HOME Matérias Turistas aprovam Olimpíada e querem voltar ao Brasil, segundo pesquisa do MTur

Turistas aprovam Olimpíada e querem voltar ao Brasil, segundo pesquisa do MTur

88
0
SHARE
Jogos no Rio registram alto índice de satisfação de turistas brasileiros e estrangeiros. Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo MTur – Ministério do Turismo – revelou que boa parte dos estrangeiros que vieram ao Brasil prestigiar os Jogos Olímpicos gostaram do que viram. O estudo revela o perfil, gasto e tempo médio dos visitantes, além do índice de satisfação com itens como segurança, transporte público, infraestrutura e preços. Dentre os destaques apontados pelos turistas estão as opções de turismo e lazer, a diversão noturna e a hospitalidade do povo brasileiro.

De acordo com o levantamento, 87,7% dos turistas estrangeiros têm a intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos brasileiros querem voltar ao Rio de Janeiro. Já para 98,7% dos brasileiros que foram ao Rio, a cidade atendeu e até superou suas expectativas.

A pesquisa ainda aponta que o índice de satisfação do público internacional é de 83,1%. A hospitalidade do carioca foi elogiada por 92% dos brasileiros e 98,6% dos estrangeiros. A diversão noturna também agradou, e para 93,6% dos viajantes nacionais e 96,2% dos internacionais o Rio de Janeiro foi classificado como “bom” ou “muito bom” neste quesito.

Alberto Alves, Ministro interino do Turismo, comemora os números: “Os dados mostram que estamos realizando uma Olimpíada memorável. Para o turismo o resultado desta pesquisa é especialmente importante. Mostra que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, ressalta.

O levantamento também relata que a infraestrutura dos aeroportos, dos locais dos jogos, a segurança e o transporte público tiveram boas avaliações. Os brasileiros que viajaram para o Rio de Janeiro na Olimpíada têm idade média de 37 anos, 51,3% são solteiros e 62,7% são homens. Além disso, a isenção de visto em caráter excepcional para a Olimpíada e Paralimpíada foi usada por 74,7% dos turistas internacionais dos países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália) e 82,2% deles afirmaram que a medida facilitaria um retorno ao Brasil.

O estudo ouviu 4.150 pessoas de 03 a 16 de agosto nas arenas esportivas e Bouvelard Olímpico. O levantamento com os turistas internacionais, feita pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica – ouviu 1.262 estrangeiros nos aeroportos entre os dias 6 e 16 de agosto. Para ter acesso completo a pesquisa, basta acessar o link: http://www.turismo.gov.br/images/casabrasil/17_08_16_Apresentacao_Pesquisa_MTur_final.pptx

Vale ressaltar que as informações apresentadas são parciais, pois o MTur também pretende coletar dados durante os Jogos Paralímpicos 2016, que ocorrerão durante os dias 7 a 18 de setembro, também no Rio de Janeiro. O resultado final será divulgado até o final deste ano.

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image