HOME Matérias Trade Vassouras (RJ) ganha nova atração turística

Vassouras (RJ) ganha nova atração turística

96
0
SHARE
A atração foi consolidada graças a iniciativa conjunta dos hotéis, fazendas e comércio da cidade (Fotos: Divulgação)

O município de Vassouras, localizado no Sul Fluminense, está com uma nova atração turística a disposição dos visitantes: o Trem do Barão. A novidade foi lançada oficialmente no último dia 11 de junho e deverá incrementar ainda mais o turismo da região do café.

A atração foi consolidada graças a iniciativa conjunta dos hotéis, fazendas e comércio da cidade. O trajeto do Trem do Barão contempla todo o centro histórico, passando pela Praça Barão de Campo Belo, casarios antigos e pelo Museu Casa da Hera, com ponto de parada em hotéis e demais pontos turísticos para o embarque de passageiros.

TremdoBarao2Em sua viagem inaugural o passeio foi acompanhado pela mucama Mariana Crioula, personagem vivida pela turismóloga e guia Andreia Pit, que mostrava os prédios e casarões pelo caminho apontando seus detalhes históricos e arquitetônicos. Entre os convidados presentes estavam empresários e parceiros do novo projeto como Ana Lúcia Furtado, do Hotel Santa Amália, Lula Tambasco, do Mara Palace Hotel e Vivian May, da secretaria de turismo.

O Trem do Barão parte da Estação Ferroviária de Vassouras, que é mantida pela Fusve (Fundação Educacional Severino Sombra), será o ponto de partida e chegada do trenzinho turístico. Ela completa 102 anos desde sua inauguração, em 1914, pelo então presidente Marechal Hermes da Fonseca e funcionou até 1970. O trem foi o principal meio de transporte entre o Centro-Sul do estado e a capital, responsável pela ida e vinda dos moradores e barões do café até o Rio de Janeiro.

SHARE