HOME Matérias Turismo brasileiro tem faturamento do último trimestre de 2016 superado em 37%

Turismo brasileiro tem faturamento do último trimestre de 2016 superado em 37%

Também nos últimos três meses de 2016, o índice de emprego superou em 38%

49
0
SHARE
Marx Beltrão, Ministro do Turismo - Foto: Gustavo Messina/Ascom/MTur

De acordo com levantamento feito pelo MTur, entre 2 e 31 de janeiro de 2017, o faturamento atingido pelo turismo brasileiro, no último trimestre do ano passado, ultrapassou as estimativas previamente planejadas pelo setor em 37%. Também nos últimos três meses de 2016, o índice de emprego superou em 38%, o que representantes da área tinham como prognóstico.

Essas taxas encontram-se no Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, publicação trimestral realizada pelo MTur, por meio da FGV. Foram ouvidas 918 empresas, que representam 71.498 postos de trabalho e apresentaram um faturamento de R$ 7,8 bilhões. Elas compõem setores como Transporte Aéreo, Parques e Atrações, Agências de Viagens, Meios de Hospedagem e outros.

Segundo o Ministro Marx Beltrão, os números mostram que o empresariado do turismo aposta no setor e acredita na recuperação econômica do país. “Do ponto de vista do MTur precisamos manter a parceria e assegurar os investimentos na melhoria da infraestrutura turística para fazer com que o turismo seja reconhecido como uma importante atividade econômica no país”, afirmou Beltrão.

Já o percentual do faturamento das empresas previsto para ser usado como investimento no primeiro trimestre deste ano supera 11% para 67% dos entrevistados. As principais áreas/atividades citadas para serem beneficiadas são as de compra de materiais e equipamentos, marketing e promoção de vendas, infraestrutura de instalações e tecnologia da informação.

Transporte aéreo, parques e atrações turísticas tiveram saldo mais alto. Meios de hospedagem, operadoras de turismo e agências de viagem mostraram-se estáveis. Já o turismo receptivo e organizadores de evento apresentaram uma queda.

O mercado de turismo nacional mobiliza durante o ano em torno de 60 milhões de viajantes brasileiros e emprega 3,14% da população economicamente ativa. Em 2016, mais de 6,5 milhões de estrangeiros visitaram o país, e deixaram aqui mais de US$ 6 bilhões.

SHARE