HOME Matérias Aconteceu Abertura do 61º Conotel e Equipotel Regional uniu diversas lideranças

Abertura do 61º Conotel e Equipotel Regional uniu diversas lideranças

270
1
SHARE
Cerca de 400 pessoas participaram da abertura do evento

Direto de Goiânia (GO) – O 61º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis e 2ª edição da Equipotel Regional teve sua cerimônia de abertura realizada na tarde desta quarta-feira (8) no Centro de Convenções de Goiânia. Após a formação dos lugares de honra no palco da cerimônia de abertura – na sua totalidade formado por lideranças renomadas dos segmentos da hotelaria e do turismo, além da presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio e do Governador do Estado, Ronaldo Caiado – foi apresentado, além do tradicional Hino Nacional, um par de temas regionais entoado por um coral de vozes.

Vários representantes políticos e de entidades estiveram na cerimônia de abertura

O Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, foi chamado a seguir para proferir o texto de abertura do evento. “Declaro aberto o 61º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel”, disse Linhares debaixo de aplausos.

Vanessa Pires Morales, Presidente da ABIH/GO em discurso

A Presidente da ABIH de Goiás, Vanessa Pires Morales, tomou a palavra em seguida. Após uma breve oração, Vanessa ressaltou a importância do evento como condutor para o desenvolvimento econômico do segmento, e o fato de ser realizado simultaneamente com a Equipotel Regional. “Buscamos sempre soluções para suprir questões da hotelaria e do turismo. O Conotel mostrará oportunidades de encontrar soluções tecnológicas que proporcionam o melhor serviço para nossos hóspedes. Hotéis autênticos com serviços inteligentes estão em alta e a escolha da unidade cada vez mais será feita por meio de aplicativos, além de outras novidades como concierges eletrônicos e robôs para alguns atendimentos, sempre buscando agilidade e segurança hoteleira em tempos de transformação digital. O Marketing digital, os nichos Pet, Infantil e 60+ serão outros temas abordados nesse evento. Reuniremos no 61º Conotel as principais tendências para a hotelaria apontadas por especialistas de renome”, afirmou a Presidente.

Parceiros fazem a diferença

Fecomercio Goias, Sesc e Senac, Marcelo Baiorc, Leopoldo da Veira Jardin, Juliana Barroso, CICOB, Sindicato de Hotéis de Goiânia, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Grupo diRoma foram alguns dos parceiros lembrados durante a fala da Presidente. “Também agradecemos ao Governador Ronaldo Caiado por nos ceder esse espaço”, completou Vanessa, estendendo o agradecimento à Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa organizadora da Equipotel Regional.

Waldir Miguel, Diretor presidente da rede Nacional Inn e seu Diretor Comercial, Daniel Santos, prestigiaram o evento

A solenidade de abertura continuou com a volta de Manoel Linhares ao palco da cerimônia. Após a lembrança de agradecimentos e saudações a um seleto grupo dos segmentos de Turismo e Hotelaria, Linhares falou sobre o próximo dia 12 de maio, Dia das Mães, sobre a importância da mídia especializada e sobre o Dia Nacional do Turismo, celebrado nesta quarta-feira (8).

Manoel Cardoso Linhares defendeu o turismo como gerador de riquezas para o País em seu discurso

Guerra pelo reaquecimento do turismo

O Presidente da ABIH também relembrou a visita ao presidente da República. “Não tenho dúvidas que ao terminar seu mandato, o presidente ainda terá a ficha limpa. Damos as boas-vindas aos novos que chegam para interagir e trocar experiência em nome de uma transformação positiva”, afirmou. “Na guerra pelo reaquecimento do Turismo, queremos contar com os empreendedores de comprometimento e as lideranças que estão  presentes como o Ministro Marcelo Álvares Antônio, que conversando comigo, demonstrou-se sabedor da situação do turismo e hotelaria brasileira. Uma das suas maiores armas chama-se humildade porque o senhor de fato, sabe abrir as portas para as entidades”, elogiou Linhares.

José Roberto Tadros: “O turismo será o último bastião que a inteligência artificial não irá ceifar, por razões diversas que dispensam comentários”

José Roberto Tadros, Presidente da CNC, tomou a posse da palavra quando, após as saudações habituais, ressaltou o problema do Brasil no turismo, que atualmente “recebe menos turistas que o Uruguai”, segundo ele próprio. “O turismo será o último bastião que a inteligência artificial não irá ceifar, por razões diversas que dispensam maiores comentários. Quem vai ser guia de turismo, quem vai trocar os lençóis, quem vai limpar os banheiros? Precisamos rapidamente – no setor de hotelaria e turismo – reduzir os déficits de empregos nos dois setores. A força do turismo brasileiro representa de 10% a 12% do PIB brasileiro, gerando três milhões de empregos formais”. De acordo com Tadros, o País recebe cerca de cinco a sete milhões de turistas por ano, “número considerado ínfimo se levarmos em conta as belezas naturais do Brasil e a ausência de ameaças comuns a outros destinos do mundo”.

Manoel Cardoso Linhares recebeu o Título Honorífico de Cidadania Goianense

Para Tadros, a segurança é um dos elementos que trará o fôlego necessário para o reaquecimento da indústria do Turismo e Hotelaria. Além disso, o líder defende os investimentos e os menores juros para os empreendedores dos dois segmentos.

Da esquerda à direita da foto, José Roberto Tadros, marcelo Álvaro Antônio, Ronaldo Caiado e Manoel Cardoso Linhares

Outro tema abordado pelo Presidente da CNC foi a problemática em torno do setor de hospedagem alternativa por meio de plataformas como o Airbnb. Tadros mencionou o esforço de líderes da hotelaria na luta pela regulamentação e tributação justa para essas plataformas, que recentemente resultou na criação de um documento com propostas para o tema, entregue para as autoridades do Governo. Tadros colocou a reforma da previdência, a reforma tributária e a manutenção do teto de gastos como compromissos “inadiáveis”.

Manoel Cardoso Linhares entregando a placa ao Ministro Marcelo Álvaro Antônio

Manoel Linhares entregou uma homenagem ao Ministro Marcelo Álvaro Antônio, em nome da ABIH Nacional. O ato antecedeu a fala do ministro, que pronunciou-se brevemente por conta de outros compromissos na Capital Federal. “Agradeço ao Manoel Linhares por todo o carinho por parte da ABIH Nacional, Vanessa Morales e José Roberto Tadros, Herculano Passos, Alexandre Sampaio, imprensa especializada e todo o trade turístico aqui presente”, iniciou ele.

Marcelo Alvaro Antônio: “O turismo está cada vez mais engajado com o Ministério do Turismo”

Novo ciclo

Para o Ministro, um novo ciclo há de ser inaugurado, segundo ele: “Um novo momento com a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Temos uma oportunidade diferente, com Bolsonaro e Guedes apresentando uma liberal economia, onde o primeiro ato, ou primeira determinação, foi identificar e eliminar as burocracias, melhorando o ambiente de negócios no País. O turismo está cada vez mais engajado com o Ministério do Turismo e com as Secretarias Estaduais. Dessa forma, avançamos com os vistos, que era um pleito tentado há mais de 15 anos no País, a Lei Geral do Turismo que moderniza e desburocratiza e, por fim, a Rota do Caminho dos Jesuítas, onde definimos em uma reunião no Mercosul, juntamente com os 30 povos das rotas jesuíticas, um produto potente para o turismo religioso no País. Há muito o que se fazer ainda, mas estamos avançando em temas urgentes como a transformação da Embratur de autarquia para agência, entre outros esforços para que o turismo supere o patamar onde já se encontra”, disse o ministro. Ele também citou o bom desempenho da hotelaria brasileira, que tem alcançado bons níveis de satisfação nas pesquisas feitas com viajantes estrangeiros.

Ronaldo Caiado em discurso

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado foi o último a tomar a palavra. Caiado fez considerações, agradecimentos e falou sobre a importância do evento como incentivador dos segmentos de turismo e hotelaria, e como mensageiros de novidades tecnológicas para a hotelaria, nivelando-a com a hotelaria de outros grandes destinos do mundo.

No final da cerimônia foram entregues placas de homenagens a vários presidentes estaduais da ABIH e representantes de entidades. Confira a seguir alguns deles.

Arthur Maroja, Presidente da ABIH/PE
Osmar Jose Vaillatti – Presidente da ABIH/SC
Luciano Carneiro e Manoel Cardoso Linhares entregando a placa a Hilder Magno de Sousa
Jose Roberto Tadros recebendo homenagem de Manoel Cardoso Linhares

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Goiânia a convite da ABIH Nacional e da Equipotel para cobrir esses dois eventos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image