HOME Matérias Trade Trânsito do Rio de Janeiro é o mais congestionado do Brasil, diz...

Trânsito do Rio de Janeiro é o mais congestionado do Brasil, diz estudo

Em sua 7ª edição, o TomTom Traffic Index traz o ranking das cidades onde os motoristas passam mais tempo no trânsito

119
0
SHARE
Rio de Janeiro - Imagem: Divulgação Embratur

Ao contrário do que popularmente é divulgado, o trânsito paulistano não é o pior do Brasil. De acordo com o estudo TomTom Traffic Index 2016, relatório anual com informações detalhadas sobre as cidades com os maiores congestionamentos de trânsito do mundo, o Rio de Janeiro figura em primeiro lugar no quesito tempo gasto em congestionamento.

Na capital carioca, o motorista passa em média 47% mais tempo parado no trânsito a qualquer hora do dia. Em seguida, Salvador (40%), Recife (37%) e Fortaleza (35%) são as mais congestionadas. Então, vem São Paulo em quinto lugar, onde o motorista fica em média 30% mais tempo parado no trânsito e 53% a mais nos períodos de pico. São cerca de 30 minutos por dia de tempo extra em engarrafamentos, o que totaliza 108 horas no trânsito por ano.


As próximas cidades brasileiras que figuram o ranking são Belo Horizonte (27%), Porto Alegre (25%) e Brasília (20%). Utilizando dados de 2016, o TomTom Traffic Index avalia a situação do congestionamento de trânsito em 390 cidades de 48 países em 6 continentes – de Roma ao Rio de Janeiro, de Cingapura a São Francisco. A TomTom trabalha com 14 trilhões de pontos de dados, acumulados durante nove anos. Este é o sexto ano de existência do TomTom Traffic Index.

Globalmente

Avaliando os dados históricos da TomTom, o congestionamento de trânsito aumentou aproximadamente 13% no mundo desde 2008. Mas há diferenças surpreendentes entre os continentes. Enquanto os congestionamentos na América do Norte aumentaram em 17%, na Europa eles aumentaram apenas 2%.

O fato pode estar relacionado ao crescimento econômico na América do Norte e à depressão econômica no restante da Europa. Os dados europeus podem ser fortemente influenciados pelos países do sul da Europa como Itália (-7%) e Espanha (-13%), onde ocorreram reduções marcantes nos congestionamentos de trânsito nos últimos oito anos.

Classificação geral das cidades mais congestionadas no Brasil em 2016 (nível diário geral de congestionamento– tempo adicional de percurso):

1 Rio de Janeiro 47% 6 Belo Horizonte 27%
2 Salvador 40% 7 Porto Alegre 25%
3 Recife 37% 8 Brasília 20%
4 Fortaleza 35% 9 Curitiba 20%
5 São Paulo 30% 10
SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image