2º Salão de Turismo dos Campos Gerais tem início em Ponta Grossa (PR)
Direto de Ponta Grossa (PR) – Foi aberta agora há pouco no piso cobertura do Shopping Palladium Ponta Grossa, a 2ª edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais que contou com a presença da Prefeita em exercício de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt, de Vagnilda Mirassi, Presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, do Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenez, de Cíntia Capri, Presidente da AdeTur Campos Gerais, entre outras autoridades. O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais é uma realização da AdeTur Campos Gerais – Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae/PR e apoio de diversas entidades, como a Fecomércio/PR. Na abertura do evento, foi apresentado o Cicloturismo – Rota dos Campos Gerais. Um grupo de participantes que pedalam por Ponta Grossa e outras cidades vizinhas visitando pontos turísticos estavam presentes com suas bicicletas.
De acordo com Cintia Capri, Presidente da AdeTur, “O Salão de Turismo dos Campos Gerais serve para consagrar o turismo regional, mostrar as empresas que enxergam a atividade como importante para a economia local, que acreditam no turismo como ferramenta de projeção de marca e querem fazer parte do desenvolvimento da região neste segmento com reflexos em diversos setores da sociedade. Nossa expectativa é que cerca de 7 mil pessoas estejam o Salão, número 15% superior a edição 2015”, prevê Cintia.
Destaques do salão
Alguns lançamentos são destaque, como do 1º Encontro Sul Brasileiro de Cicloturismo que deverá acontecer no próximo ano em Ponta Grossa e do Passaporte Paraná Turístico. A Professora Doutora Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas vai lançar o livro Turismo e Gastronomia na Região dos Campos Gerais. Já, entre as palestras, os destaques ficam para: Quebrando paradigmas! Esqueça tudo que você achava que sabia sobre MKT Digital, Importância das empresas organizadoras de eventos em um destino turístico e Projeto Arqueotrekking- Roteiros Arqueológicos. As palestras acontecem no Bureau de Negócios, possuem inscrição e são gratuitas.
Outra importante ação foi o lançamento do Passaporte Turístico – PARANATUR. A peça promocional é uma forma de estímulo para os turistas paranaenses conhecerem de forma prioritária as atrações e locais de interesse turístico de quatro regiões turísticas do Estado. “O Passaporte é um instrumento para nós podermos divulgar, promover e incentivar a comercialização de novos produtos turísticos. O nosso desafio nos últimos dois anos foi o de trazer alternativas para os destinos já tradicionais como Foz do Iguaçu, Curitiba e Ilha do Mel. Neste contexto, nós trabalhamos inicialmente com quatro regiões turísticas.”, afirmou o Professor Jacó. Ele lembra que o Paraná tem 14 regiões turísticas e com a criação do passaporte, o turista terá a oportunidade de receber informações das regiões Campos Gerais, Corredores das águas, Terra dos Pinheirais e Vales do Iguaçu.” O trabalho será ampliado de forma a atingir as demais regiões o mais breve possível”, assegurou o Presidente da PRTUR.
Ainda no Bureau de Negócios, espaço proporcionado pelo PGCG CVB e Sebrae, acontecem apresentações de cases de sucesso, como do Projeto ALI Turismo e do Selo de Qualidade no Turismo. Além disso, acontece uma rodada de crédito com instituições financeiras da região e reunião do G11. Já no palco central, o público poderá assistir diversas apresentações culturais, como o Natal de Bento, Coro da Cidade de Ponta Grossa e Carnaval de Tibagi.
O Espaço Gastronômico é outro destaque da programação ao oferecer diversos pratos degustação, como o Escondidinho de Batata Baroa e Pernil Suíno, oferecido pela Sandu-it, e aulas-show, como “Hambúrguer e molhos: combinações, ponto e finalização”, atividades promovidas pela Rede Gastronômica dos Campos Gerais.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Ponta Grossa através da empresa Princesa dos Campos a convite da comissão organizadora do evento e se hospeda no Hotel Planalto
Confira a seguir como foi montado mais alguns estandes.