Publicidade
Coronavirus

15º ESFE: A importância das feiras para a economia foi tema do encontro

Dando prosseguimento a programação do 15º ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, o painel “A Importância das Feiras Para a Economia” teve Keynotes de Ana Maria Arango, Gerente regional da UFI para a América Latina.

Neste painel participaram como debatedores, Fátima Facuri, Presidente da Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC); Romano Pansera, Fundador da Promovisão; o Dr. Torquato Jardim, Vice-presidente executivo da InvestSP; e Aline Cardoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Publicidade
GRI Hotéis

Ana Maria Arango falou sobre tendências como a sustentabilidade e seu impacto atual na indústria. “Para atuarmos seriamente e colocarmos em prática as melhores ações sustentáveis, devemos começar com pequenas atitudes, coisas que podemos inserir nos hábitos do nosso cotidiano, inclusive em nossas casas”, observou.

Outro tópico apontado por Ana foi a fortificação de um elo de confiança entre a indústria e o consumidor. “Criar uma conexão verdadeira e transparente entre cliente e o empreendimento, divulgando experiências e números é um bom começo”, disse. De acordo com a executiva, outra tendência que ganha espaço na indústria em nível mundial é o compartilhamento de conhecimento e a diversidade em todos os sentidos da palavra, seja em ideias, identidade de gênero e outros.

Aline Cardoso (Foto: Hugo Okada)

Após a introdução de Ana, mediando novamente o debate, Otávio Neto, CEO do Grupo Radar & TV, passou a palavra para Aline Cardoso, secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo, que no painel representa o Prefeito Bruno Covas. “Minha primeira experiência profissional aos 17 anos, foi na organização de eventos. Minha primeira gestão de crises foi na minha formatura. Depois, montei minha própria empresa e participei de eventos em muitos países. Sou apaixonada pelo setor. Como representante do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, afirmo que o Prefeito acredita no segmento. Trago dados do Observatório do Turismo do Estado de São Paulo. Nós temos 1.600 eventos por ano na cidade, mas é um dado incompleto pois o setor é muito mais capilarizado. São 19 milhões de visitantes por ano somente nesses eventos. É um número que representa desafios, acima de tudo. É um impacto de R$ 16 bilhões para a cidade”, revelou Aline.

Publicidade
RAP Engenharia

Aline Cardoso também falou sobre a importância da criação de um planejamento do desenvolvimento econômico da cidade. “Pensamos no que as cadeias produtivas da cidade precisam para crescer. Isso engloba capital humano, espaços, entre outros tópicos. Queremos entender como o setor afeta a dinâmica da cidade e vice-versa. Vamos ouvir representantes do setor. Queremos continuar sendo o maior polo de eventos da América Latina e um dos maiores do mundo”, declarou a secretária.

Torquato Jardim (Foto: Hugo Okada)

Torquato Jardim afirmou que o governo de João Dória é consciente da importância das feiras para o desenvolvimento econômico da cidade. Jardim explicou a atuação da InvestSP dentro do mercado de eventos e feiras. “A InvestSP está presente em todos os eventos dessa natureza, estamos sempre trabalhando na captação de novos eventos e enxergamos o mercado como um importante vetor para o desenvolvimento econômico da cidade e de criação de oportunidade de emprego”, disse.

Publicidade
Saga System

A 15ª edição do ESFE trouxe o tema “MICEberg”, que teve como intuito mostrar que por trás de cada evento e feira, existe uma operação grandiosa e cheia de detalhes. Além dos painéis, o ESFE promoveu ainda uma rodada de negócios, colocando fornecedores em contato direto com tomadores de decisão e representantes de renomadas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image