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TripAdvisor apresenta estratégias para hoteleiros através de pesquisa

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O TripAdvisor anunciou esta semana os resultados do TripBarometer, uma pesquisa global feita com viajantes e hoteleiros e que apresenta tendências de viagem identificadas em diversos países e regiões. Esta é a quarta edição do estudo semestral realizado pela empresa especializada Ipsos para o TripAdvisor. Ao todo foram ouvidos 53 mil participantes, sendo 2.700 brasileiros no estudo intitulado TripBarometer: Psicologia da Viagem.

Quando questionados sobre a proporção de hóspedes que voltam a se hospedar em seu estabelecimento, 41% dos hoteleiros do Brasil afirmaram que esse número representa de 26% a 50% de seus clientes. Já 22% dos empresários responderam que entre 51% e 75% dos hóspedes voltam a se hospedar. Ambos os dados ficam acima da média global de 35 e 17%, respectivamente.

A pesquisa realizada pela Ipsos também ajudou a identificar o que leva uma pessoa a viajar. Os hoteleiros entrevistados selecionaram opções que melhor correspondem a como eles desejam que seus hóspedes se sintam durante a hospedagem – “Libertação” (67%) foi a principal resposta. Por outro lado, mais de metade (53%) também quer proporcionar aos seus hóspedes uma sensação de “harmonia”, uma das motivações menos importantes para os viajantes (14%). Quatro em dez hoteleiros entrevistados também estão preocupados em oferecer uma experiência que possibilite ao hóspede imergir na cultura local (39%).

Segundo a pesquisa, as hospedagens podem se destacar oferecendo experiências que proporcionem aos hóspedes a oportunidade de ampliar seus horizontes, enquanto estão de férias. A atual edição do TripBarometer também verificou como os respondentes se sentem durante cinco fases de uma viagem: reserva, chegada ao destino, durante a permanência, retorno e em casa. Os resultados indicam que os viajantes se sentem mais ‘empolgados’ nos momentos da reserva e da chegada ao destino e mais ‘realizados’ quando voltam para a casa.

Os resultados do TripBarometer apontam outras ações que os hotéis podem realizar para se aproximar de seus clientes, como fornecer informações locais sobre o destino, construir um relacionamento com o hóspede antes mesmo da sua chegada e minimizar qualquer estresse potencial que possa antecedera estadia.

Marc Charron, presidente do TripAdvisor for Business afirma que “apesar de não surpreender que os viajantes se sintam mais empolgados no momento da reserva, os hotéis têm perdido uma excelente oportunidade de capitalizar esse sentimento a fim de começar a construir uma relação duradoura com os seus hóspedes. Poucas hospedagens aproveitam esse momento para interagir com esses clientes, mas quem o faz tende a ter uma taxa maior de retorno dos hóspedes”.

Globalmente, hotéis de luxo (65%) e hotéis boutiques (63%) são mais propensos a oferecer como prioridade um serviço excepcional e que exceda as expectativas do cliente. Já as pousadas (35%) são as que mais se preocupam a fornecer sugestões adicionais de viagem para os hóspedes enquanto eles estão hospedados.

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