OpiniãoÚltimas Notícias

2020, o ano que ainda não acabou – Artigo de Caio Calfat

Artigo de Caio Calfat*

Há um ano não se imaginava o tamanho da onda que enfrentaríamos – e que continuamos enfrentando. Apesar de nossa tradicional resiliência tupiniquim, forjada durante as sucessivas crises políticas, sociais, econômicas e de credibilidade que vimos enfrentando durante décadas, a COVID-19 surgiu no Brasil em um ambiente favorável para se proliferar em larga escala: um sistema sanitário despedaçado e um cenário político-econômico absolutamente sem orientação.

Publicidade
Clima ao Vivo

Os nossos governantes, de forma bastante polarizada, apresentam a vacina como a bala de prata para resolver todos os nossos problemas. Por óbvio, a vacina é a arma mais importante que temos para dar fim à pandemia, mas o coronavírus não é, nem de longe, nosso único problema. Estávamos saindo ainda de (mais uma) crise marcada por uma SELIC estratosférica, excesso de subsídios e gastos públicos altíssimos no início de 2020. Há um ano nossa economia se encontrava em situação bastante delicada e havia a necessidade urgente de reformas política e administrativa no país, quando fomos surpreendidos pelo coronavírus. Portanto, não se imagine que navegaremos em águas tranquilas quando a população for vacinada.

Publicidade
Ameris

 

Considerando todo esse cenário, a ADIT Brasil passou praticamente ilesa por 2020; na incerteza de condições de se realizar eventos presenciais, não pudemos promover todos os nossos tradicionais eventos. O imenso desafio que conseguimos superar em um dos anos mais desafiadores de nossa existência deve-se, fundamentalmente, à confiança de nossos patrocinadores e associados que continuaram a acreditar na entidade, uma vez que o nível de novas filiações se manteve estável durante o ano e, desde novembro, voltamos a crescer. Uma prova indelével da confiança na entidade. A eles os nossos imensos agradecimentos!

2020, o ano que ainda não acabou - Artigo de Caio Calfat
A pandemia do novo coronavírus trouxe reflexos em diversos mercados de trabalho (Foto: Divulgação)

A pandemia também trouxe impactos diversos nos mercados em que atuamos. Os loteamentos e condomínios próximos das grandes cidades foram ocupados por famílias em quarentena praticamente zerando os estoques e fazendo os preços dessas tipologias dispararem. Estas famílias encontraram no home office uma solução circunstancial ou mesmo definitiva, gerando mudança de hábitos residenciais e de trabalho (este fenômeno ocorreu em várias partes do mundo). A multipropriedade ainda muito nova no Brasil, conseguiu provar sua resiliência e passar praticamente sem sobressaltos pela maior crise de todos os tempos. De outro lado, infelizmente, a hotelaria, especialmente a de negócios, foi fortemente impactada. Vimos hotéis urbanos e resorts fechando as portas depois de meses agonizando sem hóspedes.

Publicidade
Harus

 

Isso provoca uma profunda tristeza, especialmente por ser onde pessoalmente concentro boa parte de minha dedicação profissional e institucional. São milhares de famílias que dependiam exclusivamente da indústria do turismo, além de toda a expertise que se perde com um fechamento tão grande de empreendimentos. Dados apontam para 50.000 empresas da área de turismo que fecharam as portas e, se não houver um novo socorro governamental, haverá mais quebra.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

 

Ao longo de 2020, aprendemos muito com os dois seminários que realizamos em formato híbrido ao final do ano passado. Ambos os eventos esgotaram sua capacidade e tivemos participantes presenciais e à distância de 6 países da América do Sul e de mais de 15 estados brasileiros, com fila de espera para tickets extras, que infelizmente não foram disponibilizados em razão de todos os protocolos de distanciamento social.

Para 2021, nosso pensamento é seguir reforçando os setores em que atuamos e continuar fomentando discussões, geração de negócios e conhecimento. Além de ser um ano festivo, em que a ADIT Brasil comemora seus 15 anos, nosso papel como entidade segue mais importante do que nunca. Temos uma agenda bastante extensa que será divulgada em breve com eventos sobre comunidades planejadas, loteamentos, desenvolvimento urbano, arquitetura, desenvolvimento e investimentos hoteleiros, soluções jurídicas, multipropriedade, timeshare e investimentos imobiliários, além de continuarmos com nossas tradicionais LIVES. E, assim que possível, voltaremos com nossos cursos presenciais e missões técnicas pelo mundo.

* Caio Calfat é Presidente da ADIT Brasil, VP para Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP e VP do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA