OpiniãoÚltimas Notícias

2022 será o grande ano do turismo no Brasil

Artigo de André Luiz Garcia Ladeira* – Em meio aos desafios enfrentados pelos diferentes setores produtivos brasileiros, o segmento hoteleiro está entre os que mais se prepararam para uma forte retomada em 2022. Esse crescimento se consolidou no segundo semestre de 2021 e deve se manter esse ano, apesar do aumento dos casos variante Ômicron no País. Temos visto pelo mundo, a constatação de que a variante se mostra mais contagiosa, mas menos letal, o que deixa os turistas mais confiantes. Outra notícia importante para o turismo é que o número de novas mortes vem diminuindo no planeta, segundo o recente boletim da OMS divulgado em janeiro.

Publicidade
Harus

E não podemos negar que parte desse otimismo vem dos avanços que foram conquistados até aqui. Ao avaliarmos as inúmeras perdas emocionais e também econômicas causadas pela pandemia, vislumbramos os inúmeros desafios que ainda estão por vir. As pessoas se privaram da companhia uma das outras e no caso do setor de turismo, por exemplo, a ausência do lazer, de novas experiências e contatos com a cultura, ainda que pelo Brasil, causam uma grande demanda, especialmente no mercado interno brasileiro. Além disso, soma-se como fator positivo o avanço da vacinação contra a COVID-19.

Porém, mais do que obedecer aos decretos, o setor hoteleiro tem de fato aplicado os protocolos sanitários, atendendo de forma positiva uma demanda crescente, mas sem decepcionar o turista que decidiu viajar. O cancelamento do Carnaval de rua em algumas cidades, também não deve afetar os planos dos turistas, que tem observado de perto o cuidado e protocolos seguidos nos hotéis, um trabalho baseado em orientação e realizado antes mesmo da compra de hospedagens. Por isso, a tendência é de crescimento, principalmente nos primeiros meses do ano.

2022 será o grande ano do turismo no Brasil
A WAM Group chegou à casa dos R$1,5 bilhão em crescimento, apenas em 2021
Publicidade
Clima ao Vivo
Demanda de viagens

Dados da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontaram, por exemplo, que para arcar com tamanha demanda de pessoas dispostas a viajar, mais de 478,1 mil novos postos de trabalho devem ser gerados promovendo a retomada de crescimento. É o turismo cumprindo o seu papel de sempre, fomentando e auxiliando a economia de um País.

Dentro deste cenário, destaco ainda a multipropriedade. O segmento está ligado diretamente ao turismo, mas felizmente foi na contramão da crise ano passado e se tornou um dos poucos que conseguiram o crescimento ou mesmo se manter em alguns casos. As marcas seguem investindo. A WAM Group, por exemplo, hoje emprega mais de 4 mil pessoas em 15 destinos turísticos pelo País. Além disso, chegou à casa dos R$1,5 bilhão em crescimento, apenas em 2021, o que reafirma a retórica.

Publicidade
Ameris
2022 será o grande ano do turismo no Brasil
Essa imagem do estudo da Caio Calfat Real Estate Consulting retrata bem o crescimento da multipropriedade no Brasil nos últimos cinco anos (Foto: Divulgação/Caio Calfat)
Publicidade
Desbravador
Cenário favorável da multipropriedade

Outra confirmação vem do relatório: “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades 2021“, elaborado pela Caio Calfat Real Estate Consulting. O documento apontou um crescimento desse mercado nos dois últimos anos de cerca de 17,36% no VGV Projetado e 17,43% em número total de empreendimentos. Antecipando a evolução dos novos hábitos de consumo na hotelaria, as marcas devem estar preparadas também para um novo olhar por parte do consumidor, mais crítico e mais exigente diante dos serviços prestados. No meu ponto de vista, alguns itens devem sobressair e ganhar mais atenção. Sem abandonar a experiência e o atendimento humanizado, o uso da tecnologia se fará cada vez mais protagonista, proporcionando desde informações personalizadas, formatos de compra online ao check-in. Também vislumbramos a exigência de um ambiente ainda mais higiênico e controlado sanitariamente, além de uma atuação sempre amparada na sustentabilidade, independente da legislação. A sua marca está preparada? Caso não, é bom começar porque a retomada do setor de turismo já está acontecendo e quem não inovar, ficará para trás.

* André Luiz Garcia Ladeira é Sócio da WAM Group , um dos mais atuantes do segmento de propriedade compartilhada no Brasil

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA