AconteceuÚltimas Notícias

61ª Equipotel apresenta muitas soluções em inteligência artificial

Com o avanço das soluções digitais, a IA tem revolucionado o setor e na Equipotel muitas soluções estão sendo apresentadas

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no segmento hoteleiro para reduzir custos operacionais e maximizar os serviços prestados. E uma boa mostra de soluções está sendo apresentadas por expositores na 61ª Equipotel, principal evento de hospitalidade da América Latina, que teve início na terça-feira e se encerra hoje (dia 20 de setembro) no Expo Center Norte.

Publicidade
Ameris

Com o avanço das soluções digitais, a IA tem revolucionado o setor, proporcionando uma nova era de automação, personalização e eficiência para hotéis e estabelecimentos de hospitalidade. Durante o evento, diversas empresas apresentam inovações que prometem otimizar a gestão de operações, melhorar a experiência do hóspede e aumentar a competitividade do mercado.

Entre as principais aplicações destacadas estão sistemas de IA capazes de analisar grandes volumes de dados para prever o comportamento dos hóspedes, automatizar processos como check-in e check-out, e até personalizar recomendações de serviços e experiências de acordo com o perfil de cada cliente. Essas soluções estão transformando a forma como hotéis e outros negócios do setor operam, gerando mais eficiência e possibilitando uma experiência cada vez mais conectada e personalizada para os clientes.

61ª Equipotel apresenta muitas soluções em inteligência artificial
Os robos da Alabia estão fazendo muito sucesso na Equipotel 2024

A Alabia levou para a Equipotel um robô de atendimento equipado com Inteligência Artificial, capaz de interagir diretamente com os hóspedes e decidir de forma autônoma a melhor rota para realizar suas tarefas. Essa tecnologia visa melhorar a eficiência no atendimento e agilizar a comunicação com a recepção, proporcionando uma experiência mais fluida e moderna para os clientes. O robô chama a atenção dos visitantes passeando pelo evento com folders da marca.

Publicidade
Trofeu

Atendimento automatizado

No estande da HSystem, o destaque é o ChatBot Hoteleiro, uma ferramenta de atendimento automatizado que utiliza IA para interagir com os hóspedes 24 horas por dia, garantindo atendimento imediato, dentro e fora do horário comercial, ajudando hotéis a aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente. Do outro lado da operação, a AppSistemas apresenta o HITS BI, uma evolução de sua plataforma de gestão hoteleira 100% em nuvem. A nova ferramenta integra análises de dados com Inteligência Artificial, permitindo que gestores identifiquem problemas e suas causas com mais precisão.

61ª Equipotel apresenta muitas soluções em inteligência artificial
Sistema I.A da App Sistemas

Diversas outras empresas também estão apresentando soluções baseadas em Inteligência Artificial na Equipotel 2024. Para o evento, a crescente adoção de IA no setor hoteleiro reflete a necessidade de acompanhar as demandas do mercado, proporcionando mais eficiência, sustentabilidade e inovação. A Inteligência Artificial está no centro de muitas inovações desse ano e é empolgante ver como essas tecnologias estão sendo aplicadas de forma prática para melhorar a eficiência e a competitividade dos empreendimentos”, destaca Daniel Pereira, Gerente da Equipotel.

Publicidade
Tramontina
61ª Equipotel apresenta muitas soluções em inteligência artificial
Estande da Asksuite na Equipotel 2024

Outra empresa que se destaca usando o I.A e expondo na Equipotel é a Asksuite e um dos produtos é o novo AskFlow, que permite a automação de mensagens via WhatsApp e SMS. Com essa solução, os empreendimentos se conectem aos hóspedes de forma dinâmica e personalizada. E isso inclui desde a antecipação de check-in até o envio de ofertas e informações durante a estada, a solução promete facilitar a comunicação e criar experiências únicas, aprimorando a hospitalidade com eficiência e praticidade. O AskFlow oferece uma interface simples e intuitiva, no formato drag and drop (arrastar e soltar), que permite que os hotéis configurem automações de mensagens sem complicação. Outra solução é a plataforma de atendimento omnichannel, que conecta diversos canais de comunicação, como Instagram, Facebook Messenger, chat do site e WhatsApp. A nova versão inclui melhorias na interface de atendimento e no banco de ensinamentos da IA, facilitando o processo de aprendizado do sistema para fornecer respostas mais precisas aos hóspedes.

Publicidade
Desbravador
61ª Equipotel apresenta muitas soluções em inteligência artificial
Estande da Totvs na Equipotel 2024
Publicidade
Clima ao Vivo

Soluções em I.A

Entre outras empresas que apresentam soluções em I.A está a Totvs que está apresentando em seu estande o Totvs Hotelaria Otimizador de Receitas. Esse é um sistema de gestão centralizado que integra todas as informações de disponibilidade e tarifas dos canais de venda e distribuição dos hotéis. Utilizando Inteligência Artificial, a solução permite otimizar a ocupação de quartos e maximizar a receita, fornecendo dados estratégicos para uma precificação dinâmica que acompanha a demanda, garantindo mais lucratividade para os estabelecimentos. Já a Vega I.T. trouxe para a Equipotel 2024 suas soluções tecnológicas focadas na gestão hoteleira, como sistemas de reservas online, automação de processos, análise de dados e gerenciamento de receitas. Com essas ferramentas, a empresa busca simplificar a operação de hotéis, tornando-os mais eficientes e competitivos no mercado.

61ª Equipotel apresenta muitas soluções em inteligência artificial
aga System trouxe para a feira o lançamento de uma fechadura com abertura por biometria facial

O autoatendimento também é destaque entre as novidades expostas. Saga Systems trouxe para a feira o lançamento de uma fechadura com abertura por biometria facial, trazendo mais segurança e praticidade para o setor hoteleiro. Essa tecnologia permite uma experiência de acesso mais moderna e eficiente para hóspedes, além de aumentar o controle e a proteção dos estabelecimentos. Outras empresas como a Nonius e a Autonav trouxeram ferramentas para que clientes possam navegar pelos serviços dos hotéis e restaurantes sem a necessidade de interação com outro humano.

O tema da IA também ganhou destaque nas palestras do evento, sendo amplamente discutido em painéis voltados para ESG, gestão e o futuro da hospitalidade. Especialistas enfatizaram como a IA pode contribuir para práticas mais sustentáveis e para a melhoria da gestão de empreendimentos, além de apontarem tendências que devem moldar o mercado nos próximos anos. Essas discussões demonstram que a Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira, mas uma ferramenta essencial para a evolução do setor.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA