HOME Matérias Aconteceu Universidade Anhembi Morumbi comemora 42 anos de seu curso de turismo

Universidade Anhembi Morumbi comemora 42 anos de seu curso de turismo

56
0
SHARE

Universidade Anhembi Morumbi, promoveu agora à pouco em seu campus da Vila Olímpia, na capital paulista, um evento para comemorar os 42 anos de seu curso de turismo que foi pioneiro no Brasil e muitos especialistas acreditam que também tenha sido o primeiro curso universitário no mundo. Diversos alunos vindos de várias partes do Brasil e do mundo, assim como professores e o corpo docente estiveram participando desta homenagem, incluindo o Professor reitor Gabriel Mário Rodrigues, o idealizador do curso que deu inicio ao que é hoje um das mais respeitadas entidades de ensino do Brasil.

 

Em seu discurso o reitor Rodrigues lembrou como foi difícil o inicio do curso que inicialmente era livre, não havia professores com conhecimento para ministrar aulas e em pleno regime militar, sofria quase que diariamente ameaças de fechamento do curso. “Os militares que governavam o País no inicio da década de 70 não gostavam e não viam com bons olhos curso de turismo, pois isto poderia atrair um público estrangeiro questionador do regime de governo. Mas começamos o curso em 1971 numa edificação acanhada no bairro do Morumbi com 360 alunos e conseguimos aos poucos vencer todas às resistências. Desde o inicio procuramos ser inovadores e desenvolver a capacidade dos alunos. Hoje somos uma Universidade que congrega 32 mil alunos e o turismo foi o embrião para os novos cursos que surgiram, como moda, hotelaria e gastronomia”, destacou o Reitor Rodrigues. Ele não esqueceu de agradecer o apoio recebido dos alunos por terem acreditado em seu ideal e de seus professores, como Domingo Penä que fez a primeira grade do curso de turismo e deu a primeira aula magna. “Hoje ninguém questiona a importância do turismo para a economia brasileira e temos orgulho de ter sido pioneiros neste segmento de ensino”, lembrou.

 

Um video mostrou as primeiras aulas, as instalações do Campus e ações que a Faculdade Morumbi desenvolveu, como um campeonato de soltar pipas em pleno autódromo de Interlagos, foi apresentado e vários ex-alunos e professores presentes se reconheram em fotos e muitos não conteve as lágrimas. Vários alunos da primeira turma de 1971 estavam presentes nesta homenagem, como Ibrahim George Tahtouh, Virgílio Carvalho e Marcos Vinicius Ranieri que comandou o Diretório Acadêmico, hoje mora nos Estados Unidos e veio ao Brasil especialmente para rever velhos amigos e participar desta homenagem.

 

Em seus discursos improvisados, em comum ambos ex-alunos relataram que havia uma grande união entre eles. “Um aluno ajudava o outro dando carona para ir para casa, assim como hospedagem e muitas vezes fazendo ‘vaquinhas’ para arrecadar dinheiro para um aluno que estivese mais necessitado”, revelou Ranieri. “Um curso que era considerado supérfluo, hoje é um dos mais dinâmicos e concorridos nas entidades de ensino do Brasil”, destacou Virgílio Carvalho. “Como eu morava em Santos e tinha que ir e voltar todos os dias, quando o Professor Penä resolveu fazer extensão do curso no sábado e domingo entrei em pânico, pois não iria aguentar o ritmo, foi ai que recebi a acolhida de algumas freiras que me confiaram a chave de um quarto no seminário para dormir”, lembrou rindo Ibrahim.

 

Entre alguns alunos ilustres da primeira turma estavam presentes ao evento Luiz Henrique Fantim, Diretor de marketing da Allia Hotels  e Manuela Gorni, Vice-presidente da Jones Lang La Salle. Já Caio Luis de Carvalho se formou na turma de 1975, e entre outras funções públicas ocupadas, foi Ministro do Turismo.

 

Após as homenagens e discursos os ex-alunos, professores e corpo docente puderam apreciar um coquetel onde puderam se confraternizar e colocar ‘o papo em dia’.

Confira na galeria de imagens alguns momentos do evento. 

 ______________________________________________________________________________________________

Você necessita receber informação em tempo real para tomada de decisão e negócios ou mesmo para ficar bem atualizado?   

· Então, clique aqui e curta a nossa página no Facebook,
· Ou seja nosso seguidor no Twitter – www.twitter.com/revistahoteis  

______________________________________________________________________________________________

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image