HOME Matérias Especial Viaje pela história do Brasil em Ouro Preto (MG)

Viaje pela história do Brasil em Ouro Preto (MG)

Conheça um pouco mais desse destino que une arte, ouro, história e religiosidade

88
0
SHARE
O Museu da Inconfidência preserva vários objetos da época da Inconfidência Mineira (Fotos: Yara Pezeta)

Considerada a primeira cidade no Brasil a ser eleita pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é um prato cheio para quem quer apreciar belas paisagens exuberantes e conhecer um pouco da história do Brasil. A cidade foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e se destaca por suas edificações com arquitetura barroca do século XVIII que nos fazem retornar ao período em que os portugueses exploravam o País. Além de histórica, a Ouro Preto também é considerada universitária por conta das faculdades do local, somando mais de 15 mil estudantes na cidade.

Igreja da Terceira Ordem de São Francisco de Assis
Igreja da Terceira Ordem de São Francisco de Assis

Abrigando 70% do acervo histórico do estado de Minas Gerais, Ouro Preto pode ser considerada um museu a céu aberto, onde pode ser encontrado em suas ruas e ladeiras diversas obras de mestres barrocos como Aleijadinho e Ataíde, que fizeram história com suas esculturas e pinturas nas igrejas da região. Por falar em religião, a cidade reúne mais de 18 igrejas e capelas construídas no século 18 em arquitetura barroca. A que mais se destaca na cidade é a Igreja Nossa Senhora do Pilar, construída em 1712 por uma confederação de irmandades fundadas nos princípios do século 18 e que reúne em seu interior diversos entalhes de diferentes fases do barroco e é considerada uma das igrejas mais ricas em ouro do Brasil, reunindo mais de 400 kg.

A cidade é repleta de museus para os interessados na história do Brasil, com destaque para o Museu da Inconfidência, localizado na praça Tiradentes, na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. O local preserva vários objetos da época da Inconfidência Mineira, com objetos pessoais dos conjurados; o relógio de Tiradentes, que lutou pela independência e morreu em 1792; assim como as vestes do Padre Manuel Rodrigues da Costa. Outros museus que se destacam na cidade são o Museu de Arte Sacra, Museu do Oratório, Museu Aleijadinho e Casa dos Contos, que possui preservada uma senzala em suas dependências.
As antigas minas de ouro do século XVIII também são um forte atrativo turístico na cidade, com destaque para a Mina do Jeje, que possui 160 de extensão para visitação e a Mina Du Veloso, localizada na antiga propriedade do Coronel José Veloso do Carmo, e que hoje está aberta para a visitação e tem mais de 400 metros de galerias ara percurso de dois salões com poços d’agua que brotam entre as rochas. O passeio pelo Trem da Vale, o qual faz o trajeto de Ouro Preto à Mariana, também revela aos turistas paisagens exuberantes, onde ele pode ter uma vista panorâmica das duas cidades e ver cachoeiras pelo trajeto.

Estação de trem de Ouro Preto - MG
Estação de trem de Ouro Preto – MG

Poucos dias de visitação não são o bastante para conhecer os mais de trezentos anos de história dessa cidade, conhecida por ser a segunda capital do estado de Minas Gerais e que reúne em um só local fé, cultura, arquitetura, história, gastronomia e belezas naturais.

Os turistas podem optar por fazer o trajeto de Ouro Preto à Mariana no Trem da Vale
Os turistas podem optar por fazer o trajeto de Ouro Preto à Mariana no Trem da Vale
SHARE