HOME Matérias WTM Latin America 2017 abordará sobre turismo responsável e ações sociais

WTM Latin America 2017 abordará sobre turismo responsável e ações sociais

Participantes poderão conhecer um pouco mais dos projetos Viagem do Bem, Just a Drop e UNICEF

201
0
SHARE
Logo WTM - 5 anos - Divulgação

A 5ª edição da WTM Latin America, que será realizada nos dias 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, vai apoiar três grandes projetos sociais. A feira também vai salientar o turismo responsável que será tema de apresentações de profissionais renomados da área no Teatro de Conferências, com agenda de palestras sobre o mercado do turismo e suas interfaces.

O projeto da Gaia+, o Viagem do Bem, pela primeira vez no evento, vai modificar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do turismo. A ação realiza parceria com hotéis que disponibilizam diárias a serem comercializadas e parte dos recursos é revertida para projetos educacionais de alto impacto na cidade.

De acordo com a Gestora de Projetos da ONG, Mariana Scofano, a expectativa é que o Viagem do Bem tenha grande aceitação do público da WTM Latin America. “ Fazer o lançamento do projeto em âmbito nacional e internacional durante o evento é muito importante para fortalecer a marca”, afirma ela.

O projeto Just a Drop, organização internacional de caridade que tem como propósito transformar a vida das comunidades mais pobres do mundo, levando água potável, instalações sanitárias e educação em higiene, também receberá apoio da feira. A entidade foi criada na WTM London em 1998 por Fiona Jeffery OBE.

Para Jeffery, é difícil acreditar que o Just a Drop começou há 18 anos com uma parceria corporativa. “Nessa época, fornecemos água potável, saneamento e educação em higiene a mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de 30 países em todo o mundo, inclusive na América Latina. Recentemente, ajudamos a construir um sistema de água canalizada em Los Guacimos, na Nicarágua. Além de proporcionar um direito humano básico, o projeto estabeleceu um comitê local de água e saneamento entre os membros da comunidade”, diz ela.

A UNICEF, no ano Internacional do Turismo sustentável, participa do evento mostrando os impactos que o Setor de Viagens & Turismo pode ter sobre as crianças na América Latina. Conforme Marcelo Ber, Responsável Regional de Direito Infantil e Negócio para a UNICEF Latin America, historicamente, este trabalho setorial tem-se centrado na proteção da criança, no tráfico e na exploração sexual de crianças.

Este ano, os holofotes estarão voltados à contribuição do setor para o desenvolvimento sustentável dos destinos. Empresas do setor, tanto nos mercados-fontes como nos destinos, mencionam frequentemente a contribuição que o setor dá para o desenvolvimento dos países.

Os participantes verão apresentações de importantes profissionais da área com temas o Turismo e as metas de desenvolvimento sustentável e, ainda, conhecer exemplos da América do Sul com três vencedores da premiação World Responsible Tourism Awards, que demonstrarão porquê assumiram a responsabilidade de usar o turismo para tornar o mundo um lugar melhor para as comunidades locais e seu ambiente natural e cultural.

Na programação também está o painel que abordará a vida silvestre, a biodiversidade e bem-estar, onde serão discutidas questões do bem-estar animal que serão levantadas e a justificativa econômica de assegurar que as experiências com animais cativos e fauna selvagem que as empresas operam, organizam ou vendem estejam em conformidade com os padrões vigentes.

SHARE