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Retomada do turismo

A Internet o Grande Advento. Ou não?

Artigo de Rui Ventura* 

 

Não resta dúvida que a internet é um grande advento, nela encontramos de tudo para tudo, receitas, planilhas, especialistas, gestores, pessoas de Marketing etc. Aqui reside o grande problema, porque lá estão também os “especialistas – os gestores e as pessoas de marquetim”. Fica difícil, principalmente quando procuramos algo que queremos aprender, logo é porque não conhecemos ou conhecemos menos do que gostaríamos, separar o trigo do joio, principalmente com apresentações feitas por Profissionais de Marketing bem treinados e eficientes.

 

Procurava pela posição no Google de alguns de meus artigos quando me deparo com um desses “especialistas” anunciando a abertura de um novo curso de Revenue Management, e como sei como essa filosofia é desconhecida e mal tratada no mercado resolvi procurar o programa do curso, encontrei, e inicia assim:

 

“Objetivos”:

“Preparar os participantes para tornarem seus hotéis mais competitivos, analisando os seus concorrentes e suas estratégias de competição”.

Bem isto não é Revenue Management é como a maioria das ações de gestão hoteleira uma pequena e talvez a menor parte do RM, não que não seja importante, não que não deva ser aprimorada e discutida, mas por Amor de Deus isso é no máximo ritmo e distribuição de reservas e nunca revenue management. Mas para profissionais é só o primeiro passo para a implementação de um sistema para quem está iniciando, determinar o concorrente que nem sempre é, quase nunca, quem pensamos.

Em seguida as minhas dúvidas terminaram, diz o programa:

 

“A Quem se destina”:

“Donos e investidores de hotéis, diretores, gerentes e profissionais que já atuam na hotelaria e turismo, assim como alunos de Administração, Hotelaria, Turismo e Marketing.”

Concordo além de se beneficiarem, os novos pretendentes a profissionais vão aprender algo que não é RM, mas faz parte. Mas que é válido e necessário e uma parte efetiva do Revenue Management.

 

Por fim para ter certeza de que não estávamos lidando com Revenue Management, diz o programa:

 

“A Quem não se destina”:

“Profissionais de contabilidade e setor financeiro.”

 

Aqui está o maior atestado de ignorância que já presenciei em termos de “cursos de Revenue management”!! uma utopia inominável. Vamos ao dicionário para ver o que ele nos diz e: – (con.ta.bi.li.da. de)  sf.

 

1 – Cont.  Ciência, técnica, método e atividade de calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, entidade, instituição, pessoa física etc.

 

2 – O conjunto de livros, banco de dados e documentos de escrituração de uma entidade;

 

3 – O setor de uma empresa responsável por essa atividade;

 

4 – Fam.  Cálculo de receitas e despesas: É a mãe que faz a contabilidade da casa.

Bem certo que a contabilidade compila e registra os dados que serão usados futuramente para nossos cálculos e como Revenue Management é altamente dinâmico os dados que usamos exceto os iniciais são conseguidos antes de sua passagem pela contabilidade.

 

(fi.nan.cei.ro) a.

  1- Referente a finanças; financial. sm.

  2 – Pessoa ou empresa especialista em finanças; financista.

 3 – Responsável pelas finanças de instituição, entidade, organização etc

Isto posta só me resta admitir, “morro e não vejo tudo”.

 

Apenas um pequeno esclarecimento: quando você implementa do zero um sistema de Revenue Management a partir do 4º passo até ao 8º você lida com economia e finanças e tenho que dizer que duvido e muito que o “professor”, ou seja, lá quem for que fez esse programa saiba realmente determinar precificação. Infelizmente estamos na presença de mais um engodo lindamente apresentado na internet.

 

Uma pequena definição em meia dúzia de passos:

 

Porque o Revenue Management (a filosofia de gestão) não é para qualquer um:

·         Revenue Management é uma Cultura

·         Revenue Management é uma filosofia de

Gestão

·         Revenue Management é estatística e matemática

·         Revenue Management é uma prática diária e continua

·         Revenue Management é muito analítico e pouco comercial

·         Revenue Management é pragmatismo e assertividade

·         Revenue Management é por si só o inicio e o fim de toda a Política / Modelo de negócio Hoteleiro e como tudo tem um início, mas neste caso não tem fim.

 

 

“Esta definição que os alunos usam vem do Instituto de Ciências da Administração”. Mas quem conhece e pratica Revenue Management sabe que isso é a mais pura verdade.

 

Alguém questiona a eficácia e eficiência desta filosofia de gestão, eu a pratico há mais de trinta anos e já rentabilizei hotéis em mais de 100% em 12 meses, são exceções, mas 20 a 30% é obrigação, empresas rentáveis.

Vamos ver da eficiência desta filosofia, A Hilton a 2ª maior rede hoteleira do Mundo ensina em suas faculdades e pratica. Hoje ela tem segundo pesquisa da Top Hotel Projects, portal especializado em projetos de hotelaria em todo o mundo.

 

 

Hotéis em Op         UH’s                  Em Op.         Ht                                  em Constr.

Uh’s em Constr.

3.992                                     652.376                                               2.4953.703

 

A 3ª Maior que é a Marriott International, e que segundo consta foi a primeira que desenvolveu sistemas automatizados para implementação do Revenue Management não fica muito atrás.

 

Hotéis em OP.           UH’S em Op.                                      Hotéis em Const

UH’s em Const.

3.672                         638.793                                                  2.5165.913

 

**As estatísticas acima datam de Abril/2013.

Agora vem um “professor” dizer que Revenue Management não é para pessoas da área financeira. Por favor, não enganem as pessoas de boa fé com apresentações bonitinhas feitas por marqueteiros competentes.

Vamos terminar rendendo nossa homenagem ao Revenue Management que é:

 

A arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com base nas previsões de demanda otimizando resultados fundamentados em cálculos econômicos e financeiros e mercados que deve ser adotado por inteiro em todo ou qualquer hotel ou empresa onde o Revenue Management possa ser implementado.

 

Nossos próximos cursos já com datas e locais definidos: – Bento Gonçalves Dias 24 e 25 de Setembro – São Paulo 18 e 19 de Outubro – Fortaleza 07 e 08 de Novembro. Cursos ministrados por quem usa a filosofia de Revenue Management Pleno há mais de 30anos em três dos cinco continentes do Mundo.

*Rui Ventura é Administrador hoteleiro, atuando em consultoria plena e muito forte em Revenue Management – Contato: rui@ruiventura.com.br   

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