HOME Matérias WTM Latin America 2017 abordará sobre turismo responsável e ações sociais

WTM Latin America 2017 abordará sobre turismo responsável e ações sociais

Participantes poderão conhecer um pouco mais dos projetos Viagem do Bem, Just a Drop e UNICEF

212
0
SHARE
Logo WTM - 5 anos - Divulgação

A 5ª edição da WTM Latin America, que será realizada nos dias 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, vai apoiar três grandes projetos sociais. A feira também vai salientar o turismo responsável que será tema de apresentações de profissionais renomados da área no Teatro de Conferências, com agenda de palestras sobre o mercado do turismo e suas interfaces.

O projeto da Gaia+, o Viagem do Bem, pela primeira vez no evento, vai modificar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do turismo. A ação realiza parceria com hotéis que disponibilizam diárias a serem comercializadas e parte dos recursos é revertida para projetos educacionais de alto impacto na cidade.

De acordo com a Gestora de Projetos da ONG, Mariana Scofano, a expectativa é que o Viagem do Bem tenha grande aceitação do público da WTM Latin America. “ Fazer o lançamento do projeto em âmbito nacional e internacional durante o evento é muito importante para fortalecer a marca”, afirma ela.

O projeto Just a Drop, organização internacional de caridade que tem como propósito transformar a vida das comunidades mais pobres do mundo, levando água potável, instalações sanitárias e educação em higiene, também receberá apoio da feira. A entidade foi criada na WTM London em 1998 por Fiona Jeffery OBE.

Para Jeffery, é difícil acreditar que o Just a Drop começou há 18 anos com uma parceria corporativa. “Nessa época, fornecemos água potável, saneamento e educação em higiene a mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de 30 países em todo o mundo, inclusive na América Latina. Recentemente, ajudamos a construir um sistema de água canalizada em Los Guacimos, na Nicarágua. Além de proporcionar um direito humano básico, o projeto estabeleceu um comitê local de água e saneamento entre os membros da comunidade”, diz ela.

A UNICEF, no ano Internacional do Turismo sustentável, participa do evento mostrando os impactos que o Setor de Viagens & Turismo pode ter sobre as crianças na América Latina. Conforme Marcelo Ber, Responsável Regional de Direito Infantil e Negócio para a UNICEF Latin America, historicamente, este trabalho setorial tem-se centrado na proteção da criança, no tráfico e na exploração sexual de crianças.

Este ano, os holofotes estarão voltados à contribuição do setor para o desenvolvimento sustentável dos destinos. Empresas do setor, tanto nos mercados-fontes como nos destinos, mencionam frequentemente a contribuição que o setor dá para o desenvolvimento dos países.

Os participantes verão apresentações de importantes profissionais da área com temas o Turismo e as metas de desenvolvimento sustentável e, ainda, conhecer exemplos da América do Sul com três vencedores da premiação World Responsible Tourism Awards, que demonstrarão porquê assumiram a responsabilidade de usar o turismo para tornar o mundo um lugar melhor para as comunidades locais e seu ambiente natural e cultural.

Na programação também está o painel que abordará a vida silvestre, a biodiversidade e bem-estar, onde serão discutidas questões do bem-estar animal que serão levantadas e a justificativa econômica de assegurar que as experiências com animais cativos e fauna selvagem que as empresas operam, organizam ou vendem estejam em conformidade com os padrões vigentes.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image