HOME Matérias Administração Tropical Hotels & Resorts – completa50 anos de história e conquistas

Tropical Hotels & Resorts – completa50 anos de história e conquistas

1703
0
SHARE

A rede é 100% nacional e seus hotéis valorizam a identidade cultural dos destinos onde estão estabelecidos, assim como contribuem para preservar a diversidade sócio-cultural

A Tropical está completando neste dia 20 de agosto, 50 anos de atividades e sua história se confunde com a própria história da hotelaria nacional pelo pioneirismo em desbravar o potencial turístico brasileiro em diversas regiões do País. Fundada em 1959, como Realtur S/A Hotelaria, ligada a Real S/A Transportes Aéreos, a Tropical é uma empresa genuinamente brasileira que surgiu com o compromisso de fortalecer a identidade cultural dos destinos onde possui os seus empreendimentos. Com isto, cumpre com maestria o seu papel no universo corporativo, contribuindo para preservar a diversidade sócio-cultural e os extraordinários traços da brasilidade do povo.
O Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, marcou o início das atividades da Tropical, que o administrou por 48 anos e fez dele um dos hotéis mais conhecidos no mundo e modelo de ecoeficiência. O empreendimento, sob sua gestão, foi o primeiro da América do Sul a receber a Certificação Ambiental ISO 14001, assim como a Certificação de Qualidade ISO 9001 e SA 8000 de Responsabilidade Social.
Com o sucesso da operação da unidade em Foz do Iguaçu, a empresa arrendou do governo baiano, em 1951, o Hotel da Bahia, que já funcionava há dois anos. Em 09 de outubro de 1967 a Fundação Ruben Berta adquiriu o controle acionário da Realtur S/A Hoteleira, constituindo assim a Companhia Tropical de Hotéis.
Atualmente, ela possui cinco empreendimentos hoteleiros diferenciados: em Manaus (AM), com o Complexo Hoteleiro Manaus, que compreende o Tropical Manaus (maior ecoresort da região Norte do País) e o Tropical Manaus Business (voltado para o segmento de negócios); em João Pessoa (PB), o Tropical Tambaú (cartão postal da cidade); em Salvador (BA), o Tropical da Bahia (um dos hotéis mais tradicionais da região); e em Porto Seguro (BA), o Tropical Oceano Praia (próximo das principais atrações turísticas).
No total são mais de 1400 apartamentos divididos nas categorias H (mais voltada para executivos e negócios) e HL (hotéis de lazer), variando de quatro a cinco estrelas, de acordo com a antiga classificação da Embratur. A Rede Tropical de Hotéis possui escritórios de representação de vendas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, João Pessoa e Salvador. A matriz está localizada em São Paulo e tem na presidência o executivo Adenias Gonçalves Filho, que vem desenvolvendo uma administração baseada em sua experiência profissional voltada ao estimulo do trabalho em equipe para obter resultados.

Visão empresarial
Foi com esta postura que ao assumir a presidência da Tropical, em 2007, Adenias procurou estimular o potencial de cada colaborador, ressaltando a identidade e os valores da empresa e mostrando esta nova face. “Mesmo tomando algumas medidas austeras para sanear as finanças da companhia, mantivemos o quadro de colaboradores durante um ano. Neste período deixamos claro nossa postura empreeendedora de estimular o crescimento profissional de cada um e a estabelecer parcerias. Começamos a participar de diversas feiras internacionais e resgatar nossa identidade que está intimamente ligada à brasilidade e os resultados começaram a acontecer. Fechamos o ano de 2008 com um faturamento de R$ 70 milhões e 1100 colaboradores em nosso quadro de trabalho. Até o final deste ano vamos concluir nossa lição de casa e sairemos fortalecidos para um crescimento e expansão da Tropical em 2010”, garante Adenias.
Segundo ele, a empresa quer adotar em um primeiro momento o modelo de crescimento baseado em hotéis associados, em que a Rede irá fazer a gestão comercial preservando a identidade de cada unidade. Num próximo passo, poderá haver a gestão operacional do empreendimento. “Estamos atentos às oportunidades oferecidas pelo mercado e a partir do próximo ano vamos utilizar nosso amplo know how para expandir nossa atuação em outros locais considerados estratégicos como: a capital paulista e o interior do estado, assim como a cidade do Rio de Janeiro, o Rio Grande do Norte e a Região Centro-oeste”, revela o presidente.
Por valorizar a identidade cultural dos destinos, onde estão estabelecidos os hotéis, assim como contribuir para preservar a diversidade sócio-cultural, a Tropical é hoje uma das maiores e mais premiadas redes hoteleiras nacionais.
Entre as premiações conquistadas destacam-se: o Catavento de Prata, maior prêmio do turismo baiano, conquistado pelo Tropical Manaus e pelo Tropical da Bahia; o Prêmio Desempenho pela Rede no Nordeste  e ainda o Troféu Lagoa Mar/Alagoastur conquistados, ambos, em dois anos consecutivos; o Top of Mind para o Tropical da Bahia; e o Prêmio MG Turismo ao Tropical Tambaú.
O próprio Presidente recebeu recentemente importantes premiações devido à sua atuação na empresa e em nome dela também. Foi eleito como Executivo da Hotelaria Nacional, pelo Grupo Brasil Travel News, recebeu o título do Instituto Chico Mendes com o Selo Verde de Qualidade Ambiental, o de Cidadão Paraibano pelo projeto “Tropical: Essência Cultural Potiguara”, que resgatou a cultura indígena local, assim como conquistou o Top de Turismo da ADBV – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
A Rede Tropical de Hotéis está em constante processo de ampliação e participação no mercado turístico brasileiro. Os seus hotéis caracterizam-se pela excelência hoteleira no sistema de gestão de qualidade, responsabilidade social e gestão ambiental em meio às belezas naturais que só o Brasil pode oferecer. Cada um dos hotéis possui características próprias e específicas de uma temática única e diferenciada.

Hotéis com identidade de Brasil
O Tropical Manaus está situado às margens do Rio Negro, “dentro” da Floresta Amazônica, a 18 km de Manaus (AM) e a 25 km do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões. Dispõe de 594 apartamentos distribuídos em uma estrutura horizontal, o hotel foi construído em estilo arquitetônico colonial e os seis blocos se integram à natureza. A área de lazer inclui piscinas de onda e infantil, quadras de tênis, de areia para voleibol e futebol, playground, galeria de lojas, salão de jogos, pista de cooper, orquidário, sauna, ginásio de esportes, aluguel de bicicletas, salão de beleza, coffee-shop, cyber café, restaurantes com especialidades das cozinhas brasileira e internacional, bar, churrascaria e show folclórico do Boi. E, claro, a grande atração do hotel: o zoológico situado dentro da propriedade do empreendimento, supervisionado por uma equipe de funcionários, incluindo a orientação de uma bióloga para o tratamento das espécies animais e vegetais locais.
O hóspede ainda pode aproveitar caminhadas na selva, ginástica, hidroginástica, circuito de arvorismo, natação, vôlei e basquete aquáticos, arco e flecha, ping pong, torneio de dardos, futevôlei e bocha, além de monitores para recreação infantil (com o exclusivo programa Tropikids – Amigos da Floresta) e também atividades noturnas para entretenimento dos adultos. O Tropical Manaus recebe ainda grandes convenções e congressos, pois possui um completo centro de eventos com sete salas de apoio e salões com capacidade para até 1200 pessoas.
O Tropical Manaus Business fica logo ao lado do Tropical Manaus e juntos eles fazem parte do Complexo Hoteleiro Manaus, que se destaca pela valorização e preservação do patrimônio mundial da Floresta Amazônica, através da conscientização e exploração racional do seu potencial turístico. A localização da “torre” no meio da floresta é perfeita para combinar negócio e prazer. Oferece a mais moderna tecnologia e facilidades em seu Business Center, tudo isso dentro de um ambiente de eco-resort. A edificação consiste em um imponente predio de 16 andares, de vidro azul, aço e granito, sendo um marco e referência na paisagem urbana e premiado pelo projeto arquitetônico Arquishow. Os hóspedes podem escolher entre 370 espaçosas acomodações e os participantes de uma reunião dispõe, no 16º andar, de 7 salas, sendo 6 moduláveis e 2 varandas climatizadas para a realização de coffee break com vista privilegiada para o Rio Negro. O empreendimento foi projetado pensando no conforto dos hóspedes e entre os diferenciais do hotel, destacam-se os elevadores panorâmicos, a piscina privada com borda infinita, jardim suspenso e iluminação noturna. 
O Tropical Tambaú é o verdadeiro cartão postal e está situado nas areias da praia de Tambaú em João Pessoa, na Paraíba, conhecido por ser o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro. Algumas pessoas acreditam que o hotel tem seu formato circular inspirado na nave espacial do filme “2001 – Uma odisséia no espaço”, de Stanley Kubrick; outras que o formato assemelha-se a de uma roleta de jogos. Seja como for, o hotel oferece vista para as praias de areia branca da capital paraibana. Dispõe de 175 apartamentos, todos voltados ou para o mar ou para os jardins internos. A infra-estrutura de lazer inclui piscinas, sauna, terapias naturais e massagem, salão de jogos, salão de convenções, quadra de tênis, bares, comercial, agência de turismo, sala de redes e ambulatório. Oferece ainda um centro de convenções completo com capacidade para até 1500 pessoas, salas, auditório e apoio profissional para atender as necessidades dos mais variados tipos de eventos.
O Tropical da Bahia possui uma arquitetura moderna com destaque para os afrescos de Genaro de Carvalho, pintados na década de 50, que representam um dos maiores murais de arte brasileiros. Também um painel em concreto adorna diversas áreas do hotel de autoria do artista argentino Carybé. A localização é privilegiada, pois está situado no coração de Salvador, onde acontece uma das principais festas de Carnaval do País. Nas redondezas do hotel os hóspedes podem encontrar uma variedade de atrações, como o Teatro Castro Alves, Mercado Modelo, Pelourinho, locais históricos, igrejas e museus; também entretenimento noturno ao vivo e ao ar livre. A infra-estrutura moderna do hotel inclui 269 apartamentos, distribuídos em 12 andares, numa moderna estrutura operacional com dois salões de convenções e 1 auditório, além de salas de apoio e o Tropical Office. Somado a isto estão piscinas adulto e infantil, sala de jogos, sala de ginástica, lobby bar, restaurante, agência de turismo, salão de beleza, loja de souvenires e churrasqueira ao ar livre. A rica culinária baiana é servida no restaurante Cravo e Canela que oferece as especialidades típicas da região.
O Tropical Oceano Praia está localizado a 7 quilômetros do centro de Porto Seguro, Sul da Bahia e a 100 metros da praia de Taperapuan. O grande número de coqueiros, a areia branca e as águas calmas e cristalinas fazem de Taperapuan, uma das praias mais procuradas da região. Possui 82 apartamentos com ar condicionado e nas suítes, banheiras de hidromassagem, além de muitas opções de lazer a escolher. Os hóspedes podem aproveitar piscinas adulto e infantil, sala de jogos e sauna a vapor. Com capacidade para 130 pessoas, o Restaurante Abrolhos traz em seu cardápio delícias da culinária regional e internacional uma atmosfera casual, bem como no bar à beira da piscina.

Investimentos em modernização
Visando manter os empreendimentos competitivos no mercado, a Rede Tropical de Hotéis vem aplicando recursos contínuos em modernização. O Tropical Tambaú, em João Pessoa, está reformando cerca de 40 apartamentos por ano, trocando piso, mobília e decoração. “Já investimos cerca de R$ 4 milhões neste empreendimento que terá a modernização concluída em breve e continuará sendo referência de hospedagem de qualidade na capital paraibana”, avalia o Presidente Adenias. O Tropical da Bahia está substituindo o carpete dos apartamentos e corredores por piso frio, além disso o empreendimento realizou no ano passado o Casa Cor, no qual vários ambientes ganharam novas cores e as decorações foram modernizadas. O Tropical Manaus Business investiu no Business Center para melhor atender o seu “público de negócios”, novas decorações no restaurante, além de atualização em sua área de eventos. O Tropical Manaus passará por ampla reforma a partir de 2010. Os hotéis de Salvador e Manaus ganharão especial atenção para o ano de 2014, quando o Brasil irá receber a Copa do Mundo. Essas duas cidades serão importantes sedes das primeira e segunda fases da maior competição esportiva e futebolística do País.
Para garantir a alta qualidade dos serviços prestados aos hóspedes, a Tropical investe ainda na capacitação de Recursos Humanos, através de um programa próprio. O resultado é uma elevação nos níveis de satisfação dos clientes e uma participação mais ativa dos funcionários nos setores em que desenvolvem suas atividades. O investimento em pessoal fez com que o perfil dos funcionários da Rede fosse profissionalizado.
Hoje, maitres, recepcionistas, telefonistas e gerentes, falam no mínimo um idioma estrangeiro. “Nosso turn over é sempre o mais baixo nas praças onde temos nossos hotéis, pois nossa política é voltada para o bem-estar dos funcionários através de uma filosofia de caráter social que focaliza sempre a necessidade de mantê-los, em todas as unidades, felizes, saudáveis e produtivos, para que tenham orgulho em trabalhar para o grupo hoteleiro”, destaca a Gerente Geral de Recursos Humanos Cristina Telles.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image