AconteceuMatériasÚltimas Notícias

Palestra de Giba do vôlei encerrou a 4ª edição do Top Seller Event da RCI

Direto de Mata de São João (BA) – Gilberto Amauri Godoy Filho, mais conhecido como Giba, ex-jogador de vôlei, medalhista olímpico, tricampeão mundial deste esporte e seis vezes eleito o melhor do mundo, encerrou agora há pouco a grade de palestras da 4ª edição do Top Seller Event. Este evento promovido pela  RCI — Resort Condominium International no Complexo Costa de Sauípe, em Mata de São João, na Bahia, reuniu 470 profissionais ligados a indústria de tempo compartilhado. Ele começou sua palestra lembrando sua trajetória de luta e superação. “Aos quatro meses de vida, eu tive leucemia. Aos 11 anos sofri um grave acidente no braço e levei 150 pontos que me deixaram marcas profundas, mas nunca desistiu de seus sonhos. Procurava me identificar com um esporte coletivo, sem contato e descobri o vôlei aos 13 anos de idade”, revelou emocionado Giba.

Publicidade
Ameris

E ele lembrou que após ser cortado de uma peneira de uma equipe por falta de estatura, tinha apenas 1:87m, ele procurou se superar. “Comecei a saltar 1:15 m de altura numa caixa de areia. Sabia que meu salto poderia superar a altura que faltava. Foi uma superação para ser competitivo, assim como aprender romeno para me comunicar com os familiares de minha ex-esposa. Superar deve ser a essência de quem deseja ter êxito em sua profissão”, destacou Giba.

Da esquerda a direita da foto, Armando, Carol, Juan Ignácio e Giba
Da esquerda a direita da foto, Armando, Carol, Juan Ignácio e Giba

Inovação sempre

Ele lembrou que antigamente o vôlei era jogado com a bola alta, depois passou a ser jogado com a bola rápida. “Com isto, ganhamos a medalha olímpica em cima da equipe da Rússia em 2004. Eles tinham média de altura de 2:09, mas inovamos com a bola rápida e conseguimos a vitória. Para inovar é necessário sair da zona do conforto e aprender coisas novas. Mas uma coisa certa, o individual nunca vai prevalecer sobre o coletivo”, assegura Giba. E como superação é uma de suas virtudes, ele aprendeu a falar quatro idiomas e entre eles o romeno que era a língua de sua ex esposa. Seu novo desafio agora é aprender francês, pois foi nomeado Presidente dos Atletas Mundiais e vai estar constantemente na Suíça.

Para provar que o trabalho deve ser sempre coletivo, Giba jogou alguns balões em meio ao público e a ordem era não deixar cair
Para provar que o trabalho deve ser sempre coletivo, Giba jogou alguns balões em meio ao público e a ordem era não deixar cair

Para ele deve haver um equilíbrio entre trabalho e família, ainda mais para ele que já morou em vários países, como Itália e Rússia. “Neste país eu vivi uma de minhas melhores experiências de minha vida. Peguei cinco meses menos 30 graus abaixo de zero e 59 graus na Sibéria. Se ficasse preocupado com isto e com a praia do Rio de Janeiro que estava perdendo, eu não iria render o que deveria. Todo atleta que foi para fora e ficou pensando no que estava perdendo, não ficou mais de um ano com contrato. Devemos focar naquilo que fazemos e superar as adversidades”, enfatizou Giba.

Errar, assumir e saber levantar foi abordado por Giba em sua palestra. Em 2002 ele jogava vôlei na Itália e fui suspenso por ter sido flagrado em antidoping por uso de maconha. Admitiu o erro e prometeu dar a volta por cima e voltar a servir de exemplo para os jovens. “Depois daquele ano, fui eleito seis vezes o melhor jogador de vôlei do mundo”, justificou Giba.

Da esquerda a direita da foto, Fabiana Leite, Giba, Maria Carolina e Juan Ignácio
Da esquerda a direita da foto, Fabiana Leite, Giba, Maria Carolina e Juan Ignácio

Foco necessário

E ele contou algumas experiências de concentração e foco necessário dentro de quadra de vôlei para terminar o jogo nos três a zero, pois corria o risco de alguém se machucar ou o Bernadinho coloca-los para treinar num estacionamento de um aeroporto. “Numa empresa não é diferente, pois em toda organização existe uma intermediação entre o técnico e a equipe e sempre deve existir superação e motivação. Quando você é líder do mercado, você se sente muito na zona de conforto. Derrota não é problema, porque cobrança na vitória é igual ou maior. Nós tínhamos uma frase célebre logo após as partidas de vôlei que era: Jogaram como nunca, mas perderam como sempre”, revelou Giba.

Publicidade
Tramontina
Giba mostrando com orgulho uma medalha de ouro olímpica, apos tantas suprações
Giba mostrando com orgulho uma medalha de ouro olímpica, apos tantas suprações

E ele passou um vídeo narrado pelo Chef de cozinha, Henrique Fogaça, que mostrava que: as pessoas são reconhecidas num dia, em algo que lutaram a vida inteira. Cobre de você o melhor. Corra atrás de seus sonhos. Diga sempre sim, pois eu tenho energia e foco para que nada me detenha. Vou dar o melhor de mim e atingir meus objetivos”, encerrou Giba a palestra, sendo muito aplaudido pelas 470 pessoas presentes.

Equipe da RCI comemorando osucesso do Top Seller Event logo após a palestra de Giba
Equipe da RCI comemorando o sucesso do Top Seller Event logo após a palestra de Giba

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Costa do Sauípe a convite da RCI para cobrir este evento.

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA