4º Multipropriedade Summit inicia em Balneário Camboriú
O seminário promove discussões sobre o modelo de negócios da multipropriedade, seus impactos para a região, cases de sucesso, networking e novas oportunidades de negócios
Direto de Balneário Camboriú (SC) – Teve início agora há pouco, no centro de eventos Ocean Place em Balneário Camboriú, a quarta edição do Multipropriedade Summit. O evento que é promovido pela revista e portal Turismo Compartilhado já teve realizações nas cidades de Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). O objetivo do seminário é promover discussões sobre o modelo de negócios da multipropriedade, seus impactos para a região, cases de sucesso, networking e novas oportunidades de negócios. O evento que acontece até amanhã, quando haverá visitas técnicas tem um ciclo de palestras com temas importantes e atuais debatidos por renomados profissionais que atuam no setor da multipropriedade.
E o primeiro painel teve como tema Empreendimentos entregues da região: desafios e oportunidades. Dainara Warken, Gerente de operações da comercialização de Multipropriedade e do Costao Estaleirinho foi a moderadora desse painel que teve a participação de: Nathalia Mendes, Diretora da Brava Mundo e da Mendes Incorporadora, Diego Vailatti, CEO do Grupo Pedra da Ilha e Danilo Samezima, CEO do Grupo Oceanic / Proxy. Após a apresentação de atuação das empresas, quem iniciou o debate foi Nathália que destacou que a Brava Brava é um dos metros quadrados mais caros no Brasil. Eles estavam na dúvida de quem tipo de empreendimento a Mendes Incorporadora iria implantar. Mas através de consultas com especialistas e visita a eventos focados do setor, decidiram focar na multipropriedade ela atribui o sucesso aos parceiros. “Isso foi fundamental para diminuir os erros, mas cada dia vemos que poderia ter melhorado algo”.
Diego disse que já tinha um terreno em ferente ao Beto Carrero e estava em dúvida do que poderia implantar e começou a implantar com 102 apartamentos. Eles resolveram transformar esse hotel em multipropriedade para aprender mais sobre o modelo de negócios e depois iria aumentar a participação. “Depois de seis anos aprendemos que temos que temos que tomar cuidado na estruturação, pois envolve muitas fases. Cada setor requer um acompanhado, e uma coisa fundamental é ser uma pessoa bem dedicada ao projeto, não pode ser um braço. Tem que ter uma pessoa vivendo o projeto, assim como analisarmos o que existem no mercado para servir como modelo”, destacou Diego informando que o Grupo Pedra da Ilha tem muitos projetos em análise.
Já Danilo destacou que o modelo de negócio do Grupo Oceanic / Proxy de é um atrativo tem receita recorrente e perpétua. “Temos como premissa entregar produto de altíssima qualidade. Duas grandes dores, o funding estrutura organizacional para fazer frente parte administrativa e as vendas.
Dainara destacou que o Costão já tem um modelo consolidado de vacation e uma das premissas é ancoragem em atrativo turístico. E quem consome esse produto Nathália disse é um público bem variado, mas atrativo turístico é uma boa ancora para atrair turistas e a multipropriedade vem gerar a hospedagem. “Devemos ter um cuidado na venda, pois multipropriedade não pode ser vendido com promessa de rentabilidade. Diego disse é quanto menos aderência do público com o produto, maior é o cancelamento. Por isso, a abordagem de um público mais qualificado é fundamental. Danilo disse que Balneário Camboriu tem muito púbico regional e que o Oceanic / Proxy possui 210 pessoas envolvidos em projetos para abordar o público que visita Balneário Camboriú e região e até 150 quilômetros do empreendimento a estruturação fica mais fácil para o produto.
A abordagem do público, buscando a qualificação, também mereceu debate entre os participantes desse painel, assim como o alto do custo dos terrenos em Balneário Camboriú que inviabiliza alguns empreendimentos e os distratos desse negócio que ultrapassa dois dígitos. Multipropriedade na visão dos participantes é um bom negócio, mas deve ser muito bem pensado e planejado.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Balneário Camboriú (SC) para cobrir esse evento a convite da revista e portal Turismo Compartilhado e se hospeda no Brava Mundo Hotel Boutique .