HOME Matérias Temporada de verão promete recorde de turistas – Artigo de João Vissirini

Temporada de verão promete recorde de turistas – Artigo de João Vissirini

63
0
SHARE
João Vissirini, Diretor da VR Hotéis: ""Com a alta do dólar, o turismo interno deve crescer, pois os brasileiros estão optando por viajar dentro do próprio País, já que as viagens internacionais ficaram mais caras" Imagem: Divulgação

Artigo de João Vissirini*

Depois de sediar dois grandes eventos somente este ano, o Brasil se prepara para a temporada de verão 2017. A rede hoteleira do País investiu pesado em melhorias e capacitação dos profissionais para receber uma grande quantidade de turistas estrangeiros que passou por aqui durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas. O grande diferencial foi também com relação aos investimentos realizados pelo governo em infraestrutura e mobilidade urbana, afetando, de maneira positiva, a experiência dos turistas que viajaram durante o período dos jogos.

O grande desafio é fazer todo esse investimento reverter também para a temporada de verão que está chegando. Com a alta do dólar, o turismo interno deve crescer, pois os brasileiros estão optando por viajar dentro do próprio País, já que as viagens internacionais ficaram mais caras. O Brasil também deve sofrer uma “invasão” de turistas latino-americanos, principalmente os argentinos, pois a desvalorização do real torna o nosso mercado ainda mais atraente para os visitantes do Mercosul.

Uma pesquisa do Ministério do Turismo realizada no mês de setembro, revelou que a intenção dos brasileiros de realizar viagens durante as férias atingiu seu ápice em comparação com os outros meses do ano. Em relação ao ano passado, na mesma época, o crescimento foi de 8%. Um dos motivos para o setor do turismo ter alavancado em 2016 é a grande quantidade de promoções que surgiram em função da alta do dólar no início do ano.

Os empresários do setor perceberam este movimento e estão se preparando cada vez mais para atender melhor o turista e isso também é um grande diferencial. Nas empresas de turismo está havendo cada vez mais investimentos em tecnologia, capacitação de funcionários e foco nas necessidades dos clientes. Isso promove um ciclo de boas práticas, que consolida e amplia a nossa oferta de serviços e produtos. Há hotéis dispostos a contratar consultorias especializadas para aumentar o faturamento, com foco nos investimentos em melhorias.

Claro que existem diversos problemas, como a infraestrutura de aeroportos e rodovias, a falta de água e energia elétrica, principalmente nas cidades do litoral, e também problemas ambientais como a questão da balneabilidade das praias. Mas, o governo e o trade turístico vem trabalhando para tornar a próxima temporada uma das melhores do País, com recordes no número de turistas. É esperar para ver!

* João Vissirini – Diretor da VR Hotéis – Visibilidade e Resultados Extremos para Hotéis

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image