Opinião

Você ainda paga comissão por reservas online?

Geovani Gisler*

 

Cada vez mais conseguimos adquirir e resolver quase todas as nossas necessidades e desejos pela internet. As compras online já estão incorporadas ao dia-a-dia do consumidor brasileiro, o que nos possibilita afirmar que 2013 será um ano espetacular para o e-commerce. E no mercado hoteleiro não poderia ser diferente!

 

Segundo o relatório WebShoppers, produzido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), o crescimento no e-commerce do mercado hoteleiro e de eventos foi de 21% em 2012. Com certeza, os números devem crescer ainda mais em 2013 e 2014, devido aos grandes eventos e à estabilidade econômica da classe C.

 

De olho nesse mercado, surgiu nos últimos anos uma série de agências de reservas de hotéis online e é indiscutível a competência e eficiência desses serviços. O que poucos hoteleiros percebem, porém, é que, através desses serviços, deixam de arrecadar de 10% a 15% do valor de suas diárias – índice médio de comissão praticado tanto pelo mercado online quanto pelo offline. Bom, nada mais do que justo, é verdade, mas por que não investir no seu próprio motor de reservas sem comissões?

 

Há quem considere o investimento alto. E de fato é! Mas diante de tantas comissões que deixam de ser arrecadadas, será que não vale a pena? Talvez para um hotel independente, mais conhecido em sua cidade de atuação e com poucos recursos de investimentos em sites de busca, seja algo bastante oneroso. Porém, para quem atua em rede, o custo é diluído entre os associados e, portanto, torna-se muito vantajoso.

 

Com o motor de reservas online, o processo é fácil e simplificado, permitindo ao cliente realizar sua reserva em apenas três ou quatro etapas. O acesso às informações de disponibilidade de acomodações e tarifas é instantâneo, assim como a confirmação das reservas, o que aumenta a satisfação do hóspede e a possibilidade de fidelização. 

 

Além disso, o motor de reservas online dispõe de uma estrutura de segurança elevada, que prevê sigilo total sobre os dados fornecidos. Ou seja, é a forma mais fácil de garantir a preferência pelo seu hotel. Pense nisso!

 

*Geovani Gisler é Presidente da Versare Hotéis, rede de hotéis independentes com oito anos de mercado.

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