HOME Matérias Trade Taxação dos gastos do argentino no exterior afeta mercado turístico brasileiro

Taxação dos gastos do argentino no exterior afeta mercado turístico brasileiro

2
0
SHARE

Anunciado no início deste mês pelo governo argentino, o aumento da alíquota sobre os gastos do turista do país em viagem ao Exterior já afeta o mercado turístico brasileiro. O alerta é da Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts, que detectou entre seus filiados a preocupação com a medida. A sobretaxa argentina, que já existia e é dedutível do Imposto de Renda, passou de 20% para 35%, sendo válida para qualquer viagem internacional, incluindo as realizadas para o Brasil.

O período não poderia ser mais impróprio para o mercado local, que conta com a presença dos argentinos na alta temporada. Segundo dados da associação, 65% dos argentinos que visitam o Brasil se concentram entre os meses de janeiro e fevereiro; outros 20% chegam no mês de julho e os 15% restantes são pulverizados ao longo do ano. “Confirmada a redução do número de turistas argentinos a partir desse aperto da alíquota, o efeito sobre os resorts brasileiros será irreversível”, avalia o diretor regional da Resorts Brasil para a região Nordeste, Luigi Rotunno. “Há resorts cuja ocupação chega a 50% de argentinos no verão”, completa.

A mesma preocupação é demonstrada por Rafael Pires, também da diretoria da Resorts Brasil, e que atua no mercado hoteleiro da região Sul, tradicional destino de turistas argentinos no verão.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image