MatériasTradeÚltimas Notícias

Turismo catarinense cresceu 6,7% em 2017

O segmento turístico de Santa Catarina cresceu 6,7% no ano passado em comparação ao mesmo período de 2016, segundo dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE –  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o que consequentemente gerou mais de mil novas vagas de emprego no turismo, impulsionando a economia catarinense como um todo.

Ainda de acordo com a pesquisa, o desempenho da região foi o terceiro melhor do País, estando atrás apenas de Goiás, com 11,1% e Pernambuco, com 8,2%. Neste mesmo período, o segmento no Brasil encolheu 6,5%.

Publicidade
Ameris
Foto – Divulgação.

Segundo o estudo de Empregabilidade no Turismo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, esta alta no turismo catarinense gerou um impacto positivo de vagas de emprego no estado. Em um panorama nacional, enquanto o País ofertou 12, 7 mil vagas, destas, Santa Catarina foi o 4º estado a gerar mais oportunidades de emprego, tendo ofertado 1.092 novos postos de trabalho, ficando atrás de São Paulo, que ofertou 7.481 vagas, Goiás, com 1.864, e Paraná, com 1.301.

O estudo do IBGE aponta ainda esta alta se deve ao crescimento nos últimos meses de 2017, onde apresentou uma melhora consecutiva nas vendas. Em setembro houve um crescimento de 7,2%, em outubro de 1,4%, em novembro, de 5,4% e em dezembro de 19%. Além disso, os dois principais aeroportos catarinenses, o de Florianópolis e o de Navegantes, movimentaram 603, 7 mil passageiros em janeiro deste ano, uma diferença de 95 mil passageiros – 17,7% a mais – em relação ao mesmo período de 2017.

Publicidade
Desbravador

O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, comentou os resultados, “Esse dados comprovam o bom momento que vive o turismo em Santa Catarina, que, hoje, inclusive, já responde por 13% da movimentação econômica do Estado. E, se terminamos muito bem o ano passado, também estamos começando muito bem este 2018”.

Pavan ainda salientou as campanhas que estão sendo feitas para que o turismo cresça ainda mais na região, “Também as prefeituras e os empreendedores estão vendo a importância do turismo como importante agente gerador de emprego e renda. No ano passado tivemos a campanha ‘O Sul É Meu Destino’, realizamos um intenso trabalho com o trade turístico, além de capacitações, meetings de discussão e outros eventos que profissionalizam e preparam ainda mais os gestores para apostarem no turismo como importante fator de movimentação da economia. Assim os resultados vão aparecendo”, acrescentou Pavan.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA