendo que por serem de grande relevância, com amplas discussões inclusive pelo Congresso Nacional para sua regulamentação e/ou mudanças, eles devem contar com as diretrizes e com as políticas adotadas pela ABIH Nacional.

Assim sendo, fica registrado para todos os associados e ao público de maneira geral que a ABIH Nacional não endossa o memorando de intenções firmado entre a ABIH-SP e a plataforma Airbnb.

Assim, por ser um dos temais mais relevantes da hotelaria nacional, esse assunto não poderá ser tratado de forma unilateral por qualquer associada sem a direta participação da nacional. Informamos ainda que a ABIH Nacional tem trabalhado incansavelmente para que a legislação que trata da regulamentação dessas plataformas seja apreciada pelo congresso nacional, fazendo assim Justiça e dando o tratamento isonômico às partes, evitando distorções que coloquem a hotelaria formal em desvantagem tributária em relação às referidas plataformas”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA