Trade

Taxação dos gastos do argentino no exterior afeta mercado turístico brasileiro

Anunciado no início deste mês pelo governo argentino, o aumento da alíquota sobre os gastos do turista do país em viagem ao Exterior já afeta o mercado turístico brasileiro. O alerta é da Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts, que detectou entre seus filiados a preocupação com a medida. A sobretaxa argentina, que já existia e é dedutível do Imposto de Renda, passou de 20% para 35%, sendo válida para qualquer viagem internacional, incluindo as realizadas para o Brasil.

O período não poderia ser mais impróprio para o mercado local, que conta com a presença dos argentinos na alta temporada. Segundo dados da associação, 65% dos argentinos que visitam o Brasil se concentram entre os meses de janeiro e fevereiro; outros 20% chegam no mês de julho e os 15% restantes são pulverizados ao longo do ano. “Confirmada a redução do número de turistas argentinos a partir desse aperto da alíquota, o efeito sobre os resorts brasileiros será irreversível”, avalia o diretor regional da Resorts Brasil para a região Nordeste, Luigi Rotunno. “Há resorts cuja ocupação chega a 50% de argentinos no verão”, completa.

A mesma preocupação é demonstrada por Rafael Pires, também da diretoria da Resorts Brasil, e que atua no mercado hoteleiro da região Sul, tradicional destino de turistas argentinos no verão.

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA