23º Encontro da Hotelaria encerrou com sucesso
O SESC Araxá recebeu o evento que teve palestra abordando como a gastronomia impacta o turismo e servido um mexidão mineiro
Direto de Araxá (MG) – Depois de um dia intenso de muitas palestras ontem no Grande Hotel e Termas de Araxá , o 23º Encontro da Hotelaria muda de casa hoje. Está no SESC Araxá onde aconteceu uma palestra abordando o tema gastronomia uma receita para o desenvolvimento do turismo.
O concorrido evento contou com a participação de Alexandre Sampaio, Presidente da FHBA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, além de representantes do SESC e autoridades públicas de Araxá. Essa palestra foi ministrada por Chef Edson Puiati que é Diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac/MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira.
Gastronomia consolida o turismo
De acordo com o Chef Puiati, a gastronomia tem se consolidado como importante vetor para o desenvolvimento turismo de Minas Gerais. “Teoricamente, o turismo gastronômico alinha-se aos conceitos de turismo cultural e de experiência, ao promover a interação dos visitantes com modos de produção, ingredientes e saberes locais. A imersão na cultura alimentar de uma região cria uma forma de turismo que não apenas enriquece a vivência do visitante, mas também preserva e valoriza o patrimônio imaterial da localidade”, destacou Puiati.
Ele ressaltou em sua palestra que o turismo gastronômico contribui para o desenvolvimento regional, gerando novos empregos, incentivando o empreendedorismo e preservando práticas tradicionais. “A oferta gastronômica de um destino torna-se um produto turístico diferenciado, capaz de atrair públicos com interesses específicos, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável da região”, mencionou Puiati.
No âmbito acadêmico, ele lembrou que a gastronomia é um elemento central do turismo e está alinhada às discussões sobre o consumo contemporâneo, que valoriza experiências autênticas e personalizadas. “A comida é entendida como um veículo de comunicação cultural, onde os turistas buscam vivências significativas que envolvem não apenas o paladar, mas também uma imersão sensorial e histórica no local visitado”.
E finalizando sua palestra, Puiati enfatizou que o turismo gastronômico traz implicações relevantes para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável, ressaltando a importância de estratégias que integrem cultura, economia e preservação ambiental. “Dessa forma, as tradições alimentares locais não apenas são promovidas, mas também protegidas e perpetuadas como parte do patrimônio cultural de uma região”, concluiu.
Mexidão mineiro
Após sua palestra, o Chef Edson Puiati preparou um mexidão mineiro, com muita pururuca e carne de porco e contou com a participação dos chefes do Senac/MG, Moisés Gonzaga e Donizete Damasceno com apoio dos alunos Cristiane Fontoura, e Glicilene Ananaias. E enquanto os convidados se deliciavam da paella mineira, em que teve muita pururuca e carne de porco, teve um show mais que especial com os músicos Rodrigo e Marilton Borges, pai e filho. Eles apresentaram um repertório em homenagem aos 50 anos do movimento musical Clube da Esquina. No repertório, teve clássicos como “Paisagem da Janela”, “Um Girassol da Cor do seu cabelo” e “Maria, Maria”. Com arranjos para teclado, violão de aço e voz, o show mescla intimidade e vigor do Clube da Esquina, que marcou uma geração.
O Encontro da Hotelaria tem a Revista Hotéis como Media Partner, sendo promovido pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Nesta 23ª edição contou com o apoio da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, da Fecomércio/MG Sesc Senac, do Sindcomércio de Araxá, da Associação Comercial e Industrial de Araxá, do Araxá Convention & Visitors Bureau, do IGR Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra e da Prefeitura de Araxá.