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Trade turístico se reúne em Brasília para pedir maior divulgação do Brasil no exterior

Representantes de diversas entidades ligadas ao trade estiveram reunidos ontem na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o Presidente da Comissão de Turismo, Deputado federal Herculano Passos. O objetivo foi encontrar soluções para uma maior divulgação do Brasil no exterior. Entre os representantes estavam: o presidente da ABAV — Associação Brasileira de Agências de Viagens, Edmar Bull e seu diretor, João Lacerda; o Vice-presidente da ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Cardoso Linhares; o assessor da CNTur — Confederação Nacional do Turismo, Rômulo Bustamantt; o diretor executivo da Associação Brasileira de Resorts, João Bueno e seu Presidente Luigi Rotunn; o presidente do FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Manuel Gama e seu Diretor executivo, Orlando de Souza e Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. “Esse é o primeiro encontro de uma série que vamos fazer com as entidades do turismo para ouvir as demandas e para que vocês nos ajudem a compor nossa agenda de trabalho até o final do ano”, explicou o Deputado federal Herculano Passos.

Uma das demandas levantadas pela CNC — Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo e pela CNTur — Confederação Nacional do Turismo foi a necessidade de uma mudança no modelo de financiamento da Embratur para que haja maior divulgação  do Brasil no exterior, buscando atrair mais turistas estrangeiros. O assunto foi corroborado pelo diretor de gestão estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto. “A imagem que o turista estrangeiro tem do país, remonta à década de 70 – turismo sexual, mulheres nuas e selva – e aos problemas atuais do país, como o zika vírus. O Brasil teria que aproveitar o momento das Olimpíadas, em que toda a atenção estará voltada para o país, e trabalhar uma imagem integrada entre todos os setores, como fez Londres nas Olimpíadas de 2012”, salientou.

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Já o diretor de Comunicação da CNTur, José Osório Naves, ressaltou que a última campanha de impacto relacionada ao turismo foi há mais de 20 anos. “Foi feita uma grande divulgação com fotos das atrações turísticas das mais diversas regiões colocadas nos aeroportos e locais de grande concentração de pessoas com a frase ‘Se viajar é sua paixão, o Brasil é o seu destino’, em diversos idiomas”, relembrou.

Durante a reunião também foi tratado sobre a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal de um crédito extraordinário que seria usado pela Embratur para divulgação dos Jogos Olímpicos no exterior. Uma audiência com o Ministro Gilmar Mendes, que determinou a suspensão, deve ser solicitada com o objetivo de explicar o resultado positivo que tal investimento trará ao turismo.

Outro tema debatido foi o fim da exigibilidade do visto para turistas estrangeiros entrarem no Brasil. Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno, a desburocratização para a obtenção do documento poderia beneficiar o setor hoteleiro. “Muitos resorts estão apresentando problemas de caixa e cancelando a participação em feiras. A entrada internacional, com a liberação de vistos, seria uma solução, tendo em vista que os outros países da América do Sul não têm enviado tantos turistas como se esperava”. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, sugeriu que seja solicitada uma audiência com o novo Ministro das Relações Exteriores, José Serra, para debater a questão da flexibilidade e reciprocidade do visto de estrangeiros.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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