A Internet o Grande Advento. Ou não?

Artigo de Rui Ventura*
Não resta dúvida que a internet é um grande advento, nela encontramos de tudo para tudo, receitas, planilhas, especialistas, gestores, pessoas de Marketing etc. Aqui reside o grande problema, porque lá estão também os “especialistas – os gestores e as pessoas de marquetim”. Fica difícil, principalmente quando procuramos algo que queremos aprender, logo é porque não conhecemos ou conhecemos menos do que gostaríamos, separar o trigo do joio, principalmente com apresentações feitas por Profissionais de Marketing bem treinados e eficientes.
Procurava pela posição no Google de alguns de meus artigos quando me deparo com um desses “especialistas” anunciando a abertura de um novo curso de Revenue Management, e como sei como essa filosofia é desconhecida e mal tratada no mercado resolvi procurar o programa do curso, encontrei, e inicia assim:
“Objetivos”:
“Preparar os participantes para tornarem seus hotéis mais competitivos, analisando os seus concorrentes e suas estratégias de competição”.
Bem isto não é Revenue Management é como a maioria das ações de gestão hoteleira uma pequena e talvez a menor parte do RM, não que não seja importante, não que não deva ser aprimorada e discutida, mas por Amor de Deus isso é no máximo ritmo e distribuição de reservas e nunca revenue management. Mas para profissionais é só o primeiro passo para a implementação de um sistema para quem está iniciando, determinar o concorrente que nem sempre é, quase nunca, quem pensamos.
Em seguida as minhas dúvidas terminaram, diz o programa:
“A Quem se destina”:
“Donos e investidores de hotéis, diretores, gerentes e profissionais que já atuam na hotelaria e turismo, assim como alunos de Administração, Hotelaria, Turismo e Marketing.”
Concordo além de se beneficiarem, os novos pretendentes a profissionais vão aprender algo que não é RM, mas faz parte. Mas que é válido e necessário e uma parte efetiva do Revenue Management.
Por fim para ter certeza de que não estávamos lidando com Revenue Management, diz o programa:
“A Quem não se destina”:
“Profissionais de contabilidade e setor financeiro.”
Aqui está o maior atestado de ignorância que já presenciei em termos de “cursos de Revenue management”!! uma utopia inominável. Vamos ao dicionário para ver o que ele nos diz e: – (con.ta.bi.li.da. de) sf.
1 – Cont. Ciência, técnica, método e atividade de calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, entidade, instituição, pessoa física etc.
2 – O conjunto de livros, banco de dados e documentos de escrituração de uma entidade;
3 – O setor de uma empresa responsável por essa atividade;
4 – Fam. Cálculo de receitas e despesas: É a mãe que faz a contabilidade da casa.
Bem certo que a contabilidade compila e registra os dados que serão usados futuramente para nossos cálculos e como Revenue Management é altamente dinâmico os dados que usamos exceto os iniciais são conseguidos antes de sua passagem pela contabilidade.
(fi.nan.cei.ro) a.
1- Referente a finanças; financial. sm.
2 – Pessoa ou empresa especialista em finanças; financista.
3 – Responsável pelas finanças de instituição, entidade, organização etc
Isto posta só me resta admitir, “morro e não vejo tudo”.
Apenas um pequeno esclarecimento: quando você implementa do zero um sistema de Revenue Management a partir do 4º passo até ao 8º você lida com economia e finanças e tenho que dizer que duvido e muito que o “professor”, ou seja, lá quem for que fez esse programa saiba realmente determinar precificação. Infelizmente estamos na presença de mais um engodo lindamente apresentado na internet.
Uma pequena definição em meia dúzia de passos:
Porque o Revenue Management (a filosofia de gestão) não é para qualquer um:
· Revenue Management é uma Cultura
· Revenue Management é uma filosofia de
Gestão
· Revenue Management é estatística e matemática
· Revenue Management é uma prática diária e continua
· Revenue Management é muito analítico e pouco comercial
· Revenue Management é pragmatismo e assertividade
· Revenue Management é por si só o inicio e o fim de toda a Política / Modelo de negócio Hoteleiro e como tudo tem um início, mas neste caso não tem fim.
“Esta definição que os alunos usam vem do Instituto de Ciências da Administração”. Mas quem conhece e pratica Revenue Management sabe que isso é a mais pura verdade.
Alguém questiona a eficácia e eficiência desta filosofia de gestão, eu a pratico há mais de trinta anos e já rentabilizei hotéis em mais de 100% em 12 meses, são exceções, mas 20 a 30% é obrigação, empresas rentáveis.
Vamos ver da eficiência desta filosofia, A Hilton a 2ª maior rede hoteleira do Mundo ensina em suas faculdades e pratica. Hoje ela tem segundo pesquisa da Top Hotel Projects, portal especializado em projetos de hotelaria em todo o mundo.
Hotéis em Op UH’s Em Op. Ht em Constr.
Uh’s em Constr.
3.992 652.376 2.4953.703
A 3ª Maior que é a Marriott International, e que segundo consta foi a primeira que desenvolveu sistemas automatizados para implementação do Revenue Management não fica muito atrás.
Hotéis em OP. UH’S em Op. Hotéis em Const
UH’s em Const.
3.672 638.793 2.5165.913
**As estatísticas acima datam de Abril/2013.
Agora vem um “professor” dizer que Revenue Management não é para pessoas da área financeira. Por favor, não enganem as pessoas de boa fé com apresentações bonitinhas feitas por marqueteiros competentes.
Vamos terminar rendendo nossa homenagem ao Revenue Management que é:
A arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com base nas previsões de demanda otimizando resultados fundamentados em cálculos econômicos e financeiros e mercados que deve ser adotado por inteiro em todo ou qualquer hotel ou empresa onde o Revenue Management possa ser implementado.
Nossos próximos cursos já com datas e locais definidos: – Bento Gonçalves Dias 24 e 25 de Setembro – São Paulo 18 e 19 de Outubro – Fortaleza 07 e 08 de Novembro. Cursos ministrados por quem usa a filosofia de Revenue Management Pleno há mais de 30anos em três dos cinco continentes do Mundo.
*Rui Ventura é Administrador hoteleiro, atuando em consultoria plena e muito forte em Revenue Management – Contato: [email protected]