HOME Matérias Aconteceu 31º Encatho & Exprotel é aberto com tradicional cerimônia em Florianópolis (SC)

31º Encatho & Exprotel é aberto com tradicional cerimônia em Florianópolis (SC)

Evento acontece até a próxima quinta-feira (26), reunindo profissionais do setor, especialistas, soluções e ferramentas

210
0
SHARE
Descerramento da fita de abertura do evento

Direto de Florianópolis (SC) – Terminou agora há pouco a solenidade de abertura da 31ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, evento promovido pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) no Centrosul, situado na capital catarinense. Até o dia 26 de julho, o encontro reunirá profissionais do turismo e hotelaria, expositores e especialistas sob o tema “Pessoas e Tecnologia na Hotelaria”.

Estiveram na mesa de honra da solenidade o Presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti; Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional; Valdir Walendowski, Presidente da SANTUR; Alexandre Sampaio (FBHA); Bruno Breithaupt (Presidente da Fecomércio); Soraya Tonelli (Coordenadora Regional do Sebrae em Florianópolis); Eduardo Lopes; Vinicius de Luca Filho (Secretário de Turismo de Florianópolis); Edson Ziolkowski (ex-Presidente ABIH/SC); Estanislau Bresolin, (FHORESC); Samuel Rabelo Koch (Conselho Deliberativo ABIH/SC) e Ilton Tarnovski (Vice-Presidente da Altenburg, representando expositores da Exprotel).

A abertura do ENCATHO – EXPROTEL 2018 reuniu várias autoridades e representantes de entidades

Osmar Vailatti destacou a presença das autoridades e saudou os ex-presidentes da entidade regional em Santa Catarina pela contribuição para a construção da história da entidade. “Além de ser um grande desafio para a diretoria atual diante das dificuldades econômicas do país, seguimos trabalhando para que seja o palco de discussões e apresentação de soluções para fortalecer o setor. O evento constitui para a hotelaria, onde estamos caminhando em direção ao que o mercado espera”, declarou.

“Pessoas & Tecnologia” é o tema que regirá as discussões que possam melhorar e elevar a hotelaria catarinense. Informações valiosas serão trazidas por mais de 60 especialistas em temas como, manuteção, sustentabilidade na hotelaria, a importância do Cadastur, capacitação dos profissionais, o fórum A&B, a sucessão familiar, aspectos humanos na operação, avanços na tecnologia de vendas e a palestra Magna ‘Pessoas e Tecnologia’.

Nesta edição estão programados: 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira; Encontro Estadual da ABRAJET-SC;  Seminário Interfaces Hoteleiras, Seminário Tá na Mesa com Senac, Momento Hoteleiro; Avanços na Tecnologia de Vendas e Aspectos Humanos na Operação.

Osmar José Vailatti, Presidente da ABIH da Santa Catarina

Serão realizados painéis com os temas: Tecnologia da Comunicação a serviço do Comercial do Hotel;  Sucessão Familiar;  “O Sul é meu Destino”; Tecnologia e Sustentabilidade na Hotelaria;  entre outros.   Ao todo, serão sete eventos paralelos e mais de 60 especialistas de diversos estados do Brasil compartilhando seus conhecimentos e experiências no assunto.

“Estamos esperançosos que o evento irá produzir resultados promissores para o crecsimeto da hotelaria. Crescer e qualificar-se é um imperativo da vida. Precisamos estar atentos e qualificados, investindo em tecnologia para esperar hóspedes que sustentam e alavancam os bons equipamentos turísticos. Temos a obrigação de sermos os melhores”, completou Vailatti.



Potencial do segmento

Soraya Tonelli trouxe em seu discurso dados do Sebrae, que registrou crescimento de 8,6% das empresas no setor turístico, movimentando 13,2 mil empresas em diversas áreas correlatas. O Sebrae tem estruturado planos de adequação às legislações do setor para pequenas empresas e atuado na serra catarinense com fomento ao setor com um programa de identificação de ícones gastronômicos regionais, tendo o enoturismo como âncora.

Bruno Breithaupt, Presidente da Fecomércio Santa Catarina em discurso

O Presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt destacou que o turismo representa 13% no PIB de Santa Catarina, um indicativo da riqueza que o setor tem para o crescimento econômico do estado. “Nós geramos 120 mil empregos diretos pelo turismo em Santa Catarina, um setor propulsor no estado. Reconhecemos que para explorar este potencial, temos que investir em mudanças estruturais para o turismo, como modernização de equipamentos; trabalho conjunto de entidades que desenvolvem a preocupação com o desenvolvimento do turismo de SC; solução para sazonalidade, entre outros”, disse.

Em seguida, Alexandre Sampaio declarou que o evento vai agregar valor e trazer informações que fomentarão o setor. Ele pontuou em seu discurso que a CNC acaba de fechar uma parceria com a Cielo para trazer um sistema de aquisição de dados que irão ajudar a hotelaria, com retrato da empregabilidade no Brasil. “A entidade também concluiu, com a assinatura dos 22 associados, uma colocação dos pleitos aos presidenciáveis. Precisamos marcar a posição do turismo para que a partir do próximo ano ele seja tratado com a devida importância, para que façamos a diferença”.

Representando o Ministério do Turismo, Valdir Walendowski, Presidente da SANTUR, disse que a ABIH de Santa Catarina vem demonstrando de forma correta e objetiva o trabalho que a hotelaria do estado tem feito para impactar o setor em todo o País. “Dentro do composto turístico, sem hotelaria, não teríamos a força do turismo de Santa Catarina. O tema que foi colocado é super importante, pois até certo tempo não se falava em tecnologia. Não podemos mais deixar de tê-la ao nosso lado”, pontuou Walendwski.

Valdir Rubens Walendowsky, Presidente da Santur – Santa Catarina Turismo

O Presidente da Santur também destacou que os investimentos no Aeroporto de Florianópolis e a nova atração do Beto Carrero World como pontos de incremento no turismo catarinense.

Finalizando os discursos, Manoel Linhares reiterou que este é um importante encontro de negócios e empreendedorismo, e que sabe dos desafios que é promover um evento deste porte. “O turismo representa 10,4% do PIB mundial, gerando 13 milhões de vagas de trabalho ao ano. Esses dados da OMT (Organização Mundial do Turismo) são indicativos do crescimento do segmento. Com isso, o setor deve injetar 19 milhões de reais na economia brasileira em alguns anos. Vamos avançar com a desburocratização e com políticas de taxação inteligentes”, declarou. Para ele, com o trabalho da iniciativa privada e ações públicas, o setor vai conseguir se desenvolver.

Alexandre Sampaio , Presidente da FBHA na abertura do 31º Encatho & Exprotel

Feira de soluções

Além de uma ampla grade programação, o evento conta com a tradicional feira de produtos e serviços para o turismo e a hotelaria – EXPROTEL. Uma oportunidade de ter contato direto com as grandes empresas do segmento, conhecer novas tecnologias, conferir os principais lançamentos do setor e adquirir produtos e serviços com preços e condições diferenciados, exclusivos para o evento. A feira também possui entra gratuita e funciona das 13h às 20h.

Ao todo foram comercializados 86 espaços. Entre as marcas já confirmadas estão: Agemed, Água Santa Rita, Altenburg, AskSuite, Assa Abloy, Astech, Básico Aroma, Cadastur, Café 3 Corações, Check-In, Desbrador, Dormakaba, Dutotec, EBGE, Expresso Polar, Fast2Pay, Fecomércio, Frontherm, Gazin, Goedert Higiene, Grupo Diretiva, Grupo Seven, Harus, Hmax, Hoteis Centro, Hsystem, Infraspeak, Joy Brinquedos, Kombo, Lavasul, Masterline, MSGRAFIK, Multform, Multiplica Cartões, Onity, Onix, Ortobom, Panther, Pavanny, Probel, Realgen’s, Rentv, Reviewr, Rod Car, Sancapel, SANTUR, Senac, Sesc, Silbeck, Swiss Education, Tapetes & Pisos, Teka, Toalhas Florence, Tomberlin, Trio Card, Troca de Diárias, Universo Móveis e Wier.

Publico de abertura do ENCATHO 2018

Personalidades ilustres de turismo

A cerimônia contou ainda com homenagem à personalidade feminina do setor. Margot Rosenbrock Libório foi destaque pelos trabalhos promovidos na esfera turística, atuando nas diretorias do Convention Bureau de Balneário Camboriú e entidades de promoção turística.

Ilton Rogério Tarnovski, Vice-presidente da Altenburg foi o homenageado em nome dos fornecedores da EXPROTEL

A personalidade masculina homenageada foi o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que receberá a placa em evento que ocorrerá ainda esta semana.

Também foram homenageadas as seguintes entidades: SEBRAE, Santur, BRDE e Altenburg.

A redação da Revista Hotéis cobre o evento a convite da ABIH-SC e se hospeda no hotel Faial Prime Suítes.

Confira na galeria de imagens alguns dos momentos do evento.