HOME Matérias Trade Turismo de eventos movimentou mais de R$ 450 milhões em 2015 em...

Turismo de eventos movimentou mais de R$ 450 milhões em 2015 em Curitiba (PR)

48
0
SHARE
Catedral de Curitiba (Foto: Flickr/Setur Paraná)

O setor do turismo de eventos movimentou mais de R$ 450 milhões na capital paranaense em 2015. É o que revelou o CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention Bureau, onde, apesar de todo país estar em um período econômico complicado, a cidade sediou mais de 200 eventos técnicos e científicos. De acordo com a entidade, mais de 198 mil turistas passaram pela cidade em congressos, feiras e encontros de negócios ao longo do último ano.

A potência do segmento MICE (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions) representa 4,32% do PIB nacional e gera R$209,2 bilhões e média de 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados no Brasil. A região sul concentra 15% do mercado deste tipo de evento.

Adonai Aires de Arruda Filho: "Vivemos na melhor cidade de grande porte do Brasil e que reúne todas as condições para eventos de diversos perfis"
Adonai Aires de Arruda Filho: “Vivemos na melhor cidade de grande
porte do Brasil e que reúne todas as condições para eventos de diversos perfis”

Para o presidente do CCVB, Adonai Aires de Arruda Filho, a crescente procura pela capital paranaense para a realização de eventos se dá pela reunião de diversos fatores como: localização geográfica e proximidade com grandes centros, rede hoteleira consolidada, centros de eventos modernos, aeroporto internacional considerado o melhor do país,  profissionais capacitados, cena gastronômica versátil e de alta qualidade, estrutura urbana adequada, limpeza, organização, segurança, etc. “Vivemos na melhor cidade de grande porte do Brasil e que reúne todas as condições para eventos de diversos perfis. O CCVB busca mostrar isso para o país e apoiar os empresários locais para o aumento do fluxo turístico”, afirmou.

Para esse ano, a expectativa será continuar com os índices positivos, apesar do cenário econômico brasileiro permanecer o mesmo. “O calendário de eventos de uma cidade é definido com muitos anos de antecedência e é um trabalho contínuo do CCVB.Os eventos de hoje foram captados há alguns anos, e hoje trabalhamos para garantir os do futuro. O CCVB atua, ainda, no sentido de  prestar um bom apoio aos promotores que escolhem Curitiba como sede dos seus eventos, incentivar a adesão de participantes e aumentar o tempo deles de  permanência em nossa cidade”, avalia Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.

A entidade estima que a capital paranaense receba uma média de 200 eventos nesse ano de 2016. Com base nisso,  as estimativas indicam a movimentação de mais de 260 mil participantes, cerca de 100 mil turistas e geração de receita acima dos  160 milhões de reais. “Este segmento é muito ativo e diariamente registramos confirmações de novos eventos para Curitiba”, completa a diretora.

SHARE