HOME Matérias 55ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (SP) acontece em agosto

55ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (SP) acontece em agosto

148
0
SHARE
Mais de 50 grupos e manifestações folclóricas de 14 estados brasileiros participarão do evento - Foto: divulgação

A Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo (SP), promove a 55ª edição do Festival do Folclore entre os dias 3 e 11 de agosto, com entrada gratuita e reunindo mais de 50 grupos e manifestações folclóricas de 14 estados brasileiros. A expectativa é que cerca de 130 mil pessoas passem pelo evento.

A programação também inclui atividades como palestras, gincanas, oficinas de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile, peregrinações pelas ruas, dentre outros.

O espetáculo de abertura, no dia 3 de agosto, apresentará a música tema ‘Folcloresce Coração’, que faz referência ao Jubileu de Orquídea, comemorando 55 anos de festival. Mais de 400 crianças da rede municipal de ensino e artistas convidados participarão do show.

Vila Brasil

O espaço Vila contará com programação musical sertaneja. Todos os dias do evento, violeiros de Olímpia e região apresentarão canções da música caipira. No local, também serão comercializados produtos da culinária típica do interior.

Pavilhão Turístico e Cultural

O local será voltado para exposição e comercialização de artesanato regional e de outros estados, como Minas Gerais e Tocantins. No total, serão 31 estandes com 62 artesãos.

Minifestival, gincana e folclorança

O Minifestival é um evento organizado pela Secretaria de Educação e contará com apresentações de alunos da rede municipal de ensino, que representarão as danças de todas as regiões do país. O festival é aberto ao público e ocorre durante as tardes de 5 a 8 de agosto.

Realizada há 53 anos, a Gincana de Brinquedos revive os jogos e as brincadeiras infantis antigas. Já a Folclorança é uma oficina promovida pela EMEB Santo Seno, que ensina a confecção de brinquedos tradicionais, como uma forma de valorizar as raízes culturais.

Folclore na rua

Durante a semana do Festival do Folclore, os grupos participantes se apresentarão nas ruas, no comércio e em prédios públicos da Estância Turística de Olímpia com a tradicional ‘Peregrinação’. A Igreja Matriz de São João Batista também receberá a festa com uma missa em Ação de Graças. A celebração é realizada no primeiro domingo do evento com a presença dos grupos, violeiros, folias de reis e dança.

Fechando o evento, haverá o tradicional Desfile de Encerramento, realizado na Avenida Menina Moça, que servirá de palco aos grupos, entidades e clubes de serviço para o desfecho do festival.

O 55º Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com associações culturais e patrocínio de empresas.

Vista aérea do evento – Foto – divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image