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A hotelaria deixou de ser um bom negócio?

Artigo de Pedro Cypriano* 

Apesar das incertezas, há sinais de recuperação no horizonte. Somos bombardeados diariamente com informações e opiniões sobre os desdobramentos da COVID-19 no setor hoteleiro. E em momentos de caos, é da natureza do ser humano sentir medo e, muitas vezes, presumir o pior e duvidar da perenidade da atividade nos próximos anos. Mas investir ou trabalhar com hotéis deixou de ser um bom negócio? Todo e qualquer empreendimento hoteleiro será impactado igualmente pela pandemia? Calma.

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Sim, fomos fortemente atingidos e ainda não sabemos por quantos meses estaremos na tormenta. No entanto, para além da catástrofe, há luz no fim do túnel. autoridades públicas. Em vez de adotar uma estratégia comum e juntar esforços para enfrentar a situação, se empenham em se dividir e atropelar iniciativas. Prever como e quanto estas variáveis combinadas entre elas vão inibir ou estimular a demanda futura é pura adivinhação. Vamos focar no concreto, na reabertura dos nossos hotéis, reativar os empregos, e voltar a acolher nossos clientes com carinho e profissionalismo.

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Hotéis econômicos e midscale na China já estão com ocupação acima de 50%

Segundo dados da STR, os segmentos econômicos e midscale são os que têm reagido mais rápido no período de recuperação, movidos pela demanda doméstica, características que representam a essência da hotelaria brasileira. Em destinos com acesso rodoviário predominante, a reação de demanda também tende a ser menos longa.

Hotelaria de lazer, próxima a centros urbanos também se recuperará mais rapidamente

Após meses enclausurados em casa, é natural que a população volte a viajar após o controle da doença. A ocupação aos finais de semana crescerá mais rápido para esse perfil de empreendimento, especialmente em empreendimentos e em destinos menos adensados.

Desempenho hoteleiro no Brasil voltará mais rápido que a média dos mercados internacionais

Em 2019, os hotéis no Brasil encontravam-se em um estágio distinto ao de grandes economias em relação ao ciclo do negócio hoteleiro. Enquanto nos EUA, por exemplo, o valor dos meios de hospedagem chegou ao ápice histórico nos últimos anos, no Brasil estávamos no início do período de recuperação, com margens de lucro muito abaixo do esperado no setor. Como a base de comparação nossa é mais modesta, é natural que voltemos ao desempenho pré-pandemia mais rapidamente. A predominância de empreendimentos econômicos e de demanda doméstica também ajuda nesse processo.

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Não quero, e não vou, minimizar os efeitos da COVID-19 sobre a hotelaria. Teremos um 2020 difícil e é provável que na média de 2021 o desempenho do setor ainda esteja abaixo de 2019. Os desafios sim são grandes e a capacidade de adaptação dos hotéis às novas exigências de consumo será fundamental, bem como o controle da doença e os seus desdobramentos econômicos.

De todas as formas, é importante ter em perspectiva o potencial de recuperação do setor. E outra peça chave para isso são as medidas de auxílio às empresas e às famílias, que apesar de ainda não ideais, estão em construção e devem permitir a manutenção da cadeia de produção e de consumo nacional. No que tange a hotelaria, as empresas e as entidades associativas estão articuladas para que novas medidas governamentais ajudem a aumentar o fôlego financeiro dos hotéis durante o período mais crítico da crise.

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Atravessaremos o ambiente de turbulência e em médio prazo encontraremos mares mais calmos novamente. Nas próximas semanas, a HotelInvest, junto a outras empresas do setor, divulgará novas análises para ajudar a entender o potencial de recuperação da hotelaria no Brasil. Contem conosco.

*Pedro Cypriano é Sócio diretor da HotelInvest, uma das mais atuantes empresas de consultoria hoteleira no Brasil. Contato: pcypriano@hotelinvest.com.br

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Um Comentário

  1. Hotelaria por causa da CLT vai sim demorar a se recuperar além do que milhares de hotéis e pousadas já fecharam suas portas fora o estrago na economia e milhões de desempregados que está para acontecer ,mau negócio hj investir em cota de hotel o mercado já estava ruim ,agora acabou de afundar principalmente por causa das Otas que tiram a lucratividade e da nossa instabilidade economica com altos e baixos

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