AconteceuMatériasÚltimas Notícias

11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas recebeu 7 mil participantes

Esta foi a melhor de todas as edições realizadas até hoje com presença de 1.100 expositores 

Direto de Foz do Iguaçu (PR) – O evento que terminou agora há pouco no hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), registrou o melhor resultado desde sua criação ao receber quase 7 mil participantes e 1.110 expositores. Até então, o maior movimento havia sido registrado em 2015, quando o festival recebeu 6.295 pessoas. “Foi uma demonstração inequívoca da força do Destino Iguaçu para superação da crise pela qual passa a economia brasileira”, avaliou Gilmar Piolla, Superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu. A Itaipu é patrocinadora máster do evento.

Publicidade
Desbravador

O crescimento é expresso também pelo número de estandes – 207, 18% a mais que no ano passado. Criado há dez anos, o festival chegou a 3.200 participantes em 2009. Em 2010, eram 264 expositores, diante de 1.110 expositores neste ano.

Entrada do Complexo de Eventos do Rafaim que recebeu o Festival
Entrada do Complexo de Eventos do Rafaim que recebeu o Festival

Para o Superintendente da Itaipu, os resultados desta edição são mais uma prova do potencial da região como destino de lazer, eventos, ecoaventura e compras, a partir de uma boa gestão integrada de turismo. “Demos uma resposta contundente aos pessimistas de plantão que acreditam que o Brasil e o mundo estão em crise. Somos um exemplo de superação e mostramos aos participantes que aqui no Destino Iguaçu é proibido falar em crise”, completou Piolla. E ele já adianta que no próximo ano o Festival Internacional de Turismo das Cataratas será entre os dias 21 e 23 de junho.

Paulo Angeli: "O público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes"
Paulo Angeli: “O público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes”

Público diversificado

De acordo com Paulo Angeli, o Coordenador geral do festival, o público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes. Ao todo, foram mais de 50 caravanas, vindas de 60 cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Esta edição o Festival apresentou muitas novidades, entre elas mais de 30 atividades paralelas, como: o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, em conjunto com o VI Thermal Meeting OMTh/ALATh Latin America 2016. A diversidade de atrações ajudou a impulsionar o evento, com várias frentes, desde a formação de profissionais no fórum técnico-científico. O 10º Fórum Internacional de Turismo Iguassu teve 199 trabalhos aprovados. Focado na discussão sobre megaeventos, a iniciativa reuniu pesquisadores de todo o Brasil no Rafain e também no campus da Unioeste, em Foz. “Tivemos aqui representantes de cursos de todas as faculdades de turismo e de hotelaria do País”, afirmou Angeli.

A Arena Gastronômica foi uma das atrações
A Arena Gastronômica foi uma das atrações

A programação teve, ainda, o Hackatour Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Vinhos Argentinos, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão Mice Cataratas e uma Mostra Regional de Produtos Sustentáveis.

Mas a preocupação com a sustentabilidade não ocorre apenas no incentivo ao produtor, que ganha espaço na feira. Há cinco edições, o Festival de Turismo Cataratas promove compensação de carbono, com plantio de mudas para equilíbrio do impacto ambiental. Serão plantadas entre 700 e 800 mudas no Corredor da Biodiversidade Santa Maria, que liga o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva florestal da Itaipu Binacional.

A reportagem da Revista Hotéis viajou à Foz do Iguaçu a convite da organização do FIT Cataratas e se hospeda no hotel Recanto Cataratas.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA