ÚLTIMOS ARQUIVOS

Controle de Contaminação nos Meios de Hospedagem: A higienização como aliada

0
Maria de Deus dos Reis, Bióloga responsável pela pesquisa

Por Denise Bertola

A Indeba tem mais de 50 anos de atuação na indústria química brasileira e oferece ao mercado soluções de limpeza e desinfecção profissional. Na Equipotel 2018, a bióloga Maria de Deus apresentou a pesquisa que ela desenvolveu no segmento hoteleiro e será publicado no Congresso de Microbiologia de 2019, sobre higienização e controle de contaminação nos meios de hospedagem.

Entre os objetivos da pesquisa estavam quantificar e qualificar a carga microbiana nas superfícies do ambiente hoteleiro, demonstrar a eficácia da higienização e orientar profissionais no processo de limpeza. Foram avaliados dez hotéis de médio e grande porte, todos em Salvador. Em cada hotel foram realizadas três etapas. O ambiente foi avaliado depois do uso, depois de uma limpeza com detergente e a última etapa após a desinfecção com produtos adequados.

De acordo com a pesquisa, a limpeza demonstrou uma eficácia que varia de 40% até 80% dependendo da superfície. Já com a desinfecção, a eficácia fica entre 90% e 99%. Entre os locais inspecionados estavam o vaso sanitário, mesa de alimentação, sofá, box de banheiro e telefone.

Surpreendentemente, segundo Maria de Deus, o item mais contaminado encontrado nas análises foi o telefone. E geralmente ele não recebe os cuidados necessários de desinfecção.

Fernanda Cerri ainda destacou que 98% dos hóspedes se incomodam com a sujeira em um hotel, e para oferecer uma experiência de excelência é preciso atingir os cinco sentidos do cliente. Para isso foi criado o POP, Procedimento Operacional Padrão, para oferecer o treinamento adequando para os colaboradores. A padronização e a eficiência do procedimento são essenciais para oferecer uma hospedagem agradável e satisfatória.

Aluminas traz tendências de Milão para móveis de área externa

0
Diretor Comercial da Aluminas, Wuander Ferreira

Por Denise Bertola

A Aluminas tem 25 anos de experiência na fabricação de móveis. Foi eleita como melhor fornecedora para hotelaria no Brasil na categoria “Móvel para a Área Externa”, pela 5ª vez consecutiva, pela Revista Hotéis e é destaque por ser a primeira e única empresa de móveis de alumínio no Brasil a obter a certificação ISO 9001.

Com inspiração em Milão, na Itália, a Aluminas traz móveis diferenciados e com requinte para se destacar entre a mesmice que predomina no mercado de áreas externas. Em sua 16ª participação na Equipotel, a empresa espera obter ainda mais sucesso na consolidação da marca, como diz o Diretor Comercial, Wuander Ferreira. “Os prêmios vão chegando e a gente espera mostrar para o Brasil a qualidade que a Aluminas tem”, diz.

Segundo Wuander, eles pretendem se fortalecer como uma alternativa para os produtos importados. E ressalta que a última edição da Equipotel gerou excelentes oportunidades de negócios para a Aluminas.

Este ano, o destaque do estande é o ambiente com o sofá em L sob um pergolado, produzido no Brasil pela empresa. A tendência trazida de Milão, é hoje muito usada em hotelaria, e não é comum no País. Outra novidade é o desenvolvimento de um novo conceito de usabilidade de bistrô em hotelaria, com mesa alta e banquetas.

Palestrante relembra hoteleiros: “Marketing Digital não é algo opcional”

0
A consultora Marta Poggi comentou que os viajantes estão cada vez mais buscando viagens diferenciadas, com experiências únicas. E o hoteleiro precisa estar atento a isso

Por Willians Glauber

A Consultora e Palestrante de Marketing Digital com foco no Turismo e na Hotelaria, Marta Poggi, trouxe dados interessantes para chamar a atenção dos presentes sobre a importância de se ter um ambiente digital cada vez mais focado no relacionamento com os clientes diretos.

A palestra Estratégias de Marketing Digital para Hotelaria: como atrair o cliente direto trouxe à tona números estratosféricos do internauta brasileiro e dos viajantes:
– 95% dos brasileiros hoje usam celular;
– 130 milhões de brasileiros estão ativos nas redes sociais;
– 80% dos brasileiros pesquisam preço on-line quando estão nas lojas físicas;
– De 2017 para 2018 houve um aumento de 479% de visualizações de vídeos sobre viagens no Youtube;
– Os viajantes da Geração Z acham mais importante se hospedar em um lugar com internet de qualidade do que próximo a praia ou piscina;
– Em 2017, mais de 50% de todas as hospedagens foram feitas on-line;
– Até 2020, 80% do conteúdo que vai circular na internet será em vídeo.

Marta levou todos esses números para sua participação na Equipotel 2018, a fim de justificar a importância de os donos de hotéis investirem no marketing digital para atrair clientes diretos.
Ela ressaltou que a jornada de compra do viajante começa no sonho e em todas as etapas da compra ele está on-line. Reforçando que ela não é mais linear, sendo esse mais um motivo para se trabalhar constantemente o marketing digital.

A consultora comentou que os viajantes estão cada vez mais buscando viagens diferenciadas, com experiências únicas. E o hoteleiro precisa estar atento a isso. Marta enfatizou que no marketing digital a empresa é que tem a obrigação de encontrar seu cliente e saber exatamente quais as dores dele. Segundo ela, um dos pilares das ações de marketing digital é o conteúdo, que vai possibilitar a construção de um relacionamento com os clientes em potencial. O que, por consequência, vai acabar gerando negócio em outro momento. Para fechar, Marta Poggi detalhou os três pilares que sustentam um marketing digital de sucesso: estratégia, redes sociais e conteúdo.

Hansgrohe apresenta linha inédita para banheiros em feira de hospitalidade

0
Fabio Memoli, diretor da Hansgrohe

Por Luiz Marcos Fernandes

Especializada na linha de soluções para banhos e equipamentos para banheiros, a Hansgrohe inovou em sua terceira participação na Equipotel, maior feira de hospitalidade, que acontece de 18 a 21 de setembro em São Paulo (SP). De acordo com seu diretor, Fábio Memoli, um dos destaques apresentados é a linha de torneiras Novus, com tecnologia de ponta, idealizada pela Phoenix Design, produto com aerodinâmica moderna e beleza estética.

“São tamanhos variados e com diferentes modelos, que atendem a quem busca modernidade e praticidade”, adianta. Outro lançamento que atrai interesse do público é o Axor Shower, um chuveiro que permite ao usuário, além de intensidade por meio de uma coluna de água, jatos com intensidade diferenciada. “Temos 15 tipos de acabamentos deste novo modelo com diferentes cores”. Para Fábio, a Equipotel tem como grande diferencial a oportunidade de apresentar lançamentos e novidades de mercado.

Linha de pias e torneiras da Hansgrohe apresentadas na Equipotel 2018

Husqvarna Group mostra seu robô cortador de grama na Equipotel 2018

0
Bruno Lisbão, Engenheiro de Produtos e Aline Pedroso, Analista de Marketing

Por Luiz Marcos Fernandes

Depois de fazer sucesso na Europa e nos Estados Unidos, agora é a vez do Brasil. O novo robô cortador de grama é a novidade apresentada pela Husqvarna, empresa de origem sueca, com 40 anos de Brasil, fabricante em equipamentos de manejo para áreas verdes, que faz sua estreia na Equipotel. De acordo com Aline Pedroso, Analista de Marketing, o produto é apresentado em três versões.

O destaque da empresa é o Automower, um robô cortador de grama que funciona a bateria e trabalha de maneira autônoma

“Isso vai variar de acordo com o tipo de gramado e a extensão. O equipamento tem autossuficiência para duas horas e recarrega automaticamente, além de vir com um kit de lâminas. Oferecemos o suporte técnico de nossas equipes para atendimento aos clientes em diversas localidades do país”, adiantou.

No estande da Husqvarna, os visitantes têm também a oportunidade de conhecer as novidades da linha de equipamentos de manejo sustentável para manutenção e preservação de áreas verdes. “É uma linha mais leve, que não emite gases poluentes”, explica.

Dormakaba lança linha de fechaduras eletrônicas na Equipotel deste ano

0
Fechadura Dormakaba com sistema Bluetooth

Por Luiz Marcos Fernandes

Com participação há mais de dez anos na maior feira de hospitalidade do Brasil e da América Latina, a Equipotel, a Dormakaba, empresa atuante no mercado de segurança, controle de acesso e identificação, trouxe dois lançamentos direcionados para a linha de fechaduras eletrônicas. De acordo com Miguel Kahn, Gerente de Marketing da Dormakaba, ambos os produtos, além de um design moderno e mimimalista, oferecem praticidade funcional e beleza estética.

“A fechadura eletrônica Safire LX tem um sistema de acesso por identificação feita por meio de radiofrequência habilitada pela tecnológica BLE Bluetooth, que traz para o hoteleiro a possibilidade de contar com um produto de alta qualidade e tecnologia. Já a fechadura Quantun Pixel oferece também uma tecnologia com sistema Bluettoth, permitindo acesso por dispositivos móveis, além de um design minimalista, uma vez que a estrutura mecânica é interna, o que garante um efeito mais discreto e funcional para o hóspede”, disse.

O executivo destaca o diferencial da Equipotel em relação a outros eventos hoteleiros. “Sem dúvidas a Equipotel é uma feira que engloba o maior número de players do mercado e já se tornou, ao longo dos anos, uma referência para o mercado hoteleiro”, destaca ele. Já o O Vice-Presidente da Dormakaba para América Latina, Tomas Catafay, afirma “nossos produtos agregam valor e a nossa ideia é trazer novidades e soluções”.

Schipper conta a história dos utensílios para apresentar inovação e tecnologia

0
Sérgio Pimenta, Sócio-Diretor da Schipper

Por Denise Bertola

A Schipper, empresa de utensílios, equipamentos e consultoria, apresenta em seu catálogo na Equipotel deste ano um pouco da evolução da gastronomia através da história dos utensílios. O catálogo conceitual, desenvolvido pela própria Schipper sob a coordenação do diretor da empresa, Sérgio Pimenta, conta com mais de 700 itens, entre eles talheres, porcelanas, taças e apresentações de buffet.

O destaque fica por conta dos itens em melamina premium, que substitui a porcelana e o vidro. Com tecnologia alemã, a melamina inquebrável pode imitar cerâmica, madeira, granito, mármore, concreto e cobre, entre outras.

Sérgio espera que o ambiente de negócios na Equipotel 2018 seja bom, apesar da crise econômica. “O mercado não pode ficar em compasso de espera eternamente”. Participando pela 22ª vez da Equipotel, a Schipper busca tendências ao redor do mundo para apresentar no Brasil.

“Trouxemos das feiras de Chicago e Frankfurt inovações que estão expostas no maior catálogo da nossa história”, afirmou Pimenta. Com mais de 200 páginas, é possível conhecer, além da ampla gama de produtos, a origem de diversos usos de materiais como a porcelana e o vidro, além de histórias curiosas, como o uso do casco de tartaruga como um dos primeiros utensílios usados para cozinhar.

Infraero destaca oportunidades nos aeroportos durante palestra na Equipotel

0
Bruno Tavares, Superintendente de Negócios em Áreas Externas e Serviços Aéreos da INFRAERO

Por Clara Paixão

Dando início ao ciclo de palestras da Equipotel 2018, que acontece de 18 a 21 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo, a INFRAERO, empresa pública nacional com mais de 40 anos de experiência apresentou o tema Hotéis em Aeroportos: uma Parceria de Sucesso. O encontro foi ministrado pelo superintendente de Negócios em Áreas Externas e Serviços Aéreos, Bruno Tavares Basseto, que destacou oportunidades de negócios comerciais disponíveis em áreas externas próximas aos aeroportos.

Durante a palestra, que aconteceu no espaço Café do Saber, foi apresentado também um case sobre a experiência bem-sucedida da implantação e operação do Prodigy, localizado no Bossa Nova Mall, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), que oferece hotel, shopping e business center integrado ao aeroporto. É a primeira vez que a empresa pública participa da feira com o intuito de mostrar para o mercado áreas para implantação de hotéis, áreas comerciais e estacionamentos.

“Temos mais de três milhões de metros quadrados de áreas disponíveis dos aeroportos da rede Infraero. Oferecemos vantagens como localização, estrutura, facilidade de acesso, público já existente (onde já há um fluxo diário de pessoas). Movimentamos por ano algo em torno de 100 milhões de passageiros”, destacou Bruno Tavares.

As oportunidades estão divididas em quatro segmentos: Varejo Aeroportuário, Soluções Logísticas, Áreas Externas e Serviços Aeroportuários e os aeroportos com áreas livres para integração de negócios diversos são: Aeroporto de Congonhas, Santos Dumont, Pampulha, Internacional de Curitiba, Goiânia, Jacarepaguá, Internacional de Navegantes, Foz do Iguaçu e Internacional de Belém. As oportunidades estão divididas em quatro segmentos: Varejo Aeroportuário, Soluções Logísticas, Áreas Externas e Serviços Aeroportuários.