2º dia da WTM 2018 é marcado por corredores e sessões lotadas
No total, 109 buyers e 336 expositores participaram da agenda, somando, quase dois mil e mais de seis mil reuniões

O segundo dia da WTM Latin America que está acontecendo no Expo Center Norte na capital paulista, teve um bom movimento e foi marcado por uma agenda entre buyers e expositores numa rodada de negócios. No total, 109 buyers e 336 expositores participaram da agenda, somando, quase dois mil e mais de seis mil reuniões, respectivamente. As interações se somam ao intenso programa da WTM Latin America, que termina hoje.
Ao lado desta, outras quatro sessões de Speed Networking foram realizadas durante o dia, se somando ao Programa Turismo Corporativo. Entre outros temas, a agenda corporativa realizada na Corporate Travel Area contou com a capacitação da Academia GBTA, realizada por Vinícius Luz, Presidente da GBTA Brasil, a partir de quatro módulos que apresentaram os principais elementos do gerenciamento de viagens.
Paralelamente às sessões de Speed Networking, foram realizados palestras e seminários que reuniram dezenas de pessoas. É o caso da apresentação de Tiago Tomazella, coordenador-geral de Marketing Digital da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, que apresentou uma das grandes novidades do dia: uma plataforma de marketplace voltada para a indústria e que deve estar ativa em até um mês. “Dentre o pool de ferramentas voltadas para o turismo, esta, com o foco no B2B, busca integrar as pontas e impulsionar ainda mais as vendas”, disse o executivo.

No Inspire Theatre, uma das palestras mais esperadas desta quarta-feira, foi ministrada por Nathalia Lacava, Client Solutions Manager do Instagram, que falou sobre usabilidade da rede social para a alavancagem de negócios e o aumento do número de vendas por meio dos recursos disponibilizados pela ferramenta. Segundo Nathalia, o Instagram é uma plataforma “inspiracional” que gera ação. “Para se ter uma ideia, dois em cada cinco brasileiros já realizaram alguma compra inspirados por posts do Instagram”, ressaltou a executiva.

Focada em empresas de pequeno e médio portes de tecnologia aplicada ao turismo, a programação do Travel Tech Theatre também foi bastante prestigiada. Um dos primeiros temas foi trazido por Dolores Piñeiro, diretora geral da Oficina Revenue. “Revenue Management é vender o produto certo, ao cliente certo, no momento certo e ao preço certo”, destacou. No mesmo espaço, Gabriella Otto, sócia da GO Consultoria, apresentou o tema “Smart Travel – como a tecnologia está transformando a indústria de viagens”. Com promessa de não “chover no molhado”, a palestrante fez um paralelo entre tecnologia e a humanização do trabalho, destacando a velocidade na qual as pessoas mudam de hábitos, costumes e a forma de fazer as coisas, principalmente viajar.
Corredores cheios e novidades
Com corredores lotados, a WTM Latin America também foi palco de muitas novidades de destinos e produtos. Entre os destinos, Ilhabela, que participa pela primeira vez do evento, lançou sua marca turística, fruto de seu planejamento estratégico para o ano e que pretende colocar a cidade entre os principais roteiros litorâneos do Brasil. Trata-se da campanha “Ilhabela, vida natural”, que demandará investimentos de R$ 400 milhões em infraestrutura turística nos próximos anos, especialmente em parques e convenções.

Já a Tailândia divulgou o número de visitantes brasileiros em 2017: foram 78 mil turistas, o que representa crescimento de 15% em relação a 2016. Já o vizinho Peru, representado pela Promperú – Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, teve sua participação marcada por lançamentos no turismo de aventura, luxo, religioso e LGBT, além da campanha “Peru, o País Mais Rico do Mundo”, que chama a atenção pela riqueza que o país oferece no que diz respeito a vivências nestas áreas.

Entre as empresas participantes, a Schultz, uma das mais tradicionais operadoras brasileiras, destacou seus projetos Small Groups e Europamundo. A empresa participa da WTM Latin America na Tour Operators Area, onde também está localizada a TravelPlan Internacional, que vê o evento com grande otimismo. “A WTM é a primeira feira do calendário brasileiro em São Paulo, que é o motor do mercado nacional. A gente tem expectativa de seguir crescendo com o evento e estamos muito contentes com estes dois dias”, diz Marlene de Souza, da TravelPlan.