HOME Matérias Aconteceu 46ª edição da ABAV Expo Internacional tem início na capital paulista

46ª edição da ABAV Expo Internacional tem início na capital paulista

81
0
SHARE
Várias autoridades estiveram prestigiando a abertura do evento

Teve início agora há pouco no auditório Elis Regina, que faz parte do complexo do Parque de Exposições do Anhembi, na zona Norte paulistana, a 46ª edição da ABAV Expo Internacional. Realizada pela ABAV — Associação Brasileira de Agências de Viagens, a feira é considerada a mais completa e tradicional de turismo no Brasil. O evento acontece em paralelo ao 50º Encontro Comercial da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Autoridades posicionadas para ouvir o Hino Nacional Brasileiro que deu inicio a abertura do evento

A cerimônia de abertura foi concorrida e contou com a participação de vários representantes de entidades como: Geraldo Rocha, Presidente da ABAV Nacional; Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo; Sérgio Sá Leitão, Ministro do Estado da Cultura e Júnior Aprillanti, Secretário do Estado de Turismo, representando o governador Márcio França. Além deles, a Presidente da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, Tetê Bezerra; Alexandre Sampaio de Abreu, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; Vinícius Lummertz, Ministro de Estado do Turismo do Brasil e o Presidente do FORNATUR – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Leandro Marcel.

Cerca de 300 pessoas compareceram a abertura do evento

Geraldo Rocha deu início à apresentação falando sobre os 65 anos de fundação da ABAV e exibiu um vídeo para o público contando a história da entidade de classe. “Paralelamente à nossa trajetória, temos a ABAV Expo, uma oportunidade de debates e negócios do setor. O número de inscritos é uma resposta ao momento positivo que vive o turismo. Esse é o cenário que pretendo celebrar com todos o Dia Mundial do Turismo, comemorado amanhã, dia 27 de setembro”, disse.

Geraldo Rocha: “ABAV Expo, uma oportunidade de debates e negócios do setor”

Rocha ainda comentou que na montagem do pavilhão para o evento foram contratadas 2.500 pessoas, por isso a importância do turismo para o País. “O setor é capaz de reerguer qualquer nação”, completou.

Magda Nassar: “O turismo tem um grande impacto na economia de qualquer pais do mundo”

Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA e Vice-Presidente da ABAV, subiu ao palco na sequência e falou sobre as mudanças pelas quais a sociedade passou no decorrer das décadas e como isso influencia também no turismo. Citou, ainda, números do setor pelo mundo: Paris, na França, recebeu 86,9 milhões de turistas no ano passado e os Estados Unidos tiveram uma arrecadação de US$ 210.7 bilhões em 2017. “Quando o setor do turismo vai bem em um País, impacta em 571 diferentes setores”, completou. Em um discurso empoderado, citou os baixos números de mulheres dentro do setor e completou abordando o tema eleições, e em como a época é importante para os profissionais do setor analisarem bem os candidatos.

Presidente da Embratur, Tetê Bezerra em discurso

A Presidente da EMBRATUR, Tetê Bezerra, explicou como a entidade tem buscado se reinventar. “Temos promovido campanhas focadas no universo digital que tiveram resultados significativos. Além disso, para esta edição da ABAV, A EMBRATUR promoverá rodadas de negócios com pessoas de diversos mercados pelo mundo. Precisamos transformar o turismo no Brasil em resultados efetivos de negócios. O setor deve fazer parte da plataforma central das campanhas do governo”.

Leandro Marcel, Presidente do FORNATUR em discurso

O Presidente do FORNATUR, Leandro Marcel, em sua apresentação explicou sobre como o setor de turismo movimenta a economia do Brasil. “Não devemos perguntar o que o Brasil pode fazer pelo turismo e sim o que o turismo pode fazer pelo Brasil”. O Secretário Estadual de Turismo, Júnior Aprillanti, representando o governador Márcio França, deus boas-vindas aos convidados e também falou sobre a importância do turismo para a economia do País.

Sérgio Sá Leitão citou um estudo de impacto econômico do Ano Novo no Rio de Janeiro

O Ministro do Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão, refletiu sobre a evidente conexão entre o turismo e a economia criativa. “Existe um abismo entre o potencial turístico no Brasil e a realidade. Temos muito para avançar e precisamos entender a dimensão do potencial do setor”. Leitão citou um estudo de impacto econômico do Ano Novo no Rio de Janeiro (RJ) em 2017/2018, que recebeu 478 mil turistas, sendo 93 mil de estrangeiros. “O evento resultou em um impacto de quase dois bilhões de reais para um investimento de menos de R$ 30 milhões. Foram cerca de 50 mil empregos gerados diretamente”, enfatizou.

Vinicius Lummertz “Precisamos transformar o Brasil em um País eficiente”.

Vinícius Lummertz, Ministro de Estado do Turismo do Brasil, representando o atual Presidente da República Michel Temer, enfatizou que o Brasil é um país rico e não devemos temer nada. “Precisamos ‘merecer’ o Brasil. E evoluir é merecê-lo”. E completou afirmando que é necessário pensar em produtividade e investimento. “Precisamos transformar o Brasil em um País eficiente. No ano passado, a cada cinco empregos gerados, um pertencia ao turismo, que não é apenas um setor, é um universo”.

Expectativa de 23 mil visitantes

A expectativa é que o evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (28), receba mais de 23 mil pessoas, entre profissionais do setor, expositores e visitantes, com mais de 1,1 marcas expositoras. Entre elas, muitos destinos nacionais e internacionais, redes hoteleiras, entidades do setor, companhias aéreas, agências e operadoras de viagens, entre outros.

Orlando de Souza (FOHB) e Alexandre Sampaio (FBHA) estiveram prestigiando a abertura do evento

Os destaques do evento deste ano envolvem diferentes áreas, passando por novas experiências sensoriais, ações culturais, novos destinos e novos temas que estão movimentando o turismo segmentado, incluindo as mais importantes áreas que englobam o setor. Políticas de vistos, temas jurídicos, espaço brainstore ABAV com momentos de interação dos autores com o público e sessões de autógrafo compõem o evento.

Ilha Corporativa da ABRACORP

A grade de programação está repleta de temas interessantes e atuais, para atualizar o público visitante. Haverá o 50° Encontro Comercial BRAZTOA e outros eventos paralelos, como a 2ª edição do Congresso de Direito Aplicado à Hotelaria e ao Turismo da OAB/ SP – Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. O Vila do Saber também é um dos destaques desse evento, que contará com seis arenas (Conexão, Gestão, Painéis, Segmentação, Tecnologia e Transformação).

O espaço Vila do Saber é onde acontecerão grandes palestras
SHARE