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Casa da Montanha conquista o Prêmio Gold Crown da RCI Brasil

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O Hotel Casa da Montanha possui altos padrões de qualidade na cidade gaúcha de Gramado - Foto - Divulgação

O empreendimento localizado em Gramado (RS), acaba de ser premiado pela RCI Brasil, empresa com forte atuação mundial em intercâmbio de férias, com a placa de reconhecimento Gold Crown pela 16ª vez consecutiva. O prêmio, destinado aos empreendimentos afiliados que cumprem os rígidos e mais altos padrões de qualidade, é definido a partir das avaliações dos sócios RCI para quesitos como serviço de limpeza, manutenção da unidade, hospitalidade, processos de registro de check-in e check-out, além de amenidades e serviços.

O empreendimento recebe, também, o prêmio de Excellence in Service, que conquista anualmente desde 2014, o que endossa a busca contínua de toda a equipe do Hotel por qualidade em todos os aspectos, mantendo o padrão de excelência prezado pelos associados RCI Brasil.  Para o Diretor de Marketing do Hotel, Rafael Peccin, “é sempre um orgulho para o Casa da Montanha receber o Gold Crown”, premiação máxima da RCI aos hotéis afiliados. E o que nos deixa ainda mais felizes, é que viemos recebendo esse prêmio por vários anos consecutivos, o que reforça o que sempre buscamos, serviços e produtos com qualidade, sempre atento aos pequenos detalhes, que são reconhecidos pelos nossos clientes através de prêmios como esse”.

Maria Carolina Pinheiro: “O Casa da Montanha oferece de maneira contínua o que há de melhor em estrutura e serviços aos nossos associados” Foto – Divulgação

Maria Carolina Pinheiro, Diretora-geral RCI Brasil, comenta a premiação destacando a importância de contar com parceiros como este na rede de empreendimentos afiliados. “Poder reconhecer o trabalho realizado pelo Casa da Montanha há tantos anos, oferecendo de maneira contínua o que há de melhor em estrutura e serviços aos nossos associados nos traz muita satisfação. É isso que esperamos dos nossos afiliados e fazemos questão de destacar para o nosso mercado”, completa.

O Casa da Montanha é um dos mais luxuosos hotéis da região. Com estrutura de lazer composta por piscina térmica, hidromassagem, saunas seca e úmida, além de um Spa by L’Occitane Au Bresil, com tratamentos faciais e corporais, o empreendimento une a tranquilidade da serra ao charme das luzes da cidade, que podem ser admiradas do deck suspenso com vista para o centro de Gramado.

ABIH Nacional repudia acordo da Airbnb em Porto Seguro (BA)

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Porto Seguro (BA) é o destino mais procurados no Brasil - Foto - Divulgação

O Airbnb – plataforma que conecta viajantes a pessoas que têm espaço para alugar em suas casas e querem obter uma renda extra – assinou essa semana, em Porto Seguro (BA) que está sendo repudiado pela ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Esse que a Airbnb diz ser inédito, segundo seu posicionamento, é para fortalecer o turismo sustentável na cidade de Porto Seguro. Pelo acordo, a Airbnb começará a arrecadar e a pagar uma contribuição de R$ 2,60 por hóspede/dia para o turismo sustentável, destinada ao FUNDETUR — Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Porto Seguro, sobre todas as reservas feitas a partir do dia 1º de junho de 2018. A gestão do FUNDETUR é feita pelo Conselho Municipal de Turismo, que decide onde aplicar os recursos disponíveis.

O Airbnb é a principal plataforma de reserva on line no Brasil

Além da contribuição, a empresa também se comprometeu, por meio de um memorando de entendimentos, a cooperar com a cidade em ações voltadas à promoção turística, à melhoria do atendimento ao turista que visita Porto Seguro com a capacitação dos pequenos negócios locais e à troca de informações sobre melhores práticas em marketing digital. O Airbnb fará ainda o compartilhamento de estatísticas sobre os viajantes que utilizaram a plataforma na cidade, para auxiliar no planejamento de políticas públicas ligadas ao setor.

Manoel Cardoso Linhares: Não mediremos esforços para defender os interesses de nossos associados Divulgação

Manoel Cardoso Linhares, Presidente da ABIH Nacional, acaba de emitir um comunicado contrário a essa iniciativa. Na visão da entidade, a taxa de sustentabilidade, que será paga pelo Airbnb, é uma maneira de procurar mascarar o sério problema enfrentado pela hotelaria hoje com o seu principal concorrente, dando a impressão de que todos são iguais e estão sujeitos aos mesmos critérios de exigências. O Presidente reitera que não medirá esforços para defender de forma incansável e inflexível os direitos dos milhares e milhares de hoteleiros de todo o Brasil, ademais, estes sofrem diariamente as agruras de um sistema burocrático, vencendo os mais diversos obstáculos jurídicos e administrativos para gerarem milhões de empregos no trade turístico e não poderão assistir passivamente a celebração de acordos desta natureza, que apenas procuram dar a aparência de uma isonomia tributária que não existe.

Confira a seguir a carta na íntegra.

 

Pousada Santarina (SC) é a única a receber nota máxima em avaliação de hóspedes

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Jardim da Pousada Santarina, em Floripa (SC) - Foto: Reprodução/ Pousada Santarina

Na lista “Loved by Guests” divulgada esta semana pelo portal Hoteis.com, que destacou os melhores hotéis na opinião dos usuários, apenas um hotel entre os brasileiros recebeu nota 10. Em todo território nacional, 37 hotéis foram lembrados e receberam pontuação em suas categorias, mas apenas a Pousada Santarina, localizada em Florianópolis (SC), atendeu a todos os requisitos de qualidade na visão dos usuários.

Para constar na lista, os hotéis deviam chegar a uma média de pelo menos 9,4 com a classificação “Incrível”. Na premiação popular, a pousada catarinense bateu até mesmo o Palácio Tangará, hotel de luxo aberto recentemente em São Paulo, que garantiu o Score 9,8, o segundo maior na lista de brasileiros junto do Chateau La Villette, em Campos do Jordão (SP) e Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Detalhe do quarto da Pousada Santarina (SC) – Foto: Reprodução/Site Pousada Santarina

A competição geral aconteceu entre 3,4 mil hotéis em 91 países, e o Estados Unidos foi o país com mais empreendimentos premiados como os “Mais Procurados”, com 1.498 hotéis. Confira a lista de brasileiros presentes na premiação Loved by Guests 2018:

Hotel Região Cidade Score
Hotel Rainha do Brasil LATAM Aparecida 9,6
Windsor Brasilia Hotel LATAM Brasilia 9,4
Vila d’este handmade hospitality hotel LATAM Buzios 9,4
La Chimere Buzios Essence LATAM Buzios 9,4
Hotel Deville Prime Campo Grande LATAM Campo Grande 9,6
Chateau La Villette LATAM Campos do Jordao 9,8
Mavsa Resort Convention & SPA LATAM Cesario Lange 9,4
Hotel Gran Odara LATAM Cuiaba 9,4
Four Points by Sheraton Curitiba LATAM Curitiba 9,4
NH Curitiba The Five LATAM Curitiba 9,6
Nomaa Hotel LATAM Curitiba 9,6
Pousada Santarina LATAM Florianopolis 10,0
Belmond Hotel das Cataratas LATAM Foz Do Iguaçu 9,8
Hotel Pousada Kaster LATAM Gramado 9,4
Hotel Cercano LATAM Gramado 9,4
Hotel Valle D’incanto LATAM Gramado 9,6
Hotel Gramado Interlaken LATAM Gramado 9,6
Nannai Resort & Spa LATAM Ipojuca 9,4
Best Western PREMIER Maceió LATAM Maceio 9,6
Pousada Cantinho das Estrelas LATAM Monte Verde 9,4
Hotel Deville Prime Porto Alegre LATAM Porto Alegre 9,4
Zii Hotel Pouso Alegre LATAM Pouso Alegre 9,4
Mont Blanc Premium LATAM Ribeirao Preto 9,4
Belmond Copacabana Palace LATAM Rio de Janeiro 9,6
Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro LATAM Rio de Janeiro 9,4
Hilton Barra Rio De Janeiro LATAM Rio de Janeiro 9,6
Miramar Hotel by Windsor LATAM Rio de Janeiro 9,4
Serra Alta Hotel LATAM Sao Bento do Sul 9,4
Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto LATAM Sao Jose dos Pinhais 9,4
Grand Hyatt Sao Paulo LATAM Sao Paulo 9,4
Hotel Emiliano LATAM Sao Paulo 9,6
Hotel Unique LATAM Sao Paulo 9,6
Hotel Cadoro Sao Paulo LATAM Sao Paulo 9,4
Palácio Tangará LATAM Sao Paulo 9,8
Blue Hill Hotel LATAM Timbo 9,4
Pousada Jardim das Margaridas LATAM Trancoso 9,4
Gran Executive Hotel LATAM Uberlandia 9,4

Hora de passar o bastão!

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Artigo de Rubens Schwartzmann*

Aprendi com meu pai que a vida profissional não se restringe à luta cotidiana para tornar nossas empresas sólidas, saudáveis e bem-sucedidas. Fora das quatro paredes dos nossos escritórios, há missões fundamentadas no voluntarismo, no engajamento setorial e na percepção de que, sozinhos e isolados, somos mais vulneráveis.

Nossa empresa pode ser uma ilha de excelência, por exemplo. Mas é preciso enxergar e levar em conta o arquipélago todo em sua volta… A união de propósitos e a comunhão de práticas saudáveis, de forma organizada, levam à criação de instituições, de entidades que não visam a lucro, mas ao fortalecimento coletivo dos associados, proporcionando ganhos para o mercado como um todo.

Assim sintetizo a razão de ser da Abracorp! E, também, o escopo da minha atuação na Presidência do Conselho Administração da entidade, em mandato de dois anos, que chega ao encerramento. Conforme sinalizei na posse, não postularia mais um biênio, como prevê o estatuto da Abracorp. Sempre acreditei na força do coletivo e continuo acreditando muito na força da nossa ABRACORP, afinal, isso foi o que me motivou, naquele momento, a decidir dedicar parte do meu tempo e da minha experiencia em prol desta entidade e, por consequência, de toda a nossa indústria! Sim! Alguns projetos em fase de conclusão têm impacto direto em toda cadeia de fornecedores e empresas clientes. Contudo, como dito acima, a entidade representa o coletivo e, portanto, é hora de passar o bastão e dar espaço a outros associados também darem a sua contribuição.

Para efeito de registro, cabe resgatar algumas ações que marcaram este ciclo, dentro de um plano de metas até mesmo ambicioso, considerando a profundidade e complexidade dos processos de mudança: Logo no início fizemos a revisão do nosso Planejamento Estratégico, com assessoria da KPMG; Em seguida, mudamos o formato das reuniões, tornando-as mais interativas, dando espaço ao associado para participar da co-criação de projetos importantes para o setor e criamos um ambiente favorável a discussão de temas relevantes (espaço chamado de “voz do associado), Decidimos colocar as mãos num “vespeiro” (afinal, apurar os números de vendas de uma empresa muitas vezes já é difícil, imagine consolidar os dados de 30!) e implantar o BI Abracorp – concluída fase 1 do projeto. Esta ferramenta irá oferecer dados estatísticos incríveis para toda indústria; Realizamos o 1º Fórum Abracorp direcionado ao mercado, dentro da Abav Expo 2017; Dado o sucesso do 1º, realizamos do 2º Fórum Abracorp, este na WTM LA 2018 e operacionalizado 100% pelo nosso comitê de Eventos; Revitalizamos as atividades dos comitês temáticos, que incluiu, entre outras atividades, a padronização de vouchers das locadoras de automóveis.

Com o apoio de outras entidades e de alguns fornecedores parceiros, estamos em vias de lançar nossa plataforma de Princípios e Valores do Associado e Guia de boas práticas dos Fornecedores e Clientes. Esta plataforma tem por objetivo promover as melhores práticas em gestão de viagens corporativas e nortear um relacionamento ético e sustentável entre as três partes (TMC & FORNECEDOR & EMPRESA-CLIENTE).

Sobre o BI Abracorp, estou certo de que se trata de iniciativa de grande impacto e relevância para o mercado como um todo, ao conferir mais abrangência e precisão na coleta, apuração e análise de dados setoriais. As cias aéreas, a hotelaria, as locadoras e seguradoras; os meios de pagamento; enfim, todos os elos de uma extensa cadeia de valor podem, com os recursos do BI Abracorp, ter acesso – sob medida – a informações apuradas de forma automática e não mais manual, tendo assim aderência a diretrizes de compliance e governança.

Herdeira da série histórica de dados que eram divulgados pelas entidades que lhe deram origem (FAVECC e a TMC Brasil), a Abracorp só fez conquistar credibilidade e reconhecimento como referência setorial.

O Boletim Abracorp em Ação, recém-lançado pela Coordenadoria dos Comitês da entidade, que tem à frente Daiana Moreira, é parte das nossas iniciativas educacionais. Os materiais produzidos estão disponíveis na biblioteca virtual Abracorp (abracorp.org.br) ou nas redes sociais…

Ao fim desta missão, quero agradecer o apoio recebido por todos, em especial dos membros do nosso Conselho, do meu vice-presidente (Carlos Prado), que me ajudaram muito nesta empreitada; também quero agradecer aos meus antecessores nesta posição (Edmar e Francisco), que me apoiaram em todas as iniciativas propostas. Meu reconhecimento à presteza e profissionalismo dos colaboradores que tocam o dia-a-dia da entidade (Daiana e Michelle), incluindo o nosso ex-diretor executivo Gervásio Tanabe, que agora empresta seu talento e dedicação à Abav Nacional.

A Abracorp está pronta para receber o novo presidente do Conselho de Administração. Seja ele quem for, vai contar com uma boa base e caminhos bem delineados para tornar a entidade mais e mais significativa para o segmento de viagens corporativas! Acredito em decisões coletivas, que amplificam a força de união. Abraços e Sucesso a todos!

*Rubens Schwartzmann é CEO da Costa Brava e Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Academia Brasileira de Eventos e Turismo empossa nova diretoria

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A nova diretoria da Academia tem Armando Alberto Arruda Pereira de Campos Mello (cadeira 11), como presidente - Foto - Divulgação

No próximo dia 23 de abril toma posse a nova diretoria da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. A cerimônia acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Junto com a posse do novo Conselho de Administração da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras. A nova diretoria da Academia tem Armando Alberto Arruda Pereira de Campos Mello (cadeira 11), como presidente; Alexandre Sampaio de Abreu (cadeira 38), como VP; Elza Tsumori (cadeira 37), Carlos Romano Pansera (Cadeira 35), Sergio Junqueira Arantes (Cadeira 1), Toni de Oliveira Sando (Cadeira 22) e Virgílio Carvalho (Cadeira 40), como diretores. No Conselho Fiscal, estão Antônia Marisa Canton (Cadeira 18), Eduardo Sanovicz (Cadeira 12) e Norton Luiz Lenhart (Cadeira 26). Como Diretores Suplentes, Carlos Mario Beni (Cadeira 6) e Ibrahim Georges Tahtouh (Cadeira 16).

E a novidade é a composição dos diretores Regionais: na Bahia, Paulo Renato Dantas Gaudenzi (Cadeira 13); no Ceará, Enid Camara de Vasconcelos (Cadeira 27); em Minas Gerais, Erica Campos Drumond (Cadeira 39); no Paraná, Raimundo Pedro Argolo Peres (Cadeira 19); em Pernambuco, Roberto José Marques Pereira (Cadeira 28); no Rio de Janeiro, Alexandre Sampaio de Abreu  (Cadeira 38); no Rio Grande do Sul, Norton Lenhart  (Cadeira 26); em Santa Catarina, Anita Maria Silveira Pires (Cadeira 33) e em São Paulo, Mario Carlos Beni (Cadeira 6).

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Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada com o objetivo de trazer ações para a implementação e o crescimento da indústria de Eventos e Turismo, nacional e internacionalmente. À semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por um Colégio Acadêmico composto por 40 profissionais nacionais e 20 internacionais, representantes notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva dos setores dos Eventos e Turismo.

Brasil e Argentina unem forças na captação de novos visitantes

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Rio de Janeiro e Argentina se alinham para captação de novos visitantes - Foto: Divulgação

Na última semana, após declararem que a crise no Rio impactava o Turismo da Argentina, os dois firmaram parceria para reparar os danos. Os acontecimentos desmotivavam a visita em dobradinha dos mercados emissores mais distantes, dessa forma, se aliaram para unir forças na captação de novos destinos, a começar pelo mercado asiático.

Alfredo Lopes: “A boa relação com os hermanos é fundamental para o turismo carioca”.

Para o Presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, a boa relação com os hermanos é fundamental para o turismo carioca, já que os sul-americanos são o maior mercado emissor internacional de turistas para o Rio: “Juntos, os sul-americanos chegam a representar 20% do nosso total de visitantes estrangeiros, crescente cerca de 30% desde as Olimpíadas. E os argentinos, sem dúvida, são a maior proporção deste público. Se os dois países extrapolam o intercâmbio de visitantes e unem forças para a promoção da América do Sul em mercados ainda pouco explorados, como é o caso do asiático, só temos a ganhar. Para se der uma ideia, Japão e China, juntos, representam pouco mais de 2% dos nossos visitantes internacionais. Um índice irrelevante, com enorme potencial de crescimento, especialmente com as recentes facilidades do visto eletrônico para o Japão”, comentou o representante do Turismo carioca.

Festival internacional Oscar do Circo acontecerá pela primeira vez em São Paulo

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Holiday Inn Parque Anhembi, localizado próximo à área onde será realizado o festival - Foto: Divulgação

O maior festival internacional do circo, Oscar do Circo: 1st Cirque International Festival of Brazil Contest, estará em São Paulo pela primeira vez entre os dias 2 e 6 de maio. O evento tem parceria exclusiva com o Holiday Inn Parque Anhembi, localizado ao lado do Parque Anhembi, próximo à área onde será realizado o festival.

Além de ser o hotel oficial do evento, onde ficarão hospedados os artistas circenses que virão de diversas partes do Brasil e de outros países, o Holiday Inn Parque Anhembi terá pacotes especiais que incluem opções de hospedagem e alimentação a preços diferenciados.

Durante a semana do 1st Cirque International Festival of Brazil Contest, o estabelecimento também fará jantares temáticos, com cardápios típicos de diferentes países. “Essa parceria tem o compromisso de facilitar o acesso ao festival, que estará a poucos metros do local, além de proporcionar vantagens econômicas para os visitantes”, afirma o Presidente do evento no Brasil, Jeferson Alexandre.

Histórico

O festival foi criado em 1974 pelo Príncipe Rainier III com o nome de Monte-Carlo International Circus Festival e há cerca de 10 anos a Princesa Stéphanie de Mônaco assumiu a presidência do evento, proporcionando ainda maior projeção.

No Brasil, a primeira edição acontece em 2018, sendo apresentações abertas ao público, com capacidade para mais 2,3 mil pessoas. O júri será composto por referências mundiais, como Eugene Chaplin, filho de Charlie Chaplin, atual presidente do Festival Internacional de Cinema de Comédia de Vevey; Alexander Ogurtsov, da Rússia, vice-presidente e líder artístico do Nikulin Moscow Circus, na Tsvetnoy Boulevard; Peter Dubinsky dos Estados Unidos, presidente e fundador da Firebird Productions, empresa de entretenimento internacional que produz shows e oferece artistas para Walt Disney World; entre outros.

Os ingressos para assistir ao 1st Cirque International Festival of Brazil Contest estão à venda em pacotes especiais com o Holiday Inn Parque Anhembi e através do Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br.

445 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros marítimos em 2017

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A expectativa da CLIA-Brasil é que no segundo semestre desse ano, o número de cruzeiristas aumente ainda mais - Foto: Divulgação MSC

A CLIA-Brasil — Cruise Lines International Association acaba de divulgar um relatório que analisa o perfil de cruzeiristas no Brasil. De acordo com a entidade, 445 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros em 2017. Apesar do número ser 4,2% menor em relação a 2016, a entidade avalia que o setor navegou em linha com a reação da economia nacional. “Seguindo o crescimento econômico do Brasil, tivemos um primeiro trimestre de 2017 fraco (230 mil cruzeiristas) com queda de 28% em relação a 2016 (318 mil). A partir do segundo trimestre, com a economia brasileira também avançando, já tivemos um aumento de 26% (69 mil cruzeiristas) e no terceiro crescemos 17% (35 mil). No quarto trimestre os números realmente mostram um forte resultado, aumento de 79% (111 mil) em relação ao ano anterior”, explica Marco Ferraz, presidente da CLIA-Brasil.

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Marco Ferraz, Presidente da CLIA Brasil. Foto – Divulgação

Segundo ele, o fato do total de passageiros de 2017 ser apenas 4,2% inferior em relação a 2016 reflete um quadro estável, porém o crescimento expressivo do quarto trimestre dá uma grande expectativa para 2018. Ele se diz amparado também pela oferta de 430 mil leitos da temporada 2017/2018, com fechamento agora em abril, considerando apenas os destinos brasileiros. A previsão para o próximo período 2018/2019, com início em novembro desse ano, prevê um aumento de 13% apenas nos itinerários nacionais.

Outra análise que traz o relatório é em relação aos destinos mais procurados pelos brasileiros em 2017. No ano passado, 105 mil viajantes saíram do país a bordo de um cruzeiro com destino ao Caribe (aumento de 4,4% – 2016), mas os destinos mais procurados foram Panamá e América do Sul, com 278 mil passageiros. “Podemos observar também uma procura relevante por cruzeiristas brasileiros por águas europeias, considerando o Mediterrâneo, Países Bálticos, Ilhas Canárias e norte europeu”, destaca Ferraz. Somados esses destinos do velho continente receberam 39 mil turistas brasileiros no ano passado.

O estudo mostra ainda uma mudança no comportamento do brasileiro em busca de novidades quando o assunto são destinos de cruzeiros. Pela primeira vez no período 2016 e 2017 foi percebido uma procura pelo Alaska e pela África do Sul, com quatro mil cruzeiristas.

Ainda no mesmo documento, é possível afirmar também que apesar da idade média de viajantes (44 anos) ter ficado estável, houve um crescimento na taxa que mede o número de dias a bordo de um navio, de 6,8 para 6,9 dias. “Isso mostra que o mercado de cruzeiros no Brasil amadureceu em termos de público frequente, que busca itinerários mais longos”, afirma Marco Ferraz. Também é evidente que roteiros de menos de 13 dias são mais requisitados por cruzeiristas de menos de 48 anos e pacotes acima de 14 dias são procurados por viajantes com mais de 56 anos.