Publicidade
Coronavirus

46ª edição da ABAV Expo Internacional tem início na capital paulista

Teve início agora há pouco no auditório Elis Regina, que faz parte do complexo do Parque de Exposições do Anhembi, na zona Norte paulistana, a 46ª edição da ABAV Expo Internacional. Realizada pela ABAV — Associação Brasileira de Agências de Viagens, a feira é considerada a mais completa e tradicional de turismo no Brasil. O evento acontece em paralelo ao 50º Encontro Comercial da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Autoridades posicionadas para ouvir o Hino Nacional Brasileiro que deu inicio a abertura do evento

A cerimônia de abertura foi concorrida e contou com a participação de vários representantes de entidades como: Geraldo Rocha, Presidente da ABAV Nacional; Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo; Sérgio Sá Leitão, Ministro do Estado da Cultura e Júnior Aprillanti, Secretário do Estado de Turismo, representando o governador Márcio França. Além deles, a Presidente da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, Tetê Bezerra; Alexandre Sampaio de Abreu, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; Vinícius Lummertz, Ministro de Estado do Turismo do Brasil e o Presidente do FORNATUR – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Leandro Marcel.

Cerca de 300 pessoas compareceram a abertura do evento

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Geraldo Rocha deu início à apresentação falando sobre os 65 anos de fundação da ABAV e exibiu um vídeo para o público contando a história da entidade de classe. “Paralelamente à nossa trajetória, temos a ABAV Expo, uma oportunidade de debates e negócios do setor. O número de inscritos é uma resposta ao momento positivo que vive o turismo. Esse é o cenário que pretendo celebrar com todos o Dia Mundial do Turismo, comemorado amanhã, dia 27 de setembro”, disse.

Geraldo Rocha: “ABAV Expo, uma oportunidade de debates e negócios do setor”

Rocha ainda comentou que na montagem do pavilhão para o evento foram contratadas 2.500 pessoas, por isso a importância do turismo para o País. “O setor é capaz de reerguer qualquer nação”, completou.

Magda Nassar: “O turismo tem um grande impacto na economia de qualquer pais do mundo”

Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA e Vice-Presidente da ABAV, subiu ao palco na sequência e falou sobre as mudanças pelas quais a sociedade passou no decorrer das décadas e como isso influencia também no turismo. Citou, ainda, números do setor pelo mundo: Paris, na França, recebeu 86,9 milhões de turistas no ano passado e os Estados Unidos tiveram uma arrecadação de US$ 210.7 bilhões em 2017. “Quando o setor do turismo vai bem em um País, impacta em 571 diferentes setores”, completou. Em um discurso empoderado, citou os baixos números de mulheres dentro do setor e completou abordando o tema eleições, e em como a época é importante para os profissionais do setor analisarem bem os candidatos.

Presidente da Embratur, Tetê Bezerra em discurso

A Presidente da EMBRATUR, Tetê Bezerra, explicou como a entidade tem buscado se reinventar. “Temos promovido campanhas focadas no universo digital que tiveram resultados significativos. Além disso, para esta edição da ABAV, A EMBRATUR promoverá rodadas de negócios com pessoas de diversos mercados pelo mundo. Precisamos transformar o turismo no Brasil em resultados efetivos de negócios. O setor deve fazer parte da plataforma central das campanhas do governo”.

Publicidade
Schipper

Leandro Marcel, Presidente do FORNATUR em discurso

O Presidente do FORNATUR, Leandro Marcel, em sua apresentação explicou sobre como o setor de turismo movimenta a economia do Brasil. “Não devemos perguntar o que o Brasil pode fazer pelo turismo e sim o que o turismo pode fazer pelo Brasil”. O Secretário Estadual de Turismo, Júnior Aprillanti, representando o governador Márcio França, deus boas-vindas aos convidados e também falou sobre a importância do turismo para a economia do País.

Sérgio Sá Leitão citou um estudo de impacto econômico do Ano Novo no Rio de Janeiro

O Ministro do Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão, refletiu sobre a evidente conexão entre o turismo e a economia criativa. “Existe um abismo entre o potencial turístico no Brasil e a realidade. Temos muito para avançar e precisamos entender a dimensão do potencial do setor”. Leitão citou um estudo de impacto econômico do Ano Novo no Rio de Janeiro (RJ) em 2017/2018, que recebeu 478 mil turistas, sendo 93 mil de estrangeiros. “O evento resultou em um impacto de quase dois bilhões de reais para um investimento de menos de R$ 30 milhões. Foram cerca de 50 mil empregos gerados diretamente”, enfatizou.

Vinicius Lummertz “Precisamos transformar o Brasil em um País eficiente”.

Vinícius Lummertz, Ministro de Estado do Turismo do Brasil, representando o atual Presidente da República Michel Temer, enfatizou que o Brasil é um país rico e não devemos temer nada. “Precisamos ‘merecer’ o Brasil. E evoluir é merecê-lo”. E completou afirmando que é necessário pensar em produtividade e investimento. “Precisamos transformar o Brasil em um País eficiente. No ano passado, a cada cinco empregos gerados, um pertencia ao turismo, que não é apenas um setor, é um universo”.

Publicidade
Saga System

Expectativa de 23 mil visitantes

A expectativa é que o evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (28), receba mais de 23 mil pessoas, entre profissionais do setor, expositores e visitantes, com mais de 1,1 marcas expositoras. Entre elas, muitos destinos nacionais e internacionais, redes hoteleiras, entidades do setor, companhias aéreas, agências e operadoras de viagens, entre outros.

Orlando de Souza (FOHB) e Alexandre Sampaio (FBHA) estiveram prestigiando a abertura do evento

Os destaques do evento deste ano envolvem diferentes áreas, passando por novas experiências sensoriais, ações culturais, novos destinos e novos temas que estão movimentando o turismo segmentado, incluindo as mais importantes áreas que englobam o setor. Políticas de vistos, temas jurídicos, espaço brainstore ABAV com momentos de interação dos autores com o público e sessões de autógrafo compõem o evento.

Ilha Corporativa da ABRACORP

A grade de programação está repleta de temas interessantes e atuais, para atualizar o público visitante. Haverá o 50° Encontro Comercial BRAZTOA e outros eventos paralelos, como a 2ª edição do Congresso de Direito Aplicado à Hotelaria e ao Turismo da OAB/ SP – Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. O Vila do Saber também é um dos destaques desse evento, que contará com seis arenas (Conexão, Gestão, Painéis, Segmentação, Tecnologia e Transformação).

O espaço Vila do Saber é onde acontecerão grandes palestras

Publicidade
RAP Engenharia